A Fortuna é o quinto e penútimo livro da série Blackwater, de Michael McDowell. Publicada no Brasil pela editora Arqueiro - que nos cedeu um exemplar pra resenha - a história foca na família Caskey e nos horrores que os cercam na pequena cidade de Perdido, no Alabama, ao longo de várias décadas.
Se você se interessou por A Fortuna, conheça os outros livros da série:
Lembrando que essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores.
Em A Fortuna, Billy e Miriam trabalham com afinco para multiplicar a fortuna da família Caskey. Ao mesmo tempo, Elinor finalmente revela os motivos para incentivar a Oscar a comprar tantas terras, o que surpreende a todos e estreita, mesmo que profissionalmente, seu relacionamento com Miriam.
Sister continua a insistir em sua "invalidez" e atormentar a todos na casa. Tornando-se uma nova versão de Mary-Love, mesmo que negue insistentemente.
E a maternidade de Frances se mostra mais difícil do que ela esperava, o que acaba nos dando mais vislumbres sobre os segredos de Elinor e - agora - Frances.
De forma geral, achei A Fortuna um livro mais "tranquilo". A história está mais focada em começar a amarrar as pontas soltas e preparar o terreno para o fim. O foco maior foi no crescimento da fortuna dos Caskey e na modernização da cidade e das relações.
O que faz com que o horror fique concentrado no núcleo de Elinor e Frances que, a cada dia que passa, sente uma ligação maior com Nerita e o rio Perdido. Algo que nem mesmo Elinor esperava, ainda que insista que ela e a filha são muito parecidas.
A história também aprofundou meu desgosto pelo Billy. Antes ele não fedia nem cheirava pra mim, mas essa ideia que fica tão na cara de que ele casou com a Frances só para ser um Caskey e como todo mundo acha isso tão normal que, na pior das hipóteses, a Miriam casaria com ele só para continua na família me deixou olhando o livro com cara de palhaça.
A Fortuna também marca um momento de transformação, exacerbado pelo período em que estão vivendo - os anos 50 - e também pelo falecimento de outros personagens antigos e secundários. Não é só a cidade que está mudando, mas a própria família.
De certa forma, faz a gente pensar em como muitas das picuinhas e divergências do passado foram inúteis. Porque no fim das contas, o tempo passou, pessoas se foram, e o mundo mudou. Nada é permanente.
Enfim, acho que o ponto alto de A Fortuna é o fim. Que é bem diferente do que eu estava esperando quando comecei o livro, mas fez total sentido. Especialmente considerando o nome do último livro - A Chuva - e minhas expectativas de que a história vai terminar exatamente onde começou.
Por fim, fica aqui mais um apelo meu para que vocês leiam a série Blackwater. Não vão se arrepender!
Sinopse: Alabama, 1946. Os Caskeys já enfrentaram diversas provações, alianças inesperadas se formaram, conflitos amargos se instalaram. Miriam agora está à frente dos negócios da família, sempre buscando aumentar a riqueza deles, até que faz uma descoberta surpreendente, que vai lhes dar ainda mais dinheiro. Mas essa fortuna repentina será suficiente para conter os fantasmas do passado? E quanto tempo eles terão até a natureza cobrar seu preço?
Título original: The Fortune
Autoria: Michael McDowell
Tradução: Fabiano Morais
Editora: Arqueiro
Gênero: Horror | Gótico
Nota: 5
SKOOB
Autoria: Michael McDowell
Tradução: Fabiano Morais
Editora: Arqueiro
Gênero: Horror | Gótico
Nota: 5
SKOOB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!