Resenha: Lore Olympus, volume um - Rachel Smythe - Queria Estar Lendo

Resenha: Lore Olympus, volume um - Rachel Smythe

Publicado em 8 de ago. de 2022

Resenha: Lore Olympus, volume um - Rachel Smythe

O primeiro volume da aclamada graphic novel Lore Olympus chegou aqui pela Editora Suma. A história de Rachel Smythe é uma releitura e adaptação da mitologia grega. E dá protagonismo à história de Perséfone e Hades.

Mais quadrinhos para conhecer:

Perséfone, a deusa da primavera, é superprotegida por sua mãe, Deméter. Em uma festa, acompanhando Ártemis, um mal entendido a faz ser alvo de uma punição da deusa do amor, Afrodite. E essa punição acaba por colocá-la no caminho de Hades, que só queria ir embora mais cedo.

Surpresos, eles se conhecem e alguma coisa parece nascer entre os dois. Mas, em se tratando de mitos gregos, a gente já sabe que facilidade e felicidade não vão vir facilmente.

Lore Olympus faz uma adaptação brilhante e interessante das histórias conhecidas. Hades e Perséfone é um dos meus mitos favoritos, e essa graphic novel é o primeiro capítulo em uma releitura maravilhosa a respeito dos dois.

Eu gostei muito de como a autora trouxe modernidade, mas manteve autêntica a ambientação do Olimpo e do mundo inferior. A beleza está na história e também nos desenhos, que roubam a sua atenção colorindo as páginas. São traços muito bonitos, delicados e sombrios. Combinam com cada momento da trama. As cores vivas que ela usa para a Perséfone representam muito bem a coisa de "deusa da primavera", enquanto os tons frios e sombrios acompanham cada cena do Hades. O vermelho aparece quando precisa perturbar, o amarelo, pra deixar a gente alerta.

Resenha: Lore Olympus, volume um - Rachel Smythe
Resenha: Lore Olympus, volume um - Rachel Smythe

Cada deus tem uma cor relacionada a quem eles são, e que história estão vivendo.

Eu amei, amei, amei a Perséfone e o Hades. Como as personalidades deles destoam, mas como eles se conectam por traumas e pelo emocional. Ela, toda rosa e de olhos grandes e coração imenso, carrega muito terror pela superproteção da mãe. Aquela coisa de nunca ter conhecido o mundo, e agora que está conhecendo, não sabe como lidar com ele.

O Hades, por outro lado, é aquela figura solitária com um coração enorme que acaba se perdendo na escuridão. Os outros veem suas sombras e o julgam por ela; e aí não conhecem o deus sensível, carinhoso e atencioso que existe ali.

As interações entre os dois foram fofas, do tipo que dá vontade de se jogar no chão e chorar. E, como esse é apenas o primeiro volume da webtoon, a gente chora porque acaba num momento chave.

Esse é o outro ponto importante também. A GN reúne os primeiros 25 episódios da webtoon de Rachel Smythe, então tudo é bastante introdutório. As relações ainda são novas. Personagens estão sendo apresentados de acordo com suas histórias. As interações são bastante recentes. Mesmo Hades e Perséfone são uma pequena porcentagem do que eles vão se tornar.

A beleza de Lore Olympus tá justamente nisso. É uma trama simples, sem grandes reviravoltas. Mas traz mensagens importantes e atuais. Dá espaço para personagens femininas bastante diversas, com jornadas bem distintas. Abre espaço para falar sobre toxicidade, aborda o psicológico de uma vítima de estupro de maneira bastante cuidadosa. É uma fantasia com pé na realidade.

Resenha: Lore Olympus, volume um - Rachel Smythe

Lore Olympus é um grande "casos de família do Olimpo" e por isso é tão legal.

Gostei bastante da adaptação da Hera, rainha dos deuses, e do Éros, filho da Afrodite. Os dois têm momentos importantes na história da Perséfone, que se conectam às suas tramas paralelas de maneira natural. Ambos são bastante humanizados em suas releituras, o que é maravilhoso! A Hera, principalmente, é sempre colocada como a  "megera" da situação, quando a gente sabe que Zeus é o cachorro.

Lore Olympus também usa essa história para tratar de assuntos delicados. O aviso de gatilho no começo dessa graphic novel é importante, porque duas cenas em particular tratam de abuso sexual e de abuso psicológico; não é gráfico, mas sensível. Então é essencial deixar avisado.

A edição da Suma está linda de cair do Olimpo. Toda colorida, seguindo o original, com um formato compacto, gramatura de papel confortável. E a tradução do Érico Assis tá hilária. Ótimas adaptações para o português (eu passei mal de rir com o Hades, o Poseidon e o Zeus no clube de strip).

Resenha: Lore Olympus, volume um - Rachel Smythe

Lore Olympus é uma leitura rápida, sensível e maravilhosa pra quem procura quadrinhos. Se você ama mitologia grega, romances slowburn impossíveis e um visual inacreditável de tão lindo, é Lore Olympus que precisa comprar.

Sinopse: Perséfone, a jovem Deusa da Primavera, acabou de chegar no Olimpo. Criada no reino mortal pela mãe de pulso firme, Deméter, ela recebe a permissão para viver no mundo dos deuses enquanto se prepara para seguir a vida como uma virgem sagrada. Quando a amiga Ártemis leva Perséfone para uma festa, sua vida muda completamente: lá ela conhece Hades, e o charmoso e incompreendido líder do Submundo desperta nela uma chama. Agora, Perséfone precisa aprender a lidar com as relações e as políticas confusas que regem o Olimpo, enquanto descobre seu lugar e seu próprio poder.

Título original: Lore Olympus
Editora: Suma
Autora: Rachel Smythe
Tradução: Érico Assis
Gênero: Graphic Novel | Romance
Nota: 5+


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo