Resenha: Horrorstör - Grady Hendrix - Queria Estar Lendo

Resenha: Horrorstör - Grady Hendrix

Publicado em 30 de nov. de 2023

Resenha: Horrorstör - Grady Hendrix

Horrorstör é o segundo livro do Grady Hendrix que leio e adoro do começo ao fim. Autor de O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, aqui ele explora em tom satírico e macabro um turno da noite em uma loja de móveis que parece perturbada por alguma coisa muito tenebrosa.

Mais livros macabros pra quem curtiu esse:

Amy trabalha na Orsk não por amor ou por vocação, mas porque precisa de dinheiro para pagar o aluguel. A Orsk é uma rede de loja de móveis personalizados que busca se tornar tão grande quanto a Ikea, e tem construído uma reputação para isso. Orsk: um lar melhor para todo mundo!

O problema é que tem alguma coisa errada com a loja. E Basil, chefe do departamento, pede a Amy e outra colega que façam o turno da noite com ele para tentar investigar. Afinal de contas, tem uma inspeção chegando, e não pode ter nada de imperfeito ali para garantir aumentos e promoções.

O problema ainda maior começa quando eles chegam à loja durante a noite. Tem sim alguma coisa errada com o lugar, e parece determinada a caçar cada um deles por investigar.

Horrorstör me surpreendeu em todos os sentidos. Além de um livro muito criativo - e de uma edição muito criativa! - consegue pegar um clima leve e transformar em uma atmosfera sufocante de terror muito rapidamente.

Era uma voz que cantava em Latim enquanto mulheres queimavam em estacas e homens eram esmagados por pedras.

Quando as coisas começam a dar errado, elas dão muito errado.

Amy é a protagonista. Ela é uma personagem resmungona e chata, em boa parte do começo do livro, que se transforma quando colocada em perigo. Assim como a sua situação na loja - e na vida - sua situação de sobrevivência depende dela tomar uma atitude. Coisa que não fazia muito.

Resenha: Horrorstör - Grady Hendrix

Gostei do arco de desenvolvimento da personagem e de como ela se mostra companheira e dedicada quando a situação fica feia. O horror que reside na Orsk é macabro ao extremo, e vai aparecendo aos poucos, construindo a tensão sobre o desconhecido.

Quando o terror realmente se revela, é de arrepiar a alma. A cena é muito bem construída, e é tão angustiante e carregada em medo, o mais puro medo, que meus parabéns pro autor, porque me deixou com medo de olhar pra trás.

Horrorstör começa leve, mas depois que engata no lado terrível, de fato, não para até o fim. O que antes era uma loja comum se torna um cenário de horror. Tem cenas bem pesadas envolvendo tortura física e psicológica, e até o último capítulo não dá fôlego aos personagens além do necessário para correr e tentar sobreviver.

A loja estava estática, em silêncio, cada vez mais parada. Sem pessoas por ali, Orsk parecia perigosa.

Os coadjuvantes também são personagens bem interessantes. Sobre até pra uma dupla de caçadores de fantasmas inexperientes e ansiosos pela aventura - que acabam se arrependendo de se enfiar nela. Basil foi uma peça importante pra história, ajudando e participando de tudo com a postura de liderança que se fazia necessária. Mas escorregando no bizarro e no macabro quando confrontado por ele.

Resenha: Horrorstör - Grady Hendrix
Resenha: Horrorstör - Grady Hendrix

A edição do livro é top 10 das mais criativas que eu já li! O livro todo é em formato de revista, como se fosse realmente um mostruário da Orsk. Todos os capítulos abrem descrevendo um dos móveis que eles vendem ali, e se estende até começar a apresentar coisas tenebrosas que aparecem do meio pro fim da história.

"Tem gente demais correndo por aqui. Está começando a parecer com um episódio de Scooby-Doo."

Tem também os detalhes que vão de descrições sobre emprego, fichas para entrega, e o crachá do autor.

Resenha: Horrorstör - Grady Hendrix

Horrorstör vai aparecer muito nas minhas listas de indicação para quem procura histórias assustadoras. Assustadoras de verdade. O terror de Grady Hendrix é pesado e perturbador e, quando acaba, deixa uma sensação agridoce de vitória e derrota. O que é a melhor coisa em livros assim!

Sinopse: Alguma coisa estranha está acontecendo na loja de móveis Orsk em Cleveland, Ohio. Toda manhã, os funcionários chegam para encontrar armários Kjerring quebrados, espelhos Brooka quebrados, sofás-cama Liripip vandalizados - claramente, alguém ou alguma coisa não está com boas intenções. Para decifrar o mistério, cinco funcionários se voluntariam para um longo turno da noite - e encontram horrores que desafiam a imaginação.

Título original: Horrorstör
Autor: Grady Hendrix
Editora: Quirk
Gênero: Terror | Horror
Nota: 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo