Resenha: If I Disappear - Eliza Jane Brazier - Queria Estar Lendo

Resenha: If I Disappear - Eliza Jane Brazier

Publicado em 7 de abr. de 2022


If I Disappear (Se eu desaparecer, em tradução livre) é o primeiro livro publicado de Eliza Jane Brazier. Na história, Sera parte em busca do paradeiro de Rachel, a apresentadora do seu podcast de true crime preferido. E acaba chegando ao rancho de seus pais, onde coisas estranhas acontecem e pessoas desaparecem.

Se você se interessou por If I Disappear, vai gostar de:


Sera é uma mulher divorciada e sozinha, obecada por podcasts de true crime. Especialmente Murder She Spoke, uma produção pequena apresentada por Rachel Bard.

Sera escuta o podcast em um loop e acompanha religiosamente as redes sociais de Rachel. Agora que perdeu o emprego, ela sente que Murder She Spoke é a única coisa impedindo que ela mesma desapareça de vez.

Porém, quando os episódios novos param de chegar e as redes sociais de Rachel não são mais atualizadas, ela se convence de que a mulher desapareceu. Incentivada pelo próprio podcast e pela ideia de que está pronta para começar a investigação e encontrar Rachel, Sera parte em uma viagem até o sul da Califórnia.

Lá, em uma pequena cidade, ela descobre que a família Bard não é muito bem vista pela comunidade - que tenta fazê-la ir embora. Mas Sera está determinada e acaba conseguindo um emprego no rancho dos pais de Rachel.

A mãe, Addy, é controladora, ferina e odeia as milhares de perguntas de Sera - mas ainda assim, aceita a presença da mulher. Já o pai é distante, cheio de piadas sem graça. E a propriedade é autossuficiente, bem do jeito que aquela família, que desconfia de tudo e todos, quer.

Ainda no rancho ela conhece Jed, o capataz com um problema com a bebida e um divórcio recente. Mas nenhum sinal de Rachel. Alguns acreditam que ela fugiu, finalmente escapando da mãe. Outros, acreditam que ela foi assassinada por alguém da cidade.

Mas quanto mais Sera investiga, mais ela percebe que as coisas não são exatamente como parecem. Que o passado da pequena cidade está repleto de mistérios e que Rachel podia ter informações perigosas o suficiente para colocarem sua vida em risco.

Eu fiquei completamente apaixonada pela premissa do livro assim que vi o anúncio sobre o lançamento. Fiquei obcecada por meses até conseguir comprar. E preciso dizer que If I Disappear tinha tudo para ser incrível, mas o final deixou um pouco a desejar.

Sera é uma personagem complicada. Ela está claramente passando por uma crise de identidade, em busca de um rumo para a vida. Ela passou a vida toda fazendo o que os outros mandavam e agora está tendo de lidar com a realidade da liberdade e não sabe muito bem o que fazer com aquilo.

Além disso, por ter passado tanto tempo escutando Murder She Spoke, acredita que realmente é a única que conhece Rachel o suficiente para encontrá-la. Ela está determinada a contar a história dela e fazer por ela, o que Rachel já fez por tantas outras mulheres.

No entanto, como na maioria dos thrillers, ela logo começa a perceber que as coisas não são bem como parecem. Que Rachel contou algumas mentiras em suas postagens. E que talvez aquele seja o seu destino também: desaparecer.

Inclusive, em vários pontos Sera fala sobre como encontrar Rachel é encontrar a si mesma. Sobre como estar se perdendo e desaparecendo nesse mistério é sua última tentativa de se encontrar no mundo. E achei uma alegoria bem interessante.

O mistério que foi se desenrolando também foi bem legal. Temos alguns nuances que são conhecidos por quem acompanha casos de crimes reais, especialmente sobre a forma como mulheres são tratadas ao denunciarem crimes.

Me senti em casa, para ser bem sincera, porque eu conseguia entender os sentimentos de Sera. O motor que a impulsionava na busca, sua crença de que precisamos ajudar umas as outras, sobre como não podemos confiar inteiramente em ninguém e tudo o mais.

Estava bem envolvida até chegarmos no epílogo, onde Eliza Jane Brazier sentiu a necessidade de explicar o fim. De tirar qualquer nuance, qualquer "e se" bom que um final aberto tem - e, o pior de tudo, ainda deixou o final aberto.

Na minha opinião, quando ela começou a explicar o fim, a história se perdeu por completo. Até então, o final de If I Disappear era do tipo ambíguo. Do tipo que te entrega o assassino e tudo faz sentido, até que um detalhe mínimo te deixa perguntando: mas foi isso mesmo?

E, pra mim, é sempre o melhor fim para esse tipo de livro. Para o tipo de história que não tem, de fato, um final.

Porém, quando ela começa a destrinchar as pequenas dúvidas, ela entrega uma explicação corrida, forçadamente feminista - a culpa do patriarcado! a misoginia! - e subestima a inteligência do leitor que facilmente teria chegado aquela mesma conclusão.

Parece que ela quis amarrar pontas soltas e acabou estragando tudo. Fiquei bem decepcionada com o final. O epílogo realmente poderia ser cortado.

De toda forma, ela conseguiu segurar bem o mistério. Apesar de lento em algumas partes, o ritmo do livro respeitou o tipo de atmosfera que ela estava querendo criar e eu realmente não consegui desvendar os mistérios antes dela me mostrar.

No fim das contas, If I Disappear é um suspense intrigante, que realmente fala com pessoas interessadas por crimes reais.

Sinopse: Sera ama podcasts de true crime. Eles dão a ela um senso de controle num mundo onde mulheres como ela desaparecem diariamente. Ela tem certeza de que a estão preparando para alguma coisa. Então, quando Rachel, sua apresentadora de podcast favorita, desaparece, Sera sabe que é hora de agir. Rachel sempre a ensinou a acreditar em seus instintos. Sera segue as pistas escondidas nos episódios até um rancho isolado fora da pequena cidade onde Rachel nasceu, para começar sua busca. Ela tem certeza de que essa investigação vai deixar Rachel orgulhosa. Mas, quanto mais Sera se afunda nesse mundo pouco familiar, mais as coisas parecem ficar estranhas. Porque Rachel não é a primeira mulher a desaparecer deste rancho, e não será a última...

Título original: If I Disappear
Autora: Eliza Jane Brazier
Editora: Berkley
Gênero: Suspense
Nota: 3


Resenha: If I Disappear - Eliza Jane Brazier




2 comentários:

  1. Nossa, mas é por isso que eu não curto suspense. SEMPRE ê autore vai fazer alguma cagada no final
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, eu gosto muito do gênero, mas não quando é tão pesado.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo