Tudo que você precisa saber sobre Tress, A Garota do Mar Esmeralda - Queria Estar Lendo

Tudo que você precisa saber sobre Tress, A Garota do Mar Esmeralda

Publicado em 24 de abr. de 2023

Tudo que você precisa saber sobre Tress, A Garota do Mar Esmeralda

O primeiro volume do Projeto Secreto de Brandon Sanderson está chegando no Brasil. A Editora Trama comprou os direitos dos livros que o Brandon escreveu em segredo durante a pandemia (e que rendeu uma campanha de financiamento coletivo histórica lá fora), e hoje o post reúne Tudo que você precisa saber sobre Tress, A Garota do Mar Esmeralda - primeiro livro desse projeto.

Mais posts sobre os livros do Brandinho:

Antes de mais nada, é importante frisar que Tress, A Garota do Mar Esmeralda é um livro único. Todos os livros do Projeto Secreto são volumes únicos. O Brandon Sanderson é uma máquina de escrever com consciência pelos seus leitores, graças a todos os planetas da Cosmere.

Tudo que você precisa saber sobre Tress, A Garota do Mar Esmeralda


Sobre a edição: a Editora Trama adotou o mesmo projeto gráfico da edição que saiu pelo Kickstarter (que eu chorei sangue por não conseguir comprar porque era ABSURDAMENTE caro, cries in brasileira). Aqui, o livro ficou por R$ 149,90 - sim, é caro. Sim, dá pra parcelar em até dez vezes. Sim, eu sei que é caro. Mas sim, o preço condiz com a edição.

O livro tem 440 páginas, com ilustrações internas coloridas feitas pelo artista Howard Lyon - artista sugerido pelos fãs ao autor e que entrou na edição original também com as artes. Os detalhes das folhas também são coloridos, e tem todo um trabalho gráfico que acompanha a evolução da história.

Tress, A Garota do Mar Esmeralda é em edição capa dura, com acabamento dourado na página. Ele é basicamente a versão brasileira de luxo da edição luxuosa que chegou para os apoiadores do Kickstarter.

Tudo que você precisa saber sobre Tress, A Garota do Mar Esmeralda

Sobre o que é a história?


Tress, A Garota do Mar Esmeralda é  narrado pelo Hoid/Wit (se você está familiarizade com a Cosmere, já sabe quem é a figura). Ele está contando essa história que acontece dentro da Cosmere (lembrando que a gente tem um post falando sobre o que é Cosmere aqui no blog).

A única vida que Tress conhecia na ilha onde nasceu, em meio a um oceano verde esmeralda, era simples, com prazeres mundanos como colecionar copos trazidos por marinheiros de terras distantes e ouvir as histórias contadas por seu amigo Charlie.

Porém, quando o pai de Charlie o leva em uma viagem para encontrar uma noiva e um desastre acontece, Tress precisa se esconder em um navio e procurar a Feiticeira do mortal Mar da Meia-Noite.

Sobre as águas sombrias, repletas de esporos e piratas, será que Tress vai conseguir deixar sua vida simples para trás e conquistar seu espaço num oceano em que uma única gota pode significar a própria morte?

A classificação indicativa de Tress, A Garota do Mar Esmeralda é juvenil, a partir de uns +14 para a leitura.

Curiosidades sobre Tress, A Garota do Mar Esmeralda


  • O Brandon comentou que, para narrar essa história, Hoid tomou algumas liberdades criativas. Ou seja: ele é um bardo contando um conto que pode ou não ser verídico. Ele está contando uma história sobre um fato, mas a história pode não ser exatamente 100% canônica como aconteceu de fato.

  • O Brandon Sanderson escreveu essa história em segredo como um presente para a esposa, e ela o incentivou a publicar.

  • O Kickstarter do Projeto Secreto foi a maior campanha de financiamento coletivo de todos os tempos.

  • O Brandon descreve essa história como uma coisa mais leve e sem pretensões, porque ele escreveu sem expectativas e restrições de tempo e contrato. Ou seja: não tem limites para a imaginação.

  • Tem vibes de conto de fadas no começo, mas o autor não considera uma história infantil. Tress, A Garota do Mar Esmeralda se aproxima bastante de A Princesa Prometida - com uma inclinação de fantasia épica quando se mergulha mais na história.

Lembrando que a pré-venda vai até o dia 10/05, tem cupom de 10% OFF usando TRAMINHA10 e frete grátis. Ah, e a Trama criou um clube da Cosmere para quem comprar o livro - com um grupo no Whatsapp para falar sobre o universo, surpresas exclusivas e muito mais pro coração de leitor!

Um comentário:

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo