Onde encontrar os gatilhos dos livros na internet? - Queria Estar Lendo

Onde encontrar os gatilhos dos livros na internet?

Publicado em 26 de jan. de 2022


Uma coisa que vem sendo discutida muito nos últimos anos é sobre aviso de conteúdo e de gatilho nas resenhas e posts de indicação de livros, mas, como esse é um assunto grande demais para um só parágrafo, vamos ao principal: onde encontrar os gatilhos dos livros na internet?

Aviso de gatilho é uma situação complexa porque qualquer coisa, literalmente qualquer coisa, pode ser um gatilho. Desde as cenas mais gráficas e pesadas quanto coisas simples quanto a descrição de um lugar, de um cheiro, de uma sensação. Não dá para saber o que vai engatilhar a pessoa que está lendo, por isso eu resolvi fazer esse post.

Descobri o Book Trigger Warnings (em tradução literal: Alerta de Gatilhos dos Livros) em 2020 e venho usando esse site sempre que quero ler alguma coisa que acho que pode me engatilhar. Esse site é um acervo gigantesco de todos os gatilhos possíveis que você pode encontrar num livro que for ler.

Quando decidimos fazer a leitura coletiva de Gótico Mexicano, eu fui até lá para procurar o que poderia haver de pesado na história - e saber sobre algumas coisas me ajudou bastante na hora de ler.

Esse site também é colaborativo, o que significa que você pode cadastrar livros lá e colocar os avisos de gatilho que encontrou no livro. É um acervo bem gigantesco e com muitos livros hypados, mas, caso procure e não encontre, ou caso procure para adicionar e não encontre, também existe o Trigger Warning Database.

É outro site de pesquisa onde basta jogar o título do livro lá e ele vai te listar todo o conteúdo que pode vir a ser gatilho para você.

É importante lembrar que ambos os sites são em inglês. Caso não esteja acostumade a ler nessa língua, basta pegar o título em inglês do livro que estiver lendo (uma pesquisa rápida na Amazon já te aponta a tradução, ou uma espiadinha na página de informações que fica na parte de trás, entre as primeiras do livro) e colocar na busca. Ai copia a lista e cola no Google Tradutor. Pronto! Você tem em mãos o que a história vai conter, sem spoilers, só os avisos.

Avisos de conteúdo são bastante importantes, também; a gente costuma colocar aqui sempre que os livros são mais pesados ou gráficos. Thrillers e livros de terror já são naturalmente histórias com temáticas pesadas, então fazemos isso principalmente para Fantasia e Ficção Científica.

Nona Casa, da Leigh Bardugo, é um livro pesado. Gótico Mexicano, da Silvia Moreno-Garcia, é um livro pesado. Meninas Selvagens, da Rory Power, tem cenas gráficas de body horror e gore. Então, sim, é sempre legal ter um avisinho (ainda que os dois primeiros NÃO SEJAM para o público jovem, são livros adultos!).

6 comentários:

  1. Olá Denise,
    Adorei seu post! Esse é mesmo um tema complicado e ter um site colaborativo que auxilia nisso ajuda bastante, o que não conhecia ainda.
    Ainda quero fazer um post sobre isso mas sei o quão polêmico e complicado é falar sobre isso. Eu raramente tenho gatilhos então não consigo descrever bem isso para leitores, o que no fim pode parecer falha minha. Mas não é. Ter esse compilado de opiniões é mesmo o ideal.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Amei essas dicas, vou usar e repassar elas. Isso é genial, ajuda tanto, principalmente pra galera que têm ansiedade

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, posso fazer um post no meu ig literário sobre o seu texto e dicas? Dando todos os créditos ao seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, migs! Já temos esse conteúdo no nosso tiktok e ele vai pro nosso instagram semana que vem, então se quiser compartilhar o nosso link: https://www.tiktok.com/@queriastarlendo/video/7099233315827371270

      Bjs!

      Excluir
  5. Anônimo23.6.22

    ❤ Com certeza ❤

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo