Resenha: Aliança de Sangue e Honra - Gabi R. M. Moura - Queria Estar Lendo

Resenha: Aliança de Sangue e Honra - Gabi R. M. Moura

Publicado em 26 de abr. de 2023

Resenha: Aliança de Sangue e Honra - Gabi R. M. Moura

Aliança de Sangue e Honra é o primeiro volume de uma duologia que mistura romantasia ao universo mafioso. Combinação interessante? Pois a execução é ainda mais. Com uma narrativa instigante, a autora nos introduz a esse mundo de magia e clãs poderosos, e ainda abre espaço pra um romance arrebatador.

Mais histórias para quem ama romantasia:

Cecília é a herdeira de um clã em decadência. Por causa de uma doença sem cura, causada por magia sombria, ela não podia assumir a liderança desse clã; quando finalmente pode, uma guerra se iniciou contra outro grupo de figurões cheios de poder.

Um atentado à sua vida coloca Cecília em uma posição muito delicada. Seu tio, tentando estabilizar todo o caos dentro do clã, oferece uma aliança de sangue e honra a um grupo mais poderoso. O problema não está apenas no casamento forçado, mas com quem ela tem que se casar: Calisto Jartal, seu ex-melhor amigo.

Hoje, eles se odeiam. Mas a aliança é importante o suficiente para que coloquem os ideais dos dois em cheque. Afinal de contas, unir os clãs seria ótimo para os negócios e para a balança de poder. Os deuses parecem estar castigando Calisto por suas escolhas, mas também pode ser uma oportunidade.

Com o passado cheio de percalços a serem resolvidos e um futuro incerto, os dois precisam lidar com essa grande aliança com a mesma intensidade com que vão ter que lidar com sentimentos renascidos.

Resenha: Aliança de Sangue e Honra - Gabi R. M. Moura

Aliança de Sangue e Honra é uma romantasia maravilhosa. Apesar de grandinho (com suas 511 páginas no e-book) ele flui que é uma beleza.

A sensação que eu tive, com esse livro, foi a mesma que tive com A Irmandade da Adaga Negra e Os Senhores do Submundo. É aquela coisa sombria, envolvendo violência e o submundo de crime, misturado com um pouco de magia, divindades e universo onde o fantástico existe, e um romance arrebatador.

Cecília e Calisto são duas toupeiras que se recusam a abrir os corações para os sentimentos. Eles se prenderam ao rancor e ao ódio, enterraram aquela grande amizade no fundo de uma vala, e não querem aceitar que ela possa ser revivida - mais que isso, não querem encarar o que essa aliança vai significar para outros sentimentos silenciados.

Aliança de Sangue e Honra é uma história sobre seus personagens, principalmente o casal. Assim como acontece em Prazeres Violentos, é muito sobre a tensão, o ressentimento e essa possibilidade de uma segunda chance.

A autora constrói o universo através de Cecília e Calisto, nos apresentando os clãs, os problemas, os conflitos, os negócios através dos olhos deles. E é um universo muito criativo! A fantasia urbana se mistura a um toque futurista, com hologramas e cidades tecnológicas, ao mesmo tempo em que a fé rege muitos personagens - como é o caso do próprio Calisto e seus deuses.

Diferente da muito usada e já ainda mais saturada inspiração na Europa medieval, a autora aqui traz um sopro de ar fresco com inspirações no Império Otomano e Oriente Médio. O contexto da mafia, do futurismo e dos detalhes culturais nem um pouco centrados no comum tornam a ambientação da história muito gostosa de acompanhar.

Você quer conhecer mais desse mundo. Como tudo funciona, como as religiões se encaixam, o que é exatamente a magia que rege essa realidade e como ela se conecta aos personagens. E, aos poucos, com eles, você entende.

Eu gostei bastante de como os tropos românticos se encaixaram nos protagonistas. Os flashbacks nos contam uma história de amigos que estão se apaixonando, enquanto o presente nos mostra duas pessoas que se odeiam até o último fio de cabelo mas, pela proximidade forçada, são confrontados por sentimentos adormecidos.

Se você gosta de história com casamento arranjado, e procura uma que misture isso muito bem à fantasia, aqui vai encontrar um favorito!

Os personagens de Aliança de Sangue e Honra são únicos e oferecem importância à história à sua maneira, mas Cecília e Calisto, acima de todo mundo, são os pilares dela. Eu amei muito a Cecília porque adoro uma coitada, e como sofre a guria. Gostei de como ela aguenta todos os trancos com a cabeça erguida e com uma determinação de ferro.

Resenha: Aliança de Sangue e Honra - Gabi R. M. Moura

O Calisto, por outro lado, é mais racional e menos propenso a agir de maneira descompensada, guiado pelas emoções. O que é ótimo, porque os dois pendem a balança em equilíbrio - e torna o ship ainda mais dinâmico.

Tem boas cenas de ação junto com diálogos inteligentes, discussões pertinentes e um desenvolvimento gradual e certeiro para esses dois personagens. Do ódio que sentem no começo aos sentimentos que os movem lá no fim é uma montanha-russa de emoções.

Muitas questões da história ficam à espera do segundo volume da duologia, com um final que causa um turbilhão no emocional de quem vai ficar roendo as unhas pela sequência. Se você gosta de romantasia com toques de realismo, vai gostar de Aliança de Sangue e Honra.

Sinopse: Cecília Haydan assistiu seu clã decair ao longo dos anos. Enquanto isso, lutava contra uma doença sem cura, causada por magia sombria, e que a impediu de se tornar a chefe. Com a doença já estabilizada, ela estava pronta para assumir o comando quando um clã inimigo declarou guerra. Depois de ser atacada e quase morta, Cecília não imaginou que seu tio a entregaria como noiva para o chefe de um clã mais poderoso, sem o consentimento dela. Não bastasse toda a humilhação, o noivo não é qualquer pessoa. Ele foi seu melhor amigo, mas hoje a despreza. Calisto Jartal acredita que os deuses foram cruéis. Reencontrar aquela mulher já seria um incomodo. Decidir torná-la sua noiva, então? É algo que jamais teria imaginado que faria. Uma aliança com o clã de Cecília será ótima para os negócios, mas ele já tinha enterrado tudo a respeito dela e se lembra quão desagradável ela pode ser. Ela acreditou que nunca mais o veria. Ele desejou nunca mais encontrá-la. Mas quando seus caminhos voltam a se cruzar, descobrem que o passado não ficou para trás e enquanto lidam com os trâmites do noivado, também precisarão lidar com as feridas de outros tempos. Como algo que foi bom um dia, tornou-se ódio?

Titulo original: Aliança de Sangue e Honra
Autora: Gabi R. M. Moura
Gênero: Fantasia | Romance
Nota: 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo