Resenha: A Longa Marcha - Stephen King (Richard Bachman) - Queria Estar Lendo

Resenha: A Longa Marcha - Stephen King (Richard Bachman)

Publicado em 25 de dez. de 2022

Resenha: A Longa Marcha - Stephen King (Richard Bachman)

Recebido em cortesia da Editora Suma, A Longa Marcha é um aguardado relançamento do autor Stephen King - que assina esse livro como Richard Bachman. A história é sobre um garoto que decide participar de uma prova de resistência cujo prêmio pode ser qualquer coisa que ele desejar. O problema é que ele tem que sobreviver para vencer.

Se gostou dessa história, pode gostar de:

Todo ano, 100 garotos são escolhidos para participar da Longa Marcha. Esse desafio nada mais é do que uma longa caminhada por estradas e rodovias norte-americanas; quando o último deles restar, é o campeão. Quem desistir no meio do caminho, parar para descansar ou infringir as regras, recebe um bilhete muito temido.

Ray decide contrariar a vontade da mãe e resolver participar da competição. Ele é o número 47 desse desafio. O prêmio é a melhor coisa do universo: qualquer coisa que ele desejar, pelo resto da vida. Ray só precisa resistir.

A Longa Marcha tem seus pontos positivos e negativos. Como todo livro do King, é uma história sobre seus personagens, seus defeitos e qualidades e sobre a humanidade de cada um deles. Stephen King escreve personagens muito bem. É o forte do autor, e um dos motivos de eu amar tanto suas histórias.

A premissa desse título pode ser mais simples, mas o desenvolvimento dele não é. Porque, apesar da competição ser só uma longa caminhada, tem todas as provações que uma jornada sem fim pode apresentar. Esses 100 garotos precisam sobreviver, precisam obedecer regras, e não podem parar até o fim.

Resenha: A Longa Marcha - Stephen King (Richard Bachman)

Ray é um protagonista legal. Tem questões que o movem em busca desse prêmio inigualável, a postura desesperada de alguém que aceita caminhar sem parar para tentar ganhar um desejo sem fim. Ao lado dele, os outros competidores ganham nome, histórias e anseios.

A Longa Marcha não é sobre esperança; é muito sombrio, cheio de questões contemplativas, um desespero inerente à incerteza do destino de cada garoto. Temos o nosso protagonista, mas outros 99 que estão buscando a mesma coisa. Não é sobre o desafio ou os motivos ao redor dele, mas sobre seus competidores e o que os move.

A história segue esse ritmo vagaroso e tenso do começo ao fim. Por isso, e porque ele tá naquela época insuportável do King em que seus personagens precisavam ser crus e extremamente misóginos o tempo todo - quando não racistas (esse livro foi originalmente escrito em 79), é desgastante. Toda vez que uma garota era mencionada, era para ser alvo de comentários e alcunhas sexuais. Muito chato, meu Rei. Que bom que você melhorou com o tempo.

Resenha: A Longa Marcha - Stephen King (Richard Bachman)

A nova edição de A Longa Marcha tá muito bonita. A Suma caprichou na diagramação confortável e na revisão, com a tradução supimpa de sempre da Regiane Winarski.

Não é um livro longo, então, pra quem quer conhecer o King sob outros outros (já que, aqui, ele é Richard Bachman contando uma história), A Longa Marcha com certeza é interessante. Tem um conceito único, uma execução vagarosa e desesperadora, e um fim quase melancólico para a trama que estávamos acompanhando.

Sinopse: Contrariando a vontade da mãe, o jovem Ray Garraty está prestes a participar da famosa prova de resistência conhecida como A Longa Marcha, que presenteia o vencedor com “O Prêmio” ― qualquer coisa que ele desejar, pelo resto da vida. No percurso anual que reúne milhares de espectadores, cem garotos devem caminhar por rodovias e estradas dos Estados Unidos acima de uma velocidade mínima estabelecida. Para se manter na disputa, eles não podem diminuir o ritmo nem parar. Cada infração às regras do jogo lhes confere uma advertência. Ao acumular mais de três penalidades, o competidor é eliminado ― de forma “permanente”. E não há linha de chegada: o último a continuar de pé vence.

Título original: Beach Read
Autor: Richard Bachman
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Suma
Gênero: Ficção
Nota: 3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo