7 livros YA para se emocionar - Queria Estar Lendo

7 livros YA para se emocionar

Publicado em 13 de mar. de 2024

7 livros YA para se emocionar

Hoje é dia de indicar um estilo de história que a gente adora e nunca tem o suficiente. Vem conhecer 7 livros YA para se emocionar.

Muito se esnoba o YA porque é "livro para adolescente", mas a profundidade de um livro para jovens é diferente da profundidade de um livro para adultos, ou para crianças, ou para idosos, e por aí vai. Os YA são ricos em histórias e dilemas e problemas reais.

A gente cresce, amadurece, desenvolve senso crítico (alguns, nem tanto). Mas, no momento em que você está vivendo aquilo, é grandioso. E os livros YA existem para validar esse sentimento. Tudo bem você chorar porque foi escolhida pra salvar o mundo. Tudo bem você chorar porque perdeu sua melhor amiga. Tudo bem você chorar porque sua mãe comprou o shampoo errado.

Dito isso, vamos pra lista?

7 livros YA para se emocionar


Toda a minha ira (Sabaa Tahir)
Esse livro foi uma resposta da Sabaa ao preconceito sofrido quando era mais nova. Ele fala abertamente sobre violência, islamofobia, e sobre o tipo de dor que não se supera, só se abranda. Mas dizem que YA não é profundo, né?

Os Garotos do Cemitério (Aiden Thomas)
Às vezes, tudo que alguém precisa ler é um adolescente trans tentando se provar para uma família bruja em que só os homens podem lidar com a magia espiritual. E ele acaba invocando um fantasma, sem querer, nessa jornada.

Duas garotas, de origens diferentes, convivem no mesmo colégio. Ali, mesmo com suas vivências diferentes, têm em comum o fato de não serem aceitas entre os brancos.

Adivinha! Jogos Vorazes é um YA! A Katniss e outras crianças sendo jogadas em uma arena para batalhar até que um sobreviva, e depois marchando para derrubar a capital, é uma saga Young Adult!

7 livros YA para se emocionar

Um traço até você (Olivia Pilar)
Romance sáfico, protagonismo preto, autora preta, uma jornada de conquistas e realizações. Mas YA é fútil, né? YA não tem nada de importante nas histórias, não apresenta desenvolvimento nenhum!

Esse aqui é escancarado um dos mais pesados e profundos dessa lista. É um grito contra o racismo e a injustiça que ainda imperam tão forte na nossa sociedade.

É um dos nossos favoritos porque combina drama familiar, política e as descobertas de um grande primeiro amor. Uma garota se apaixona pelo vizinho - e pela vida livre e cheia de aventura da família dele - enquanto tem que lidar com problemas familiares.

E você, tem indicação de algum YA que indica pra todo mundo? Deixa aqui nos comentários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo