Resenha: Era uma vez no século XXI - Sara Fidélis - Queria Estar Lendo

Resenha: Era uma vez no século XXI - Sara Fidélis

Publicado em 1 de abr. de 2023

Resenha: Era uma vez no século XXI - Sara Fidélis

O mais recente título da Editora Naci (que enviou este exemplar em cortesia) é um romance contemporâneo com ar de conto de fadas. Era uma vez no século XXI, da Sara Fidélis, envolve um viajante no tempo aparecendo no futuro, enquanto a funcionária de uma livraria tenta lidar com a crise do estabelecimento e a presença misteriosa do que parece ser um príncipe do passado.

Mais histórias de romance contemporâneo:

Maria Eduarda é apaixonada por romances. Mas não acredita que eles possam acontecer em sua vida. Aos dezenove anos, ela tem uma rotina estável trabalhando em uma pequena livraria (que infelizmente está à beira da falência) e segue bem, obrigada.

O problema acontece em uma noite chuvosa, quando um raio cai perto demais dela e parece trazer com ele uma figura inusitada: um homem vestindo roupas de época, montado em uma cavalo. Esse homem, Alexandros, jura que é um príncipe do século dezoito; e tem muito em comum com o personagem do romance de época favorito de Duda.

Porque ele a ajudou, Duda decide ajudá-lo a entender por que parece ter viajado no tempo. Mas, quanto mais eles se aproximam, mais parece impossível acreditar que não foi o destino colocando Alex em seu caminho.

Era uma vez no século XXI é uma gracinha de romance contemporâneo. Ele mistura muito bem a questão "de época" que vem com o Alexandros, mas soa muito como uma história que poderia passar na Sessão da Tarde.

Por um momento, seus olhos transmitem tanto calor que chego a corar e a, quem sabe, acreditar em contos de fadas mais uma vez.

Eu adoro uma história de viagem no tempo que envolve figuras de época viajando para o futuro. E aqui funciona muito bem, porque quanto mais Alex convive com o ano 2022, mais engraçadas ficam as situações. As reações dele confrontando a "modernidade" são muito divertidas. E é bonitinho acompanhar a Maria Eduarda ajudando e estando ali por ele.

Só achei que a relação entre os dois se desenvolveu rápido demais. Senti falta do slow burn e daquele cortejo; uns dias depois de se conhecerem, já estavam trocando olhares e gracejos que não combinavam com a situação de terem se conhecido havia tão pouco tempo.

Resenha: Era uma vez no século XXI - Sara Fidélis

Outras situações na história se desenrolaram nessa pressa, também. Acho que a narrativa acaba se enroscando quando precisa "mostrar, não contar". Ela conta demais em alguns momentos, o que acaba apressando o desenvolvimento.

É uma história simpática, no entanto. Você não vê as páginas passando. Funciona muito bem com a leveza dos seus personagens, das amizades, das relações de found family (uma vez que a Duda é órfã e solitária, mas cercada por pessoas que a amam e ela ama de volta).

O próprio Alex se torna parte dessa família que ela encontrou e construiu. Era uma vez no século XXI é um romance bem simples e querido, e fala bastante sobre se perder e se encontrar.

O romance é muito bonitinho, e tem aqueles momentos engraçados que mencionei antes, proporcionados pela situação bizarra do viajante do tempo. É bom demais ver os dois se aproximando em tantas diferenças e encontrando tantas semelhanças entre si. É muito fofo! O tipo de romcom que te faz ficar sorrindo para as páginas.

Gostei dos coadjuvantes, ainda que eles não ofereçam tanto acréscimo em tramas individuais. Senti que eles estavam ali mais para servir de apoio para a Duda. O que não é ruim, mas não aprofunda tanto as tramas paralelas quanto poderia.

Todo o mistério sobre a "viagem no tempo" me decepcionou um pouco. Tenho que admitir, do fundo do coração, que o final não me agradou. Eu esperava alguma coisa mais criativa porque esse tipo de história acaba sempre batendo na mesma tecla. Esperava... mais. Tinha a oportunidade de ser mais.

Mas entendo a escolha, considerando as escolhas da própria protagonista. Não é nada fora de mão de tudo que ela faz durante a história. Funciona com quem a Duda é, e como ela age de acordo com o que ama e os caminhos que escolhe traçar.

Resenha: Era uma vez no século XXI - Sara Fidélis

A edição da Naci ficou linda demais. Eu amo, amo, amo essa capa da Isadora Zeferino (perfeita e combina demais com a história!) e toda a edição é muito fofinha. Diagramação confortável para leitura, revisão boa, texto limpo.

Era uma vez no século XXI é um livro muito fofo. Passa por alguns escorregões que, na minha humilde opinião, não atrapalham a história de amor bonitinha que quer contar. É uma leitura rápida e adorável sobre conto de fadas e romances de livros que ganham cor na vida real.

Sinopse: Maria Eduarda vive uma vida metropolitana e comum no século XXI. Apaixonada por romances de época – e pelos majestosos príncipes fictícios –, seu único objetivo é ser uma boa amiga e uma exemplar funcionária na livraria onde trabalha. Duda nunca esperou muito da vida: nada de amores avassaladores ou aventuras dignas de filme. No entanto, tudo isso muda quando, como por um passe de mágica, um homem que se diz um príncipe do século XIX aparece em sua frente. Alexandros alega ser o sucessor real no distante reino de Brahvendell, e Duda não tem escolha senão embarcar nessa história maluca. Indo contra todos os seus instintos, ela se vê cada vez mais mergulhada no olhar de Alex, mas percebe que, se quiser viver esse romance, precisará ir até o fundo desse mistério anacrônico. Será que o amor de Duda e Alex pode florescer mesmo com as provações do tempo?

Título original: Era uma vez no século XXI
Autora: Sara Fidélis
Editora: Naci
Gênero: Romance contemporâneo
Nota: 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo