Resenha: Monday's not coming - Tiffany D. Jackson - Queria Estar Lendo

Resenha: Monday's not coming - Tiffany D. Jackson

Publicado em 17 de fev. de 2022


Monday's not coming (Segunda-feira/Monday não virá, em tradução livre, o título é uma brincadeira com o nome da personagem e o dia da semana) é o primeiro livro de Tiffany D. Jackson que leio - e estou completamente apaixonada. A história acompanha Claudia, uma garota de 14 anos que parece ser a única a notar que sua melhor amiga, Monday, desapareceu. E ela não vai parar até descobrir onde está a amiga.

Se você se interessou por Monday's not coming, pode gostar de: 


Quando Claudia volta da casa da avó, na Georgia, depois de um longo verão sem notícias de sua melhor amiga, Monday, ela sabe que algo está errado. Depois da garota não aparecer para a volta as aulas, na segunda-feira, a sensação de que algo está errado aumenta.

E continua aumentando conforme os dias vão passando e Monday continua desaparecida - e ninguém parece notar isso.

Assim, Claudia se lança em um jornada em busca da melhor amiga, insistentemente perguntando sobre a garota para os pais, os professores e os parentes que consegue encontrar. 

A princípio, Claudia tinha certeza que algo tinha acontecido com Monday. Mas, conforme o tempo vai passando, ela precisa se perguntar se os boatos do ano passado, a sua dependência emocional e o fato de estarem crescendo não é o que realmente fez com que a amiga fosse embora.


Em meio ao caos e a descoberta de segredos que Monday guardava, Claudia precisa enfrentar a possibilidade bem real de que sua amiga não sumiu. Mas que foi embora e não quer mais ser sua amiga.

Monday's Note Coming foi exatamente o que eu pensei que seria e ainda assim me surpreendeu e dilacerou em todos os capítulos possíveis.

Claudia e Monday tem uma amizade muito forte, mas agora que estão com 14 anos, seus gostos parecem começar a divergir. E não ajuda que, na escola, as duas estejam sofrendo bullying. Logo, a bolha na qual sempre viveram começa a parecer pequena demais, perto demais de explodir.

Eu gostei muito da amizade delas e fiquei extremamente frustrada com como os adultos dessa história simplesmente não se importavam com o fato de que Monday estava desaparecida. Mesmo os pais de Claudia, que conviviam tanto com a garota, pareciam estar satisfeitos em acreditar que ela tinha ido embora e simplesmente não queria mais falar com Claudia.

Foi frustrante especialmente porque é real. Mulheres negras e indígenas são as maiores vítimas de violência, desaparecendo com frequência e com poucas pessoas que se importam o suficiente para procurá-las. Muitas vezes nem a polícia se dá ao trabalho - exatamente como o livro mostra.

O que também parece ter sido a intensão da autora: nessa entrevista, Tiffany D. Jackson fala sobre como a história de Monday é fictícia, mas que o que aconteceu com ela é muito real. Sobre como é comum que garotas desapareçam pelo país e ninguém se importe, nem a mídia, nem a polícia e muitas vezes nem mesmo suas comunidades. A entrevista é em inglês, mas vale a pena!

Em Monday's Not Coming, Tiffany D. Jackson divide a história em vários tempos: o agora, o antes e o antes de antes, nos levando por uma jornada pela a amizade de Claudia e Monday - e os motivos pelos quais, talvez, Monday não tenha desaparecido, apenas desistido delas.


O vai e vem entre os diferentes tempos cria uma sensação confusa. É fácil esquecer o que aconteceu quando, nos deixando com um sentimento muito parecido com o da Claudia ao longo das páginas.

Tiffany D. Jackson adicionou várias camadas aos personagens, criando personalidades distintas, personagens que são reais, com qualidades com as quais você se identifica e defeitos que você não gosta, mas não pode deixar de se interessar e investir emocionalmente.

Mesmo quando eu estava frustrada com a forma infantilizada que a Claudia era tratada pelos pais ou como todos os adultos sentiam que não podiam insistir no assunto porque, aparentemente, Monday estava morando na casa de um parente, eu não conseguia largar o livro.

Criei algumas teorias sobre o que teria acontecido, mas o fim ainda me surpreendeu muito. E me deixou triste demais. É um thriller que te deixa roendo as unhas para entender o que vai acontecer, além de muito aflita.

A forma como a Tiffany incluiu os detalhes, que revelariam o fim da história, ao longo de toda a narrativa foi muito natural. Não chamava necessariamente atenção, mas você sabia que estava lá. E quando, enfim, chega ao clímax, consegue entender como tudo se encaixa.

Foi a minha primeira leitura de 2022 e já considero uma das melhores - mesmo sem saber exatamente o que vem pela frente. Estou bem empolgada com a editora seguinte trazendo White Smoke para o Brasil, pois quero que seja muito bombado para gerar interesse nos outros livros da Tiffany D. Jackson, que parecem tão bons quanto Monday's Not Coming!

Para quem lê em inglês, curte thriller e YA: apenas LEIAM Monday's Not Coming!

Sinopse: Monday Charles está desaparecida e apenas Claudia parece notar. Claudia e Monday sempre foram inseparáveis - mais como irmãs do que amigas. Enquanto, quando Monday não aparece para o primeiro dia de aula, Claudia fica preocupada. Quando ela não aparece para o segundo dia ou segunda semana, Claudia sabe que algo está errado. Monday não iria deixá-la sozinha para lidar com os bullys. Não depois dos rumores do ano anterior e não com suas notas por um fio. Agora, Claudia precisa de sua melhor - e única - amiga mais do que nunca. Mas a mãe de Monday se recusa a dar uma resposta para Claudia e a irmã de Monday, April, muito menos. Enquanto Claudia se aprofunda no desaparecimento de sua melhor amiga, ela descobre que ninguém parece se lembrar da última vez que viu Monday. Como pode uma adolescente desaparecer sem que ninguém perceba que ela se foi?

Título original: Monday's not coming
Autora: Tiffany D. Jackson
Editora: HarperCollins
Gênero: YA | Thriller | Mistério | Suspense
Nota: 5+

Resenha: Monday's not coming - Tiffany D. Jackson

Um comentário:

  1. Oi Bianca,

    Torcendo muito para sair aqui para eu poder ler, pelo visto vou gostar do livro tanto quanto você.
    Vou acompanhar White Smoke tambem.


    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo