Resenha: Coração Morto - Elli C. Almeida - Queria Estar Lendo

Resenha: Coração Morto - Elli C. Almeida

Publicado em 13 de abr. de 2023

Resenha: Coração Morto - Elli C. Almeida

Coração Morto é o primeiro livro adulto de Elli C. Almeia - pseudônimo de Adrielli Almeida, autora de Eu, meu melhor amigo e o segredo dos mortos. Uma história sobre trauma, família e todos os nossos recantos mais sombrios.

Se você se interessou por Coração Morto, pode gostar de:


Em Coração Morto, Celeste vive um dia após o outro tentando lidar com os traumas do passo e as implicâncias disso no seu presente. Até o dia que chega em casa e encontra um estranho todo machucado na porta, pedindo para ver seu irmão mais velho, Abel.

Ela logo descobre que o misterioso homem é Pietro, um antigo colega de faculdade do irmão, e que vai passar um tempo com ele na casa da família.

O lugar, que sempre pareceu mais uma prisão para Celeste, começa a ganhar tons vivos com Pietro ali. E o homem passa a despertar sentimentos que Celeste não sabia que tinha.

Mas a verdade é que ambos escondem segredos demais. Segredos que podem colocar em risco a vida - e o futuro - de todos ali.

Percebo que essa história começa com sangue.

Coração Morto foi definitivamente um dos melhores livros que li esse ano. Tive o prazer de ser uma das leitoras betas e por vezes esquecia que deveria estar betando durante a leitura. Porque a história simplesmente te arrasta pra dentro dela, te fisga de um jeito muito forte.

A Celeste é uma protagonista que dá vontade de acompanhar. Embora a primeira metade do livro seja mais sobre ambientar a história, mostrar personagens e estabelecer os relacionamentos, absolutamente tudo é instigante. Porque tem tantas camadas na protagonista, na história sendo contada, que você nem vê o tempo passar.

Resenha: Coração Morto - Elli C. Almeida

Queria poder explicar melhor tudo isso, mas aí seria spoiler demais! Porém, existem muitas cenas no livro que podem ser interpretadas de tantas formas, que quanto mais você conhece dos personagens, mais você fica AHHHH ENTÃO ERA ISSO E ISSO E MAIS ISSO.

Aquele tipico livro onde você pode ficar horas e horas discutindo ações dos personagens, sabe? Puxando o passado deles, os relacionamentos e tudo o mais para isso.

O Pietro também é um ótimo par romântico. Ele é cheio dos segredos, mas ele enxerga a Celeste para além da pessoa que ela acha que é. A pessoa que ela acha que se tornou quando aceitou o destino da família. E eu gosto que ele não tira o brilho dela.

Guardo segredos nos bolsos como se fossem bilhetes premiados. Escondo esqueletos nos meus armários e enterro verdades dentro de mim desde que me entendo por gente.

Também temos os irmãos da Celeste: Abel, Bento, Damiano e Enrico. E preciso dizer que arrastaria a cara de todos eles em um muro de chapisco com gosto (menos você, Enrico, você eu protejo).

Sério, esses garotos são tudo um bando de egoístas e a Celeste é boa demais pra eles!!

Enfim, Coração Morto é um livro que fala de abuso de uma forma muito crua, mas também trata o trauma de uma forma muito delicada.

Celeste e os irmãos foram criados por um pai sádico e uma mãe omissa - que era tanto vítima quanto cúmplice. E isso  fez com que, ao mesmo tempo em que eles pudessem contar apenas um com o outro, também estivessem constantemente competindo um com o outro para evitar castigos. Fomentando sentimentos e relacionamentos complicados entre eles.

E a Elli trata com muita delicadeza e compreensão o tipo de trauma que isso causa, o tipo de laço que esses irmãos tem, e o impacto que isso traz para a personalidade deles e para quem eles se tornam.

Se dor é o único destino que você conhece, como sonhar com algo diferente?

No fim, pra mim, é uma história sobre as coisas aterrorizantes que nós fazemos por quem amamos. As coisas que fazemos mesmo quando estamos com medo, mesmo que isso signifique colocar quem a gente ama acima de nós mesmos. Coisas que nem sempre são saudáveis, mas que achamos necessárias.

Resenha: Coração Morto - Elli C. Almeida

Coração Morto também fala de culpa, de raiva, de ódio, de amor e de cura. De quebrar ciclos e maldições, nos tornarmos pessoas melhores do que nossos pais e continuar evoluindo.

Como eu disse no começo da resenha, pra mim, Coração Morto é uma história cheia de camadas e mal posso esperar para vê-lo ganhando o mundo. É uma história incrível.

PS: se esses tópicos são sensíveis para você, dê uma olhada no aviso de conteúdo antes de ler.

Sinopse: Toda família tem segredos... algumas mais que outras. Celeste é a única filha mulher dos Moretto. Criada com seus quatro irmãos, ela nasceu em uma família amaldiçoada, repleta de mistérios e violência, na qual todos viveram por muito tempo dentro das expectativas sombrias do pai. Agora adulta, e escondendo segredos, Celeste acaba cruzando seu caminho com o de Pietro, um ex-colega de faculdade do seu irmão mais velho, que parece entender todas as coisas não ditas que ela carrega. Enquanto Pietro tenta se aproximar, Celeste sabe que é melhor que certos enigmas continuem sendo o que são — caso contrário, as consequências na vida dos dois podem ser irreversíveis.

Autora: Elli C. Almeida
Editora: Independente
Gênero: Realismo mágico | Romance adulto
Nota: 5+

Resenha: Coração Morto - Elli C. Almeida

Resenha: Coração Morto - Elli C. Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo