Cinco Heroínas não tão Heroicas - Queria Estar Lendo

Cinco Heroínas não tão Heroicas

Publicado em 6 de out. de 2016


Estamos muito acostumados a ler livros onde as protagonistas são aquelas garotas guerreiras, que pegam em armas e saem nas ruas gritando por seus direitos. Mulheres ou garotas fortes, independentes, donas de si, que impõem sua presença a partir da primeira cena. Independente de não quererem lutar em uma revolução ou quererem começá-la, elas são as famosas "protagonista badass".

Esta lista, no entanto, quer fugir um pouco disso. Eu separei cinco heroínas de livros que me conquistaram não pela sua aura guerreira, mas porque eram fortes independente de baterem de frente com um vilão, um sistema ou uma causa. Elas são fortes porque acreditaram no amor, na amizade, na própria coragem, ainda que não o suficiente para guiar uma revolução ou destruir um sistema opressor.



Puck só quer viver em paz. Ela se inscreve na Corrida porque precisa do prêmio para sustentar a si mesma - uma vez que o irmão pretende deixar a ilha - e porque quer provar que consegue se cuidar sozinha. Ela não confronta nenhum exército, mas confronta as próprias limitações e, principalmente, o medo. A maneira com que a Maggie trabalha e injeta esses momentos de bravura na Puck são geniais, e você realmente vê uma personagem poderosa ali.



Outra protagonista da Maggie que não merece palmas, mas o Tocantins inteiro. Blue é uma garota excêntrica, carismática e sozinha. Ela encontra uma razão e uma aventura nos garotos corvos - aqueles que, até então, ela deveria ficar longe - e essa aventura se torna uma provação de momentos corajosos conforme as histórias avançam e ela se envolve mais e mais em busca desse rei adormecido. Blue é bem forte - não porque sabe dar um soco, até porque ela não sabe - mas porque é capaz de fazer de tudo para proteger seus garotos.



Isobel - Nevermore
Minha amada rainha suprema, Isobel é a personagem principal da trilogia Nevermore, escrita pela Kelly Creagh. Ela é uma líder de torcida toda trabalhada nos esteriótipos que, ao se aproximar de um garoto sinistro do colégio, acaba descobrindo todo um mundo sombrio em meio aos sonhos. Quando esse garoto é levado até esse mundo, Isobel é a única que pode salvá-lo - ela se torna o cavaleiro de armadura branca dele. Ainda assim, Isobel é cheia de dúvidas, hesitações e momentos de fraqueza. Ela é só uma adolescente lutando contra um mundo sombrio, e por isso tão incrível.



Quando o arrebatamento acontece - e seus pais são levados com ele - Vivian confronta o apocalipse. Ela pode sentar e chorar ou ela pode mexer o traseiro para tentar entender o que está acontecendo; ela não é movida por coragem e nem por extrema bravura, ela só quer respostas. Na companhia da melhor amiga, de muita sororidade e de diálogos brilhantes, Vivian usa sua inteligência para sobreviver ao fim do mundo.



Lady Fogo - Fogo
Uma das personagens mais sofridas que já li, Fogo é um monstro no mundo onde vive. Ela é uma aberração, temida por muitos, odiada por muitos, desejada por todos. Ela tem poderes, tem uma beleza arrebatadora e tem ciência disso, mas tenta se esquivar e permanecer sozinha para que os outros não caiam em tentação - ou que tentem matá-la. Fogo é muito covarde, mas sua covardia é bem colocada quando ela se torna questionadora, quando sua presença se torna importante. Fogo não é nenhuma Katniss, mas é incrível exatamente por isso.

3 comentários:

  1. Oi Denise!
    Adorei sua lista, ainda não li nenhum dos livros citados mas já gostei das protagonistas.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Adorei a listinha, fiquei curiosa para conhecer as personagens de pertinho. Tá na minha lista de "desejados" e de futuras leituras "A Corrida de Escorpião" e "Os Garotos Corvos"... Quero ler todos os livros dessa autora.

    adorei o post.

    xoxo
    Mila F.
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise!

    Eu não li nenhum da sua lista! Que vergonha! O bom é que anotei as dicas e fiquei morrendo de vontade de ler Os Garotos Corvos <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo