Resenha: O Fantasma de Anya - Vera Brosgol - Queria Estar Lendo

Resenha: O Fantasma de Anya - Vera Brosgol

Publicado em 3 de out. de 2022

Resenha: O Fantasma de Anya - Vera Brosgol

Outro recebido entre o lançamentos da Editora Darkside, O Fantasma de Anya é uma leitura surpreendente. A história de uma garota deslocada e revoltada que, num acidente, encontra um fantasma precisando de ajuda.

Mais histórias em quadrinho para amar:

Na trama, Anya é filha de uma imigrante russa. Ela, a mãe e o irmãozinho se adaptaram à vida dos Estados Unidos. Mas Anya se sente em outro mundo. Ela é revoltada, está constantemente irritada com tudo, e busca estabelecer seu lugar nesse mundo de aparências e popularidade e "ser alguém" que é a adolescência.

No entanto, ao matar aula, Anya acaba caindo em um buraco. Literalmente. Despencando nele em um parque isolado, ela encontra um esqueleto ali; e esse esqueleto está assombrado com a fantasma de uma garota, Emily. Dócil e divertida, ela não vê o mundo há décadas. E é através de Anya que sua liberdade pode acontecer. Liberdade e entender o motivo pelo qual ela foi parar ali.

Resenha: O Fantasma de Anya - Vera Brosgol

O Fantasma de Anya é aquele tipo de graphic novel que você começa e não consegue parar. A história flui muito bem do começo ao fim, tem diálogos jovens, que elucidam a falta de maturidade da protagonista e da sua visão do mundo, e também o quanto ela quer entendê-lo e ser entendida. Fala muito sobre família, arrogância e amizade.

Tem um ritmo ótimo, o que contribui em manter a sua atenção vidrada em tudo que está acontecendo. A parte do momento que o fantasma de Anya sai daquele poço, a vida dela muda. Para melhor!

Emily é uma companheira para todas as horas, porque está presa à Anya. E pode ajudá-la em tudo. Provas, conversas, espionagens, como abordar o gatinho mais cobiçado. Mas será que é isso tudo mesmo que a Anya precisa?

Suas interações com a mãe e as conversas sobre essa falta de pertencimento da garota, sendo imigrante e se sentindo distante de todo mundo - com exceção de uma amiga - é muito importante para entendermos a revolta da personagem. O motivo de Anya ser tão irritadiça com tudo. Sim, tira a nossa paciência, mas é totalmente compreensível dentro da sua rotina.

A mãe e o irmãozinho são ótimos e trazem momentos descontraídos para a família. Outro personagem muito interessante é Dima. Ele também é imigrante russo. Mas, diferente da Anya, que tem essa carapaça debochada e ácida, ele aguenta o tranco pela resistência mesmo; o bullying para cima dele é puramente xenofóbico e babaca. E até mesmo a Anya cai nisso, em alguns momentos.

Resenha: O Fantasma de Anya - Vera Brosgol

Pelo menos até seu desenvolvimento começar a surgir. E é notável e admirável conforme toma conta da protagonista. Mostra o quanto ela é influenciável, mas a força da sua vontade e da sua voz, quando se impõe.

Emily, por outro lado, é aquele mistério gentil. Sua história é trágica, e sua convivência com Anya é importante para as duas. Desabrocha em Emily uma fantasma muito mais confiante, e um eco do seu eu passado que vai surpreender.

O Fantasma de Anya conta com um plot twist que eu não esperava de jeito nenhum. É aquele que estava bem debaixo da minha cara, mas não vi até ele chegar. Muito bem executado, muito chocante, também, porque dá uma guinada de 360º graus na trama e te faz roer as unhas em ansiedade.

Resenha: O Fantasma de Anya - Vera Brosgol
Resenha: O Fantasma de Anya - Vera Brosgol

A edição da Darkside é a coisa mais linda do mundo. Adorei os detalhes do verniz localizado na capa, a adaptação e tradução de Dandara Palankof ficaram ótimas. Revisão e diagramação também, excelentes. E, claro, o trabalho gráfico num geral, que é aquele primor.

O Fantasma de Anya é uma leitura rápida e impactante que te vira de ponta cabeça e te faz surtar junto com as personagens. É uma história que fala bastante sobre aquela perdição da juventude e o medo de não se encontrar. E também o poder que essa mesma juventude tem de fazer a diferença, quando entende a força da própria voz.

Sinopse: Uma garota e seus fantasmas em um quadrinho sobre identidade e aceitação. Era uma vez uma menina chamada Anya, que havia emigrado da Rússia com a sua mãe para os Estados Unidos ainda criança. Em um dia cinzento, quando Anya caiu em um poço, ela achou que sua sorte não tinha como piorar. Lá dentro, ela conheceu Emily, o fantasma de uma garota que foi brutalmente assassinada. Além de sentir vergonha da própria família e de sua ascendência russa, de não se encaixar no colégio e não aceitar o próprio corpo, agora ela tem um fantasma na sua cola… Sua coleção de quadrinhos está prestes a ficar um pouco mais assombrada. O Fantasma de Anya, estreia de Vera Brosgol, é o novo lançamento da Caveira, e chega para fazer o selo DarkSide® Graphic Novel crescer ainda mais. Em tons de azul, preto e branco, Vera Brosgol conta a história de uma garota que precisa ajudar um fantasma a descobrir a causa de sua morte — mas que, no caminho, acaba lidando com questões que ultrapassam a barreira do sobrenatural. Porém, quando Emily começa a ajudá-la nas provas e decide fazer tudo o que está ao seu alcance para aproximar Anya do garoto de quem ela gosta, Anya vê que talvez ter uma amiga do Outro Lado não seja tão ruim assim. Ou ao menos é isso o que ela pensa.

Titulo original: Anya's Ghost
Autora: Vera Brosgol
Tradução: Dandara Palankof
Editora: Darkside
Gênero: Graphic Novel
Nota: 5
SKOOB


Um comentário:

  1. Olá, essa é uma história que espero amar de verdade. Pretendo ler em outubro, e adorei saber que o plot surpreende. Ansiosa para ver a relação dessas duas.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo