Resenha: Uma Canção de Amor e Ódio - Vinicius Grossos - Queria Estar Lendo

Resenha: Uma Canção de Amor e Ódio - Vinicius Grossos

Publicado em 30 de jan. de 2023

Resenha: Uma Canção de Amor e Ódio - Vinicius Grossos

Lançamento da Editora Naci - que cedeu este exemplar em cortesia - Uma Canção de Amor e Ódio é exatamente o que o título fala. Esse romance contemporâneo do autor Vinicius Grossos acompanha dois jovens cantores em ascensão que, por uma rixa e ranço mútuos, acabam tendo que compor uma música para apaziguar o conflito aos olhos da mídia.

Se gostou desse livro, pode gostar de:

Benjamin é um astro em ascensão, e está prestes a se apresentar em um dos maiores festivais de música do país. Ele e outros artistas, incluindo o seu maior rival, inimigo número um (de acordo com as vozes na cabeça do Ben): Theodoro.

Quando um incidente envolvendo essa rixa entre os dois vai parar no palco do festival, toda a mídia cai em cima desse conflito e a situação fica ruim para Benjamin. Sua empresária encontra uma maneira de resolver, mas não é nada agradável para ele: a ideia é que Ben e Theo componham uma música juntos, para dissipar os rumores de rivalidade.

E compor uma música significa se aproximar da pessoa, o que pode acabar por transformar sentimentos de ódio em um novo tipo de emoção.

Uma Canção de Amor e Ódio é um livro bem simpático. A narrativa do autor é muito rápida e cheia de referências bem humoradas à cultura pop, por causa dos seus personagens. O problema para mim foi a narração, porque o Benjamin é muito, mas muito chato.

E eu entendo que é parte do personagem e da sua jornada perceber o quanto é egoísta. Mas, meu deus, eu da empresária dele pedia demissão.

Resenha: Uma Canção de Amor e Ódio - Vinicius Grossos

Benjamin é aquele tipo de personagem principal que vive um ciclo de desenvolvimento bem notável, mas que testa a nossa paciência em todas as situações. De novo: sim, eu sei que faz parte da história. Mas eu tô velha e sem paciência.

Toda a questão com a rixa, por exemplo, é sem sentido. Não tem motivo, além do egoísmo e do Benjamin achar que o mundo gira ao redor do umbigo dele, para ele odiar o Theo. Eu achei que tinha algum conflito mais profundo, algum problema envolvendo o passado dos dois, mas não. É só o Benjamin sendo chato.

O que deixa o hate to love bem sem graça, porque eu quero ver motivos para eles se odiarem.

O Theo, por outro lado, é um cristal intocável. Eu adorei tudo a respeito dele. Sua personalidade, seu coração de ouro, sua conexão com a música e o quanto compor e cantar é seu lugar de conforto num mundo que não pode abraçá-lo por completo.

Acho ele areia demais pro fusquinha enferrujado do Benjamin, honestamente.

Ah, tem algumas cenas de sexo no livro! A editora classificou ele como um +16 e acho que faz sentido. Elas são gráficas, mas não tanto. Acontecem com naturalidade, com descrições bem voltadas para o hot (que meu coração ace sempre vai achar engraçado enquanto ler porque eu não sei levar allos a sério).

O fato de eu não ter gostado tanto do protagonista também atrapalhou o romance. Foi a mesma coisa com Below Zero, da Ali Hazelwood: um lado do ship é maravilhoso, incrível, ótimo. O outro tá ali, existindo. E o fato de a química não passar das páginas para quem tá lendo (no caso, eu) atrapalhou a parte que mais importa nesse romance, que é o romance.

A questão com as músicas é legal e bem desenvolvida. Gostei dos conflitos que apareceram no decorrer da história; gostei da forma natural com que a representatividade foi tratada.

Resenha: Uma Canção de Amor e Ódio - Vinicius Grossos

A edição da Naci tá muito bonita. Tanto em questão de arte, detalhes da diagramação - como a página de fofoca que aparece de vez em quando comentando sobre o que tá rolando com os meninos - até a revisão.

Uma Canção de Amor e Ódio é um livro legal e cativante. Não funcionou tanto para mim, mas eu indico para todo mundo que ama histórias que falam sobre música, amor e liberdade.

Sinopse: Dois astros do pop rivais. Um escândalo capaz de destruir suas carreiras. Será que uma canção de amor é o suficiente para gerenciar essa crise? Benjamin Alves é uma das grandes promessas da música pop brasileira. No entanto, desde que sua carreira começou a deslanchar, ele vem disputando as paradas musicais, as capas de revista e os destaques nos portais de fofocas com outro cantor, Theodoro. Essa foi a combinação perfeita para a criação de uma rivalidade estrelar e, embora saiba que a rixa não passe de ficção, Ben simplesmente não vai com a cara de Theo. Sabe quando o santo não bate? Então, quando os dois são convidados para o mesmo festival, o que era pra ser uma celebração de suas trajetórias se torna um grande desastre midiático. Para tentar salvar a imagem deles, as equipes dos dois combinam uma manobra de marketing: uma canção escrita em conjunto, para mostrar ao grande público que eles são amigos e não se odeiam. Mas será que eles vão conseguir parar de brigar por tempo o bastante para que a estratégia funcione? Em seu novo romance, Vinícius Grossos entrega mais uma deliciosa e apaixonante história, nos fazendo questionar quão tênue é a linha que divide o amor e o ódio.

Título original: Uma canção de amor e ódio
Autor: Vinicius Grossos
Editora: Naci
Gênero: Romance contemporâneo (+16)
Nota: 3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo