Quais são os principais tropos de romance? - Queria Estar Lendo

Quais são os principais tropos de romance?

Publicado em 10 de abr. de 2023

Quais são os principais tropos de romance

Muito se fala sobre tropos de livros de romance. Mas quais são? E como eles se encaixam para falar sobre a história para o público que quer lê-los? E por que chamar qualquer picuinha de "enemies to lovers" é errado? Hoje, é dia de falar quais são os principais tropos de romance e qual o papel deles.

Os tropos são elementos narrativos usados para desenvolver histórias. São clichês esperados que se encaixam dentro do gênero e que movem um plot, tornando esse plot e sua jornada reconhecíveis a quem está lendo. Os tropos podem aparecer aos montes, e não se restringem apenas ao romance romântico.

Quando eu falo sobre "os principais tropos de romance", estou falando sobre os principais tropos que movem o amor desenvolvido na narrativa. Romance, como a gente sabe, é o termo usado para falar sobre histórias longas. E meu foco é esse; pode ser um romance fantástico, um romance de ficção científica, um romance contemporâneo. Mas são tropos de romance, de amor, românticos.

Um muito comum é o enemies to lovers ("de inimigos a amantes") que muita gente confunde e usa erroneamente ao indicar histórias. É muito comum encontrar enemies to lovers em livros de ficção especulativa, e é muito raro encontrar esse tropo em romances românticos. Por quê? Bom, tá no nome. Eles são inimigos. Não é uma questão simples de "eles se odeiam" (tem um nome pra esse tropo também, já chego lá). Eles são INIMIGOS. Estão em lados opostos de um conflito, dividem ideologias diferentes, já tentaram matar um ao outro, causaram mal um ao outro. Mas, ainda assim, eles se apaixonam.

Nina Zenik e Matthias Helvar, de Six of Crows, são inimigos que se apaixonam. Karou e Akiva, de Feita de Fumaça e osso, são inimigos que se apaixonam. Elizabeth e Darcy NÃO SÃO inimigos que se apaixonam.

Você pode falar "mas Denise, isso nem importa". Bom, importa sim. Se você está vendendo uma história, tem que fazer isso direito. Se os gêneros têm nome, e os subgêneros também, por que os tropos não importam? Por que você vai dizer a um leitor que "Orgulho e Preconceito tem um enemies to lovers" se não tem? Se eles não são inimigos? Se eles só se odeiam?

Vamos dar nome aos tropos direito pra impedir que leitores se frustrem, que tal? Com a crescente de procura por enemies to lovers em histórias, é bem comum ver influenciadores e até editoras indicando romances românticos a torto e a direito com a promessa desse tropo (e em 90% dos casos, não tem nada disso numa história). Aí, o que acontece? Frustração. A pessoa que leu vai reclamar que venderam a história errada. Ela pode detestar o que encontra porque não era o que esperava. Etc, etc.

Mas quais são os principais tropos de romance? E o que cada um deles significa?


Não existe uma lista única e verdadeira. Tem muitos tropos, porque tem muitos clichês em histórias assim. Essa é a lista que eu fiz baseada em pesquisas que encontrei pelo Google e por sites analisando os tropos mais usados em romances românticos.

1 - Enemies to lovers (de inimigos a amantes)

Eles são inimigos que se apaixonam.

2 - Hate to love (do ódio ao amor)

Eles se odeiam e se apaixonam.
Exemplos de livros: Orgulho e Preconceito, Os Noivos do Inverno, Sua Alteza Real.

3 - Meet-Cute (quando se conhecem pela primeira vez)

Tem que ser um momento memorável em que os personagens se encontram pela primeira vez. E, se for fofo, encaixa ainda mais.

4 - Proximidade forçada

O famoso que envolve os clichês "só tem uma cama!" ou "fomos obrigados a trabalhar juntos!" - esse funciona muito bem quando unido com o enemies to lovers ou o hate to love.

5 - Friends to lovers (amigos que se apaixonam)

Outro que envolve um sentimento se desenvolvendo para o amor.

6 - Romance de segunda chance

Quando corações partidos entram no caminho do ship, mas eles querem tentar uma segunda vez.
Exemplos: Lílian e Gregório e a Segunda Chance, Clube do Livro dos Homens, A Maldição do Ex.

7 - Fake dating (namoro de mentirinha)

Tá no nome, é exatamente isso: duas pessoas fingem estar namorando, e acabam se apaixonando no processo.

8 - Triângulo amoroso

Eu sei, nem todo mundo gosta. Mas às vezes é tão bem escrito que a gente dá um desconto.
Exemplos: As Peças Infernais, Academia de Vampiros, Crepúsculo.

9 - Star-crossed lovers (o amor que não dá certo)

Aquele casal que nasceu pra sofrer e vai sofrer muito enquanto tenta se amar. Romeu e Julieta, sabe?

Aqui chega ao fim minha lista, mas não tá nem perto de chegar ao fim a quantidade de tropos românticos que existem.

Sentiu falta de algum tropo aqui nessa lista? Comenta aí embaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo