Por onde começar a ler Brandon Sanderson? - Queria Estar Lendo

Por onde começar a ler Brandon Sanderson?

Publicado em 9 de set. de 2023

Por onde começar a ler Brandon Sanderson

Essa é uma pergunta recorrente e crescente nos últimos tempos, uma vez que o autor está voltando a ser publicado aqui. Por isso, eu reuni um pouquinho do conhecimento que tenho sobre ele pra responder a pergunta: por onde começar a ler Brandon Sanderson?

A verdade é que não tem um ponto obrigatório. Você pode começar por qualquer história, dentro ou fora da Cosmere. A beleza do autor é justamente a variedade de livros e de aventuras que eles podem proporcionar, e você tem a opção de escolher o ponto de partida.

Mas, Denise, o que é a Cosmere? Não é um universo compartilhado? É sim, e eu já respondi essa pergunta em outro post. Aqui eu quero focar principalmente em sugestões de leituras para você conhecer o autor, e não necessariamente te enfiar no esquema de pirâmide logo de cara.

Por onde começar a ler Brandon Sanderson?


Nesse post eu vou te dar 4 sugestões de pontos de partida, com uma apresentação dos livros (e se fazem, ou não, parte da Cosmere). Lembrando que são sugestões, ou seja, ideias pra você pensar a respeito. Não tô obrigando ninguém a seguir por aqui não!

Por onde começar a ler Brandon Sanderson?

Skyward

Esse aqui foi o meu ponto de partida, e por isso eu adoro sugerir. Skyward faz parte de uma série de quatro livros (mais um spin-off) que foi publicado aqui pela Planeta Minotauro. O quarto livro tá pra sair em novembro lá nos Estados Unidos. Se você é uma pessoa desesperada com séries, não se preocupa: já vai pegar a carroça andando e estacionando no destino.

Skyward acompanha a Spensa. Ela vive em um planeta distante e quer entrar para um esquadrão de pilotos que tem como missão defender seu povo de uma raça alienígena hostil. Ela quer isso, principalmente, para se provar capaz e recuperar a honra da família. Seu pai desertou durante um ataque e trouxe desgraça pra todo mundo por isso.

Essa história é muito divertida e simples. É um YA, ou seja, a protagonista é adolescente, e tem muito bom humor e leveza na narrativa.

Tress, A Garota do Mar Esmeralda

O mais recente lançamento dele aqui no Brasil é um jeito excelente de conhecer a escrita, o universo compartilhado e a criatividade do autor.

Tress, A Garota do Mar Esmeralda fala sobre essa menina que vive em um mundo onde o mar (que não é bem um mar) é verde. Ela tem um melhor amigo, Charlie, por quem é apaixonada. Quando Charlie é sequestrado por uma feiticeira, Tress decide partir em uma aventura para resgatá-lo.

Esse livro tem uma vibe (declaradamente inspirada) de A Princesa Prometida. É aquele tipo de aventura em livro único que encanta facilmente e te fisga desde as primeiras páginas. Está cheio de personagens carismáticos, piratas divertidos e situações perigosas. Tem dragão, tem monstro, tem esporos com vida. Você termina com saudade da história.

Ah, e ele faz parte da Cosmere!

Elantris

Apesar de não estar mais disponível aqui no Brasil em versão física, ainda dá pra achar o e-book da edição da LeYa. Elantris foi o primeiro livro publicado pelo Brandon Sanderson e também é um pontapé pra você conhecer a Cosmere.

A história fala sobre essa cidade murada que costumava ser a joia do reino, mas que foi amaldiçoada com uma praga mágica e fechada a sete chaves. Sempre que alguém desperta com essa doença fora dos muros é jogado lá dentro. Mas o problema está longe de ser a praga.

Tem questões religiosas sobre fanatismo, política e um sistema de magia muito interessante. Costumava ser livro único, mas o autor já disse que vai expandir a história em mais volumes - o que é bom se você gosta de série, mas não te impede de ficar só com esse livro, já que tem o final fechadinho. Ah, e Elantris tem o melhor vilão do Brandon Sanderson!

O Caminho dos Reis

Eu sei, ele é um monstro, 1200 páginas, primeiro livro de uma série de 10 volumes, etc. Mas é o melhor trabalho do autor, na minha humilde opinião. Meu livro favorito dele segue Warbreaker, mas O Caminho dos Reis é o suprassumo de criatividade e trabalho autoral.

A história fala sobre Roshar, um mundo tomado por tempestades mortíferas. A energia dessas tempestades move a sociedade, energizando de cristais de luz a armaduras poderosas. Na história, acompanhamos um escravo, uma estudiosa trambiqueira e um general de guerra, e as conexões que nascem entre eles quando o rei é assassinado.

Eu não tenho como descrever O Caminho dos Reis além da palavra épico. Ele é épico em todos os sentidos. Se você gosta de histórias complexas, é com ela que tem que começar.

Gostaram das sugestões? Lembrando que são só sugestões, e você pode começar por onde quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo