Resenha: Manual de Assassinato para Boas Garotas - Holly Jackson - Queria Estar Lendo

Resenha: Manual de Assassinato para Boas Garotas - Holly Jackson

Publicado em 14 de abr. de 2022

Resenha: Manual de Assassinato para Boas Garotas - Holly Jackson

Manual de Assassinato para Boas Garotas foi uma leitura surpresa que também foi uma compra surpresa. Holly Jackson estreou com esse thriller investigativo juvenil e me ganhou demais na narrativa, no suspense e no desenrolar da trama.

Mais histórias de suspense juvenil para conhecer:

A história começa com Pip iniciando um projeto para a escola. Ela quer investigar um crime que aconteceu na sua cidadezinha há cinco anos, e que envolveu o assassinato de uma garota e o suicídio do rapaz acusado de ter cometido esse crime.

Pip, no entanto, não acredita na culpa do rapaz. E tem certeza de que a investigação leviana da polícia deixou coisas escaparem. Por isso, quer aproveitar esse projeto obrigatório para abrir sua própria investigação. Pip quer provar a inocência de alguém. Então acaba escavando um cenário muito mais tenebroso e cheio de intrincados detalhes do que havia imaginado.

Manual de Assassinato para Boas Garotas começou com uma premissa simples, e me cativou pelo carisma da narrativa. Ora acompanhando a Pip, ora através de seus diários, e ora mostrando entrevistas que ela desenvolvia dentro do projeto. Pela protagonista, que é ótima, e pelo mistério, que se desenvolve muito bem.

Ao pegar alguém mentindo sobre uma garota que foi assassinada, a melhor coisa a se fazer é perguntar à pessoa por quê.

Eu li esse livro em um dia porque simplesmente não conseguia parar. A partir do momento em que a Pip começa a escavar a história de cinco anos atrás, muita coisa sem resposta vem à tona, inconsistências que um olhar mais apurado poderia ter pegado aparecem, e até mesmo o preconceito racial ganha destaque no desenrolar da investigação que foi encerrada.

Resenha: Manual de Assassinato para Boas Garotas - Holly Jackson

O crime que aconteceu em Little Kilton, supostamente, tinha sido solucionado. Mas basta uma nova pergunta aparecer, de uma adolescente curiosa e indignada com a leviandade com que esse caso foi tratado, que nós embarcamos nesse sentimento de "tem caroço nesse angu".

Eu gostei demais da Pip. Ela é uma garota completamente surtada das ideias, no melhor sentido dessa definição, que não se contenta até não ter todas as respostas. Obstinada, e um pouco descontrolada, sim. Mas ela é simpática e torna fácil gostar da sua história. E do quanto ela se importa com a outra história para tirá-la a limpo.

Mas já tem muitos "porquês" e "comos" tentando abrir caminho nessa história.

O caso da morte da jovem Andie e da acusação sobre o namorado de Andie, Sal Singh, é complexo. As entrevistas e os diários da Pip nos mantém à beira das páginas, em desespero por respostas. Quanto mais ela questiona, mais outras perguntas surgem. Mais a gente questiona. É um thriller instigante porque começa com um simples pensamento de "talvez Sal Singh não tenha cometido esse crime" para se desenvolver em uma trama complexa e bem pensada de reviravoltas.

Manual de Assassinato para Boas Garotas é um YA cativante, que usa os artifícios do suspense muito bem. Não apenas Pip, mas os coadjuvantes são muito legais. Ravi, o irmão mais novo do Sal, é uma das participações mais importantes da história. Ele começa como um estranho respondendo algumas perguntas até se tornar uma das peças principais a ajudar Pip na investigação.

Resenha: Manual de Assassinato para Boas Garotas - Holly Jackson

Ele também representa muito do preconceito racial que veio com o caso: a família de Sal é de origem indiana, e de repente isso é suficiente para os olhares e comentários e situações terríveis pelas quais Ravi e os pais passaram depois da acusação. Não bastasse o suicídio do filho, havia também o julgamento da sociedade. Como se eles carregassem alguma parcela de culpa.

Todo o cenário da cidadezinha, o trauma que esse acontecimento gerou nas famílias, é muito bem explorado. Os detalhes do passado se conectam a coisas no presente. Pip cava onde consegue, instiga onde encontra brechas e questiona até estar satisfeita.

Por que as perguntas sobre Andie Bell estão me trazendo respostas que envolvem pessoas próximas a mim?

Manual de Assassinato para Boas Garotas apresenta uma história bem pé no chão, apesar das ideias mirabolantes da protagonista envolvendo a investigação. Pip é uma garota curiosa e obcecada por respostas. Então ela se mantém firme nessa missão de entender o que aconteceu. Toda a trama envolvendo as perguntas e respostas que recebe é muito coerente.

A edição da Intrínseca segue o padrão de qualidade alta de sempre da editora. A tradução, que ficou por conta de Diego Magalhães e Karoline Melo, está excelente. Com adaptações e trocadilhos para o português que funcionaram muito na narrativa.

Manual de Assassinato para Boas Garotas é um dos suspenses YA mais interessantes dos últimos tempos, e com certeza vai entrar na minha listinha de indicações daqui pra frente. Tem tensão, mistério e reviravoltas na medida certa para garantir sua atenção do começo ao fim da leitura.

Sinopse: Todos em Little Kilton conhecem essa história. Andie Bell, a garota mais bonita e popular da escola, foi assassinada pelo namorado, Sal Singh, que se suicidou após o crime. Na época, não se falava em outra coisa. Cinco anos depois, Pip ainda vê as marcas que a tragédia deixou na cidade, desde as matérias tendenciosas da imprensa local até o ostracismo da família das vítimas. Mas a garota tem a impressão de que há peças faltando nesse quebra-cabeça. Ela conhecia Sal desde a infância, e ele sempre foi gentil. Por que teria se tornado um assassino? E será que Andie era mesmo tão angelical quanto a imagem construída após a sua morte? Prestes a se formar no Ensino Médio, Pip decide analisar o crime em seu projeto de conclusão de curso e questionar alguns pontos da versão oficial. Porém, quando a pesquisa revela segredos aterrorizantes, ela percebe que se aproximar da verdade pode custar sua vida. Nessa investigação obsessiva e repleta de reviravoltas, Pip começa a se questionar se ainda é uma boa garota, no fim das contas. Porque, com a ajuda de Ravi, irmão mais novo de Sal, ela está disposta a tudo para fazer seu dever de casa, proteger quem ama e reescrever a história de sua cidade.

Título original: A good girl's guide to murder
Autora: Holly Jackson
Editora: Intrínseca
Tradução: Diego Magalhães e Karoline Melo
Gênero: Suspense e mistério
Nota: 5


5 comentários:

  1. Oie, esse livro está lindo e gosto muito do gênero. Espero ler depois.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise! Minha leitura atual e estou desconfiando de todo mundo. A protagonista sem noção de perigo é ótima e estou ansiosa para chegar logo no final. Um livro que está me surpreendendo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Olá, Denise.
    Eu não tenho muitos livros da editora aqui na estante, só os do Intrínsecos. mas esse eu me interessei desde que vi entre os lançamentos. A sua é a primeira resenha que leio dele e só reforçou minha vontade de ler. Acho que vou gostar bastante da protagonista.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. AAAAAA Fiquei muito feliz por ter gostado do livro e da tradução! Espero que goste ainda mais do próximo (que eu achei tão intrigante quanto esse) ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karol! AAAAAAAA a tradução ficou maravilhosa, eu amei tudo! Tô roendo as unhas pelo próximo!

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo