Resenha: O Demônio na Floresta - Leigh Bardugo e Dani Pendergast - Queria Estar Lendo

Resenha: O Demônio na Floresta - Leigh Bardugo e Dani Pendergast

Publicado em 8 de abr. de 2023

Resenha: O Demônio na Floresta - Leigh Bardugo e Dani Pendergast

De volta ao Grishaverso com mais uma história! O Demônio na Floresta é uma graphic novel lançada aqui pela Planeta Minotauro. Escrita por Leigh Bardugo e ilustrada por Dani Pendergast, conta uma história sobre o passado do Darkling.

Mais do Grishaverso:

Um garoto e uma mulher estão viajando por uma floresta congelada. Eles estão em território hostil, e suas vidas correm perigo pelo simples fato de existirem. Esse garoto e essa mulher são Grishas, e estão em Fjerda (país conhecido por caçá-los como bruxos). Em um acampamento composto por outros Grishas, eles talvez estejam seguros por um tempo.

Acontece que esse garoto e essa mulher não são Grishas comuns. Eles são conjuradores de sombras, temidos e adorados até mesmo entre seus iguais. E o medo pode ser uma ferramenta poderosa, mas igualmente perigosa.

O Demônio na Floresta é uma leitura rápida e saudosa para quem, assim como eu, ama o Grishaverso. Leigh Bardugo comenta, no fim da HQ, que criou essa história enquanto escrevia Ruína e Ascensão. E ela é um ótimo acréscimo para conhecer mais do Darkling, realmente!

Apesar de desprezar esse personagem com todas as minhas forças, é inegável o poder dele - tanto em relação ao mundo mágico, quanto narrativo. Conhecer mais sobre o grande vilão da Trilogia Grisha é interessante para entender mais sobre quem ele se tornou.

Resenha: O Demônio na Floresta - Leigh Bardugo e Dani Pendergast

Não é aquela história de "o pobre garoto que sofreu e por isso se tornou um monstro", mas vislumbres de que a crueldade já estava intrincada ao senso de "justiça" dele.

Aqui, não é o Darkling. Aqui, acompanhamos Eryk. Um dos muitos nomes que ele usou em sua vida imortal, vagando por terras perigosas enquanto sobrevivia ao lado da mãe.

Baghra, aliás, faz ótimas participações nessa história. Eu leria um livro sobre ela com toda a tranquilidade do mundo, porque ô personagem interessantíssima! Forte, cruel, fria. Marcada pela imortalidade de um jeito que ainda não afetou completamente seu filho.

A maneira com que ela protege o garoto, ao mesmo tempo em que o prepara para a solidão das sombras, é poderosa. Mas é também um problema, porque a gente sabe que é esse tratamento cruel e extremista dela que vai servir de inspiração para o monstro que ele vai se tornar.

Resenha: O Demônio na Floresta - Leigh Bardugo e Dani Pendergast

Não que seja culpa dela, vivendo nesse período hostil. Mas é um reflexo, uma sombra de quem o garoto na floresta cresce para ser: o demônio na floresta.

A história em si também é muito criativa e tenebrosa. Mostra o medo que os Grishas carregam por simplesmente existir num mundo que os quer mortos; mostra até onde eles vão para tentar ser fortes. É um período muito mais sombrio do que aquele que conhecemos na Trilogia Grisha, e achei muito impactante de ser explorado.

Resenha: O Demônio na Floresta - Leigh Bardugo e Dani Pendergast

As ilustrações de Dani Pendergast são lindas demais. Eu adorei as cores frias que acompanham o garoto e a mãe, as cores mais vivas quando as garotas do vilarejo Grisha aparecem. A arte das sombras ficou um espetáculo de ver. A tradução de Isadora Prospero também tá ótima!

O Demônio na Floresta é uma leitura extra do Grishaverso que vale demais para quem ama essas histórias. E também é interessante para quem quer conhecer o que o universo tem a oferecer.

Sinopse: Antes de Ravka ser liderada pelo Segundo Exército, antes da criação da Dobra das Sombras, e muito antes de ele se tornar o Darkling, havia um garotinho solitário oprimido pelo seu próprio poder extraordinário. Eryk e sua mãe, Lena, passaram suas vidas inteiras fugindo. Mas eles nunca encontrarão o refúgio que tanto buscam. Eles não são somente Grishas – eles são os mais raros e perigosos desse grupo. Temidos pelos que querem destruí-los e perseguidos pelos que desejam explorar seus dons, Eryk e Lena precisam mascarar suas habilidades a todo momento. Mas os segredos mais perigosos são os mais difíceis de esconder...

Título original: The Demon in the Woods
Autoras: Leigh Bardugo e Dani Pendergast
Editora: Planeta Minotauro
Tradução: Isadora Prospero
Gênero: HQ
Nota: 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo