Resenha: Reino das Bruxas: Poder Arcano - Kerri Maniscalco - Queria Estar Lendo

Resenha: Reino das Bruxas: Poder Arcano - Kerri Maniscalco

Publicado em 19 de jan. de 2024

Resenha: Kingdom of the Feared - Kerri Maniscalco

Eu gostei dos dois primeiros volumes da série Reino das Bruxas. Não eram nada revolucionários, e sim uma grande farofa de romantasia. Mas me divertiram. Agora, Reino das Bruxas: Poder Arcano... Minha parte favorita dele foi quando acabou.

Essa resenha vai conter alguns spoilers dos livros anteriores.

Emilia e Ira estão juntos, mas a maldição ainda os assombra. Para tentar libertar o seu amado, ela vai atravessar dimensões infernais. E, para entender mais sobre quem é, e sobre os poderes que carrega, ela vai ser empurrada em direção a revelações que prometem chocar (mas não chocam tanto assim).

Reino das Bruxas: Poder Arcano foi uma péssima experiência de leitura. Já começo a resenha assim. Eu gostei de pouquíssimas coisas nesse livro, e toda a leitura pareceu um grande "faltou um editor - ou um revisor, um preparador, um beta ou um amigo - aqui". Foram 464 páginas de nada. Mas pensa num nada vazio. Sabe aquele nada "quando você olha para o abismo, ele te olha de volta"? Esse nada.

Ele ele era o destino dela. E ela era o dele.

A autora tentou fazer malabarismos com alguns plots sem sentido e usou da conveniência narrativa para inventá-los e então resolvê-los. Nada, repito: NADA nesse livro fez sentido.

Toda a trama que está movendo Emilia e Ira é resolvida de um jeito tão toscamente esdrúxulo e fácil que me fez perguntar por que diabos não resolveram isso nas primeiras 100 páginas. O sentimento é de que o livro pegou nas nossas mãos e fez a gente girar em círculos para acabar no mesmo ponto onde começamos, só que com uma resolução meia-boca.

E eu digo meia-boca mesmo. Não é do tipo "a Feyre foi burra em não descobrir o enigma", foi uma meia-boca que fez eu bater o livro na minha própria cabeça porque nem ferrando que os personagens se acharam geniais por chegar àquela conclusão.

Resenha: Kingdom of the Feared - Kerri Maniscalco

Eu sei, eu tô com raiva. Fazia tempo que não expressava raiva numa resenha. Mas Reino das Bruxas: Poder Arcano despertou isso em mim!

Outro ponto que foi muito chato foi o romance. Sim, uma das coisas que eu mais gostava nessa farofinha foi uma das que mais me irritou. A autora tentou fazer o LOTU ou IAN com seus personagens sedentos por sexo e oh meu deus se a gente não transar agora o mundo explode, mas ficou... tosco. Nem um pouco bem desenvolvido no sentido romance. A Emilia com tesão porque pensou no Ira enquanto via água escorrendo me arrancou gargalhadas.

Ninguém prende a Morte e a Fúria e vive para contar a história.

E as cenas de sexo entre eles? Sabe quando uma autora de YA está tentando desesperadamente escrever um livro adulto, mas falha em todas as tentativas? É isso aqui.

Essa série, na real, era um YA que se transformou em adulto, tal qual ACOTAR. Mas, diferente da Sarah J. Maas (que, mesmo com seus maneirismos de escrita, até que se saiu bem mudando a idade do público alvo de leitura), a Kerri não sabe o que está fazendo não. Misericórdia e misericordinha, não mesmo.

A Emilia continua uma porta. Mas pense numa personagem com QI negativo, pense em uma personagem que está narrando a história e não tem um neurônio funcional. É a Emilia. Aqui ela se superou. Se eu já achava ela meio burrinha antes, esse terceiro livro veio pra mostrar que o inferno está perdido com ela casada com um dos seus líderes.

As resoluções mais óbvias demoram páginas pra chegar porque ela não consegue pensar, e as mais complexas (que o livro finge complexidade, pelo menos), capítulos. Muitos e muitos capítulos. A resposta está ali, e a Emilia faz todos os círculos do mundo pra passar longe dela.

Como pode ser tão burra, meu senhor?

Resenha: Kingdom of the Feared - Kerri Maniscalco

E repetitiva. Toda hora, TODA HORA, era ela repetindo o quanto seus poderes eram fodas (e nunca mostrando de fato), o quanto ela queria comer o Ira e ser comida (e aí entrava a autora de YA tentando escrever hot), o fato de que ela tinha certeza que determinada personagem não tinha morrido (mas nunca investigando direito). Uma sucessão de estupidez que com certeza drenou uns 50% da minha sanidade.

E não tem coisa mais insuportável que personagem que se acha foda e não mostra isso em momento algum.

O Ira foi uma das poucas coisas que eu continuei amando nessa série, até o fim. Ele é consistente em quem é, nas atitudes e até mesmo no QI. Não é muito inteligente, mas não finge que é, pelo menos. Ainda é charmoso, galanteador, divertido por isso. Ele foi o que salvou Reino das Bruxas: Poder Arcano pra mim, mesmo que tenha aparecido menos.

Outra personagem que ganhou pontinhos para o livro é a "vilã" da história (mais pra antagonista). Não vou falar quem é, porque é uma "surpresa" quando ela aparece. Mas trouxe bons momentos e bons diálogos, principalmente com a Emilia. Me diverti com o jeito canastrão da personagem, que só faltou colocar um bigode e dar uma risada maléfica pra completar o trejeito de vilã de novela. Mas de um jeito legal!

Como eu mencionei antes, Reino das Bruxas: Poder Arcano tenta introduzir alguns conflitos e plot twists que acabam não funcionando simplesmente porque é tudo muito conveniente. Tudo. A conveniência narrativa escorre de todas as situações. É personagem aparecendo com a resposta quando outro precisa, é item mágico que está desaparecido mas de repente estava ali o tempo todo, é maldição que se quebra do jeito mais tosco imaginável.

Resenha: Kingdom of the Feared - Kerri Maniscalco

Não teve um crescente pra essa narrativa. Nenhum momento que tenha me deixado com o coração na mão. É o último livro da trilogia, promete até mesmo uma guerra, e não entrega conflito algum. Até mesmo o último Corte teve seu ápice, por deus. Teve o momento de se esgoelar. Aqui não teve n-a-d-a.

Alguém me disse uma vez que o ódio nasce da paixão.

Eu nunca esperei grandes coisas do plot dessa história, mas o tanto de vezes que a autora me chamou de palhaça explicando as situações aqui foi demais até pra uma série farofinha.

Reino das Bruxas: Poder Arcano terminou de um jeito aí. Uma coisa meio novela, meio Disney, meio tentou ser ACOTAR (pelo amor de deus, ATÉ AS ASAS) e falhou terrivelmente. Fechei depois da última página e dei um grande suspiro de alívio e liberdade. Vou guardar o carinho que tive com os dois primeiros, mas...

Um livro? Reino das Bruxas: Poder Arcano. Um livro bom?

Sinopse: Emilia está se recuperando da descoberta chocante de que sua irmã gêmea, Vittoria, está viva. Mas antes de confrontar os demônios do seu passado, Emilia deseja reivindicar seu rei, o sedutor príncipe Ira. Emilia não deseja apenas o corpo dele, mas o coração e a alma - e isso é uma coisa que o enigmático demônio não pode prometer a ela. Quando um membro importante da Casa Ganância é assassinado, Emilia e Ira são levados até a corte do demônio. Muitas evidências apontam para Vittoria como a assassina, e ela rapidamente é declarada inimiga dos Sete Círculos. Apesar da traição, Emilia fará qualquer coisa para desvendar o mistério e descobrir quem a irmã realmente é. Juntos, Emilia e Ira vivem um jogo perigoso movido a pecado e mentiras enquanto trabalham para parar um conflito que nasce entre as bruxas, demônios, lobisomens e o maior inimigo de todos: os Temidos.

Título original: Kingdom of the Feared
Editora: Little Brown
Autora: Kerri Maniscalco
Gênero: Romantasia
Nota: 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo