O título mais recente da autora Fernanda Castro chegou pela Editora Suma (que cedeu este exemplar em cortesia). Mariposa Vermelha é uma história sobre magia, vingança e rancor, e ô como é bem contada.
Se você gostou desse livro, pode curtir:
Amarílis é filha de uma tragédia. Ela vive em um mundo onde a magia foi reprimida pelo governo, e pessoas mágicas precisam se esconder ou sofrer destinos terríveis. Sua mãe morreu para um desses destinos, ainda que a magia não tenha sido exatamente a culpa disso. O homem que causou sua morte, no entanto, assombra a vida de Amarílis.
E quando ela encontra uma chance de se vingar pelo que ele causou, ela decide abraçar sua magia para conseguir um poderoso aliado. Amarílis invoca um demônio, e faz um pacto de sangue com ele: ela quer sua ajuda para matar o homem.
Mariposa Vermelha é uma romantasia adulta em volume único com uma história sombria e extraordinária. Fernanda Castro tece uma história de violência, repressão e retribuição da melhor maneira possível e, em 272 páginas, conquista pela criatividade e pelo carisma da sua narrativa.
Talvez eu tivesse menos medo de morrer do que de perder o controle.
A jornada de Amarílis é de uma intensidade notável. Dividida em três atos, sua história acompanha uma rotina vazia transformada por completo por uma escolha ousada e furiosa. De uma costureira quieta e cinzenta para uma mulher determinada e poderosa, Amarílis se transforma tal qual acontece com o ciclo de vida de uma mariposa - que, inclusive, marca bastante a trama.
Toda a questão com a magia e com os insetos é essencial para entender quem é essa personagem, e quem ela pode se tornar. O jeito com que a narrativa constrói seu desenvolvimento, apresentando viradas surpreendentes e momentos arrepiantes, é a parte mais brilhante do livro.
Se você tá procurando por uma história sobre corrupção e poder, se você quer ler uma protagonista concisa despencando em direção ao abismo sombrio, Mariposa Vermelha vai te encantar.
Você quer beber a minha loucura? Deixe que eu a sirva em uma bandeja de prata.
A magia, inclusive, aparece sutil aqui. Não tem grandes revelações e explicações, muito mais relegada ao mistério e à construção da sua portadora. O que eu também adorei, porque não é uma história sobre regras e preços. É uma história sobre vingança.
Mariposa Vermelha tem um leque pequeno de personagens por isso, e tem espaço de sobra para desenvolvê-los muito bem. Dos amigos íntimos de Amarílis, que são seu suporte emocional e familiar em um mundo tão vazio e sombrio, ao demônio que aparece de repente e conquista com charme e sorrisos e propostas indecentes.
Tolú, aliás, roubou meu coração. Eu amo um demônio bem escrito, que tem malemolência e gracejos para as horas certas, mas também se mostra consciente e sensível nos momentos essenciais.
O romance se constrói porque Amarílis encontra sua força no sombrio, e Tolú apresenta isso a ela. Aos poucos, o que era um acordo de interesses se torna uma amizade inesperada e, então, uma atração impossível de parar. Quando o romance acontece, é uma explosão.
Mariposa Vermelha tem uma história rápida e criativa que termina no ápice. Eu amo, amo, amo finais abertos e aqui não fui decepcionada. As respostas aparecem, as peças se encaixam, os problemas são resolvidos de maneira inesperada, mas Fernanda Castro não pega na sua mão e te dá um ponto final. Ela aponta na direção certa e te deixa ser criativo com isso. Amo!
A edição da Suma tá um espetáculo, com destaque pra capa da Joana Fraga que entrou pro top 10 de capas mais bonitas da minha estante. Revisão e diagramação também estão ótimas, bem confortáveis e impecáveis pra leitura.
Mariposa Vermelha vai aparecer na minha lista de favoritos do ano, com certeza. Esse livro entrega tudo que eu mais gosto: mocinha corrompida, romance arrebatador, fantasia bizarra e criativa. Termina, e não termina, porque deixa aquele gostinho de quero mais que não é realmente necessário. Tem o final certo, na hora certa. E que beleza por isso!
Sinopse: Na cidade de Fragária, sob o domínio da República, a magia é proibida, e Amarílis conhece como ninguém o perigo de quebrar as regras. Para evitar o destino trágico que teve sua mãe, a jovem tecelã mantém a cabeça baixa e os fios de seus poderes bem amarrados. Quando, por acaso, se vê diante do homem que causou a ruína de sua família, Amarílis decide convocar um demônio e fazer um pacto: ela quer a morte do general que destruiu sua mãe. Mas sua oferenda é muito simples, e Tolú, o Antigo que atende seu chamado, não pode tirar uma vida por um preço tão baixo. Ele pode, porém, ajudar Amarílis a enfrentar seus medos enquanto ela faz justiça com as próprias mãos. Com uma narrativa delicada e, ao mesmo tempo, sombria, Fernanda Castro conduz o leitor por uma história repleta de personagens fascinantes, horrores mundanos e poderes ocultos.
Título original: Mariposa Vermelha
Autora: Fernanda Castro
Editora: Suma
Gênero: Fantasia adulta
Nota: 5
Oiii!
ResponderExcluirA capa realmente é linda! Fiquei muito curiosa com a história do livro. Com certeza vou adicionar na minha lista de leituras futuras.
Beijos,
https://www.jardimdeoutono.com.br/
Esse livro é incrível!!!!!!!
ResponderExcluirLi numa sentada, adorei a história
https://dose-of-poetry.blogspot.com/