Resenha: Yumi and the Nightmare Painter - Brandon Sanderson - Queria Estar Lendo

Resenha: Yumi and the Nightmare Painter - Brandon Sanderson

Publicado em 15 de mar. de 2024

Resenha: Yumi and the Nightmare Painter - Brandon Sanderson

Yumi and the Nightmare Painter é o terceiro livro do Projeto Secreto. Uma história sobre amor à arte, sobre a estranheza da conexão entre duas pessoas de realidades completamente distintas existindo dentro de "um mesmo corpo".

Se gostou desse livro, pode curtir esses títulos:

Yumi é uma yuki-hijo. Ela é a escolhida do seu povo para seguir rituais diários a fim de agradar os espíritos e conseguir a cooperação deles para as tarefas de outras pessoas. Foi encontrada ainda pequena, e levada da família para cumprir seu dever. O dever é tudo que ela é e sempre será.

O Pintor caça pesadelos. Ou quase isso. Ele patrulha as ruas da cidade onde vive e, sempre que encontra um pesadelo corpóreo, pinta uma versão alternativa e inofensiva dele. Bambus, geralmente. O Pintor gosta de pintá-los como bambus, porque é fácil e não demanda tempo. Se um pesadelo alcançá-lo, vai drenar seus sonhos e sua existência.

Yumi e o Pintor não tem nada a ver um com o outro. Porém, durante um ritual com os espíritos, Yumi recebe uma missão: salvá-los. Como? Ela não faz ideia. Mas acorda na realidade do Pintor, usando a presença dele com o seu corpo. E, quando descansa, o Pintor acorda no seu corpo, como a yuki-hijo. Os dois participam dessa troca como "fantasmas", sem poder participar da própria realidade.

Para salvar os espíritos, ou o que quer que seja essa missão, Yumi precisa da ajuda dele. E o Pintor precisa da dela, porque tem um pesadelo corpóreo assombrando a sua cidade.

Yumi and the Nightmare Painter é a história favorita do Brandon Sanderson do Projeto Secreto. E, depois de ler, eu consegui entender o motivo.

Esse livro é um ode à arte e à criatividade. Fala muito sobre criação, sobre contar histórias, sobre se deixar levar pela vontade de criar. Pegou bem no meu coraçãozinho de escritora, porque falou exatamente do jeito que eu me sinto toda vez que quero dar vida a alguma história.

A história de Yumi e do Pintor (que tem um nome, mas prefere ser chamado assim) é tão bonita! É uma história estranha, de começo desajeitado, como todo romance também é. Através dos seus personagens, nos apresenta esses mundos distintos e únicos.

Resenha: Yumi and the Nightmare Painter - Brandon Sanderson

Um deles, uma noite eterna, com tecnologia e modernidade e iluminação guiadas por luzes hion. Outro, próximo demais do próprio sol, é quente e desajeitado, dependente de tradições antigas e pouco desenvolvido tecnológica, mas muito dedicado e honrado.

A história de Yumi and the Nightmare Painter é narrada pelo Hoid. Sim, lembra dele? O cara lá de Tress, A garota do mar esmeralda (e de outra infinidade de coisas da Cosmere). Porque sim! Esse livro se passa na Cosmere, e se passa muito nela, inclusive.

É o livro do Projeto Secreto que mais cita coisas do universo compartilhado, recheado de easter eggs e de menções a coisas que, para quem tem familiaridade com os outros livros, vão encher seus olhos. Se você, no entanto, não leu nada da Cosmere, não se preocupa! O Hoid explica o que é importante pra essa história, porque ela é única.

O Hoid, aliás. Que figura. Eu amo essa entidade-bardo multidimensional.

Tem uma certa insanidade que define artistas. A habilidade intencional de ignorar o que existe.

Outra personagem importante pra essa história é a Design. Que, assim como o Hoid, tem um papel essencial na Cosmere. Aqui, ela é dona de uma loja de macarrão. E tem muitas opiniões para dar. Tem outros nomes que muito importam para a história; das leais cuidadoras da Yumi aos colegas ressentidos do Pintor. Todos enriquecem a trama principal, e dão sentido aos dilemas que os personagens vivem.

Resenha: Yumi and the Nightmare Painter - Brandon Sanderson

Yumi and the Nightmare Painter tem um ritmo calmo. As coisas acontecem no seu tempo, importando muito mais a jornada dos personagens do que qualquer outra situação.

"Eu amo me sentir assustada. Eu amo ser capaz de permanecer."

A da Yumi envolve se libertar do ciclo de controle e abuso que tem vivido. Aos poucos, ela entende quem foi obrigada a ser, e procura nela mesma, e nessa circunstância absurda, uma chance de existir além do seu dever.

A do Pintor é muito sobre coragem e sobre verdade. Verdade sobre seu talento, sobre seus segredos, sobre o que ele busca em sua vida solitária pintando bambus para espantar monstros.

"A arte é sobre intenção, Yumi."

O romance é um slow burn muito slow. Não espere aqui uma romantasia, porque o livro não é isso. Yumi and the Nightmare Painter é uma história de amor, sim, mas amor além do romance. Amor ao pertencimento, à criatividade, à liberdade, aos recomeços. À arte, principalmente, e a encontrar você mesmo nela.

A arte é o coração desse livro. Desses personagens. Yumi e sua arte com as pedras. O Pintor e suas telas em branco. Os pesadelos, os mundos, a troca de corpos. Tudo isso importa porque está conectado com quem eles serão no fim dessa trama.

Resenha: Yumi and the Nightmare Painter - Brandon Sanderson

Vai te fazer sorrir e te fazer chorar na mesma medida. E termina numa nota que poderia ser agridoce, mas oferece esperança. É lindo, é cheio de amor, é cheio de esperança. Algumas histórias têm finais tristes porque precisam. Mas o caminho até ele, e o que isso significa para o poder do final, é o que realmente importa.

Porque, de alguma maneira, o amor proibido tinha um gosto mais doce.

Yumi and the Nightmare Painter é um livro lindo. Quando termina, deixa saudade. As histórias do Projeto Secreto variam entre aventura e emoção, como todas as grandes histórias devem fazer. E esse aqui é, com certeza, o melhor exemplo de como criar com amor gera obras primas.

Sinopse: Yumi passou a vida toda sendo estritamente obediente, o que deu a ela o poder de invocar espíritos que oferecem ajudam essencial à sociedade - mas ela sonha com um dia como uma pessoa normal. O Pintor patrulha a escuridão das ruas sonhando em se tornar um herói - um sonho que levou a nada além de dor de cabeça e isolamento. De maneira única, cada um deles vive em solidão. Até que, de repente, são unidos. Yumi e o Pintor lutam para consertar os erros em suas vidas, reconciliando seus passados e presentes enquanto mantém um equilíbrio precário de cada um de seus mundos. Se não desvendarem o mistério do que os uniu antes que seja tarde demais, correm o risco de perder não apenas a ligação que está nascendo entre eles, mas seus mundos que lutam tanto para proteger.

Título original: Yumi and the Nightmare Painter
Editora: Tor
Autor: Brandon Sanderson
Gênero: Fantasia
Nota: 5+


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo