Resenha: A Torre Acima do Véu - Roberta Spindler - Queria Estar Lendo

Resenha: A Torre Acima do Véu - Roberta Spindler

Publicado em 23 de ago. de 2023

Resenha: A Torre Acima do Véu - Roberta Spindler

Recebido em cortesia da Editora HarperCollins Brasil, A Torre Acima do Véu, da autora Roberta Spindler, é uma distopia criativa sobre um mundo que foi coberto por uma névoa mortífera. Quem fica nela se transforma em monstro. O único jeito de sobreviver é no alto.

Mais histórias para quem curtiu essa:

Beca vive em uma sociedade que já se acostumou ao apocalipse. Eles co-existem em arranha-céus e megaedifícios sob a proteção da Torre, que comanda e cuida da população. O mundo foi dizimado pela névoa, que chamam de véu, e qualquer pessoa que tenha contato com ela tem poucas chances de escapar com vida.

Por isso, o que restou da humanidade se reorganizou. Beca tem uma relação próxima com a Torre, resgatando objetos da antiga civilização em trocas valiosas para a Nova Superfície (como são chamados). Ela tem também um fator extra que a auxilia nas empreitadas: Beca faz parte de uma pequena porcentagem de escolhidos que desenvolveram poderes por causa da névoa. Ela é uma saltadora, com destreza e rapidez acima do comum.

Quando um incidente terrível em um dos resgates coloca alguém que Beca ama em perigo, ela decide se unir a aliados inesperados para atravessar o véu e seus perigos mortíferos para salvar essa pessoa.

A Torre Acima do Véu é uma distopia muito criativa. O prólogo já puxa um ritmo acelerado e tenso ao mostrar a névoa se espalhando; tal qual aquela sensação claustrofóbica que O Nevoeiro, do Stephen King, passa, aqui nós acompanhamos o horror que foi o mundo inteiro ser dizimado por essa coisa desconhecida.

Resenha: A Torre Acima do Véu - Roberta Spindler

Anos se passaram, e a Nova Superfície se adaptou. Através de Beca e de alguns outros personagens, acompanhamos como essa nova sociedade funciona, como convivem com os perigos da névoa (e do que há dentro dela) e de como co-existem com o apocalipse.

Com maestria, o começo do livro nos coloca em uma situação de apresentação e conformidade que tornam a leitura muito fluída. Beca é uma personagem bastante destemida e forte, do tipo que aceita o soco e retribui com facilidade, então conhecê-la em um dos seus resgates mirabolantes já dá o tom do que vai ser a personalidade dessa protagonista.

A Torre Acima do Véu não é o tipo de distopia nos moldes "vamos derrubar a tirania", mas traz discussões interessantes sobre privilégio e submissão a grandes poderes.

Eu queria ter visto um pouco mais de questões que só foram pinceladas na trama, como quando se falou sobre religiões inexistirem nesse futuro, e o funcionamento da Torre dentro da estrutura da Nova Superfície. Apesar de ficar implícito que não é o foco, essas coisas aparecem na trama e deixam ganchos que poderiam ter sido um pouquinho mais explorados.

Outro ponto que não me agradou tanto foi a questão do "show, don't tell" que aparece durante a história - principalmente em momentos de ação e emoção. Senti que faltou explorar um pouco mais do desenvolvimento de cena, em vez de entregar as coisas de maneira tão direta. Expressar a emoção e não dizer que o personagem estava sentindo.

Resenha: A Torre Acima do Véu - Roberta Spindler

Tanto que alguns momentos que exigiam empatia do leitor acabaram me deixando blasé, porque eu não me importava tanto assim com o que tinha sido contato e não mostrado.

De resto, A Torre Acima do Véu usa muito bem da tensão e do desconhecido, principalmente do meio para o final. Quando a missão de resgate se inicia, constrói um clima de incerteza que ajuda a ditar o ritmo frenético da aventura.

Entre os coadjuvantes, o que mais se destacou para mim foi o Rato. No começo, eu não dava nada para ele, mas eita que o rapaz se sobressaiu na história e trouxe conflitos e reflexões muito interessantes e profundas com ele. Um baita de um coadjuvante com uma carga emocional poderosa pra dar mais força pra trama.

A relação dele com a Beca é de inimizade e provocações. Tem até um tom de flerte em alguns momentos, mas romance de fato não chega a dar as caras no desenrolar da história.

Resenha: A Torre Acima do Véu - Roberta Spindler

O final deixa alguns ganchos em aberto, e dão chance de uma sequência que pode explorar muito mais do mundo, dos monstros da névoa e das divergências crescentes na sociedade. Gostei de como a autora explorou o fim e fiquei curiosa pra ver o que vem por aí!

A edição da HarperCollins Brasil ficou linda demais. Tem capa e ilustrações internas de Joana Fraga, uma diagramação muito confortável e revisão boa.

A Torre Acima do Véu é um livro frenético e cativante sobre um futuro devastado e a pouca esperança de sobrevivência que resta nele. Sobre uma garota fazendo o impossível para salvar quem ama.

Sinopse: Quando uma névoa perigosa toma conta das cidades e seres sombrios ameaçam a vida de todos os habitantes da Terra, o que resta da humanidade se refugia no alto de megaedifícios e estabelece uma nova comunidade. Sob a proteção de uma instituição autointitulada Torre, recebem segurança e cuidados em troca de obediência e ordem. Beca e sua família têm uma relação próxima com a Torre e ganham a vida resgatando, acima do véu, objetos da antiga civilização que possam ter algum valor na chamada “Nova Superfície”. Admiradora dos esforços de seus líderes, a jovem anseia saber mais sobre o que a humanidade já foi um dia e nem imagina que esse desejo está próximo de se realizar…

Título original: A Torre Acima do Véu
Autora: Roberta Spindler
Editora: HarperCollins Brasil
Gênero: Distopia
Nota: 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo