Resenha: Deusa de Sangue - FML Pepper - Queria Estar Lendo

Resenha: Deusa de Sangue - FML Pepper

Publicado em 5 de fev. de 2024

Resenha: Deusa de Sangue - FML Pepper

O novo título da autora FML Pepper chegou até a gente em cortesia da própria autora, que entrou em contato pro envio do livro. Deusa de Sangue é uma história de fantasia sobre uma garota renegada pela sociedade, que encontra forças onde muitos acreditavam ser a fraqueza.

Se gosta de fantasia, conheça esses livros:

O tempo de Nailah está acabando. E do seu mundo também. Se quiser ter uma chance em sua sociedade, ela precisa ser fértil. Mas seu corpo não parece responder aos seus anseios, e o mundo não oferece a ela nenhuma chance.

Eu queria muito ter gostado desse livro. Mas não funcionou pra mim. A construção de universo, somada à personalidade vazia dos personagens e a sensação de completa perdição que o plot principal me passou contribuíram para uma leitura bem fraquinha.

Não sei dizer para onde Deusa de Sangue estava caminhando. A trama da história parece jogada, sem explicação como todo o resto. O universo só existe, e os poucos comentários que a protagonista faz sobre o seu funcionamento, sua origem e suas regras não ajudam a dar vida ao cenário.

É um mundo misógino, ok. Mas qual o sentido dele, quando as mulheres deveriam representar o ponto mais importante? É um mundo opressivo, ok. Mas por que ele começou a funcionar assim, quando a origem dele veio de uma deusa e de duas mulheres? É um mundo prestes a acabar, ok. Mas por quê?

São muitas perguntas cujas respostas não trazem coerência, e sim mais perguntas. E porque estamos na cabeça da protagonista e ela parece mais interessada em pensar nos aristocratas bonitinhos do que na situação insalubre que ela vive, é impossível entender.

Resenha: Deusa de Sangue - FML Pepper

Eu entendo personagens jovens se interessarem por caras bonitinhos, mas a Nailah só sabia pensar nisso. Principalmente com um dos interesses amorosos, que surge de repente e passa a ser tão importante porque sei lá, é bonito? Não tem profundidade.

Toda a questão com os cavalos é sem sentido, e eu percebi que a autora queria que fizesse sentido. Só estava ali e parecia grande coisa porque os personagens diziam que era, mas no fim das contas não encaixava em lugar nenhum na trama porque a construção de universo não tinha dado essa profundidade pra gente, como leitor.

E eu preciso endereçar o fato de que esse plot sobre "mulheres e menstruação" é bem problemático. Além de não tocar de maneira sensível a questão da misoginia, o livro também escorrega para discursos transfóbicos.

Não acho que foi a intenção da autora, mas eu preciso criticar. Quando a gente fala sobre "só ser mulher se você menstrua", cai na falácia de que mulheres trans (e até mulheres cis!) não são realmente mulheres. Isso, na fantasia, deveria ser criticado. Ela poderia sim usar essa trama, usar essa sociedade patriarcal, para conversar sobre os absurdos de relegar a mulher cis ao papel da parideira, contanto que trouxesse contrapontos ao que está sendo falado.

Até porque, em determinado momento, uma personagem que estava se sentindo excluída por não menstruar e, portanto, "não ser mulher", menstrua. E aí a vida dela parece fazer sentido novamente. 

Olha o problema, gente! Não dá pra aceitar uma história que traga essa visão em pleno 2024, a gente tem que conversar sobre como isso é perigoso.

Resenha: Deusa de Sangue - FML Pepper

Eu senti que faltou também um cuidado na edição na hora de trabalhar no texto. Em alguns momentos, ele parece rebuscado e tenta ser lírico, em outros traz gírias e palavras que não existem (ou não foram estabelecidas como existentes) naquele mundo. A cena do best-seller, por exemplo, destoa completamente de todo o resto do capítulo.

Deusa de Sangue prometia uma história com viés de O Conto da Aia, mas acabou não chegando perto. Eu realmente espero que a autora traga um desenvolvimento mais notável para a sequência, mas eu, infelizmente, não me interessei o suficiente para dar sequência na série.

Sinopse: O coração de Nailah está em ruínas, assim como o mundo ao seu redor. As luas de Kapak confirmam o que ela já sabe: seu tempo está se esgotando. Como cumprir o que prometera à mãe enquanto a via morrer em seus braços? Como lutar e ser dona do seu destino se em Unyan as consequências eram mortais para as mulheres insubmissas? Como não ser condenada ao lugar amaldiçoado se tudo indicava que ela era uma infértil? Para se livrar de sina tão terrível, Nailah cederia à indecente proposta que lhe fez o nada atraente, porém carismático, Ron Blankenhein, um nobre muito fora dos padrões? E, para deixá-la ainda mais desnorteada, como obedecer aos clamores da figura sem rosto dos seus sonhos premonitórios e seguir o caminho de luz se era justamente pela voz da escuridão que seu coração batia mais forte?

Título original: Deusa de Sangue
Editora: Planeta
Autora: FML Pepper
Gênero: Fantasia


2 comentários:

  1. Bem, depois da minha experiência com aquele 13, eu passo um pouco longe da autora... amg, e esses discursos? Mas gentis, em pleno 2024...
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18.4.24

    Eu tô tentando, juro q tô tentando finalizar ele, mas é muito conteúdo ruim pra engolir...e eu esperando qualquer tipo de evolução dessa autora.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo