Resenha: O Verão que Mudou a Minha Vida - Jenny Han - Queria Estar Lendo

Resenha: O Verão que Mudou a Minha Vida - Jenny Han

Publicado em 20 de fev. de 2020

Resenha: O Verão que Mudou a Minha Vida

Seguindo a vibe da Denise com a Maratona Literária de Verão, resolvi ler livros no tema. O primeiro deles foi O Verão que Mudou a minha Vida, o primeiro volume da trilogia Verão da Jenny Han. Já queria ler a um tempo e para quem não conhece, ela que escreveu a trilogia Para Todos os Garotos que já Amei.

Livros para quem ama romance contemporâneo:

O Verão que Mudou a Minha Vida conta a história de Belly, uma adolescente que passa todos os verões da sua vida em Cousins na casa de Susannah. Susannah é muito amiga da mãe de Belly e ela tem dois filhos: Jeremiah e Conrad, por qual Belly é apaixonada desde sempre. Todos os anos Belly mal vê a hora de chegar o verão, colocar as malas no carro e ir com a mãe e o irmão para Cousins.

Confesso que me identifiquei no início com a Belly. Já tive uma paixão platônica na infância e entendo como ela se sente. O verão também é a minha estação preferida do ano, então eu já tinha dois fatores de identificação com a Belly, mas eles pararam por ai.

Por ser uma adolescente de 16 anos, super compreendo a Belly ter as atitudes que tem e não enxergar muito o mundo a sua volta. Susannah está bem abatida, ela já lutou contra um câncer e ainda está se recuperando. Ela é uma mulher forte e enérgica, sempre com alto astral e de bom humor.

Resenha: O Verão que Mudou a Minha Vida

Conrad, por sua vez, está mais mal-humorado e fechado do que nunca. Belly tenta a todo momento se conectar a ele, mas parece impossível quebrar o escudo que ele fez ao redor dele mesmo. Ele é um pé no saco o livro inteiro e eu queria afogar ele na piscina de tão insuportável que ele estava.

Já o irmão dele, Jeremiah, é um doce de menino e eu queria guardar ele num potinho pra ninguém machucar o meu neném. Ele é bem humorado, sempre tenta ver o melhor da situação e não deixa o irmão estragar o que é pra ser o melhor verão da vida deles. Já que Conrad vai para faculdade ano que vem e o irmão de Belly também, é o último ano que os quatro estarão juntos.

Infelizmente, nem tudo são flores e como eles esperavam. Conrad é a grande parcela de tudo ser pior do que devia, já que ele não facilita a vida de ninguém. Como mais velho do grupo e o mais admirado por todos, ele meio que dita as regras e também o humor do grupo. A essa altura, você já deve ter percebido que ele não facilitou as coisas pra ninguém.

Além de estragar o verão de todo mundo, Conrad claramente não sabe lidar com o que sente pela Belly. Assim que ela começa a tocar a vida e se envolve com outro garoto, ele começa a ter ataques de ciúmes, mas admitir o que sente que é bom e saudável ele não faz.

Ao contrário de Conrad, Jeremiah sempre tenta melhorar a situação e ele sim é adulto o suficiente nesse quarteto para lidar com o que sente. Apesar de Belly não corresponder os sentimentos dele, ele segue a vida e deixa a garota em paz. Agindo como um bom amigo que é, já que a amizade dos dois vale mais do que qualquer coisa.

Do lado dos adultos, o pai dos meninos está distante e isso só piora o humor do grupo. O marido de Susannah nunca teve muito espaço na casa da praia, apenas aparecendo lá em um ou outro final de semana. A casa sempre foi de Susannah e dos meninos, ele é mero convidado. Mas as coisas ficam um pouco mais estranhas quando ele não aparece no final de semana dizendo que está ocupado demais com o trabalho.

Resenha: O Verão que Mudou a Minha Vida

A narrativa é na visão da Belly, o que limita bastante as coisas e impede que nós, leitores, tenhamos um ponto de vista mais amplo além da mente adolescente. Jenny Han perdeu muito com esse tipo de narrativa. Já que poderia explorar muito mais os outros personagens. 

Apesar disso, eu já estava amarrada no livro nas primeiras páginas e da metade pro fim. Foi uma tacada só. Eu simplesmente não podia largar o livro, era impossível. A autora tem esse poder, sendo o quarto livro que leio dela. Posso dar esse testemunho que as palavras da Jenny Han são bem envolventes.

Para mim, o final de O Verão que Mudou a Minha Vida não foi dos melhores, mas eu espero um crescimento maior da Belly no próximo livro. Afinal, ela é uma adolescente e eu tenho esperança. Já estive no lugar dela e eu era bem tapada, mas a gente evolui. Eu vou dar mais uma chance para o próximo volume. Tenho sérias esperanças por ser Jenny Han e por saber do que ela é capaz. Por favor, não me decepcione.

Sinopse: A vida de Isabel Conklin é marcada pelas férias de verão. As outras estações do ano são como um intervalo, dias que passam lentamente enquanto ela espera que o sol lhe traga de volta o que mais ama: o mar, descanso, diversão e, principalmente, Conrad e Jeremiah Fisher. Os garotos da família Fisher sempre estiveram ao lado de Belly em suas aventuras. Conrad é ousado, sombrio, inteligente. Já Jeremiah, é confiável, engraçado, espontâneo. Mesmo sendo tão diferentes, os três constroem uma amizade que parece inabalável. Apenas parece... Tudo muda quando, em uma dessas férias, Conrad demonstra sentir algo por ela. O problema é que Jeremiah faz o mesmo. À medida que os anos passam, Belly sabe que precisará escolher entre os dois e encarar o inevitável: ela vai partir o coração de um deles.

Título original: The Summer I Turned Pretty
Autora: Jenny Han
Editora: Intrinseca
Tradução: Mariana Rimoli
Gênero: Romance 
Nota: 3,5
SKOOB


5 comentários:

  1. Oi Raquel!
    Eu ja vi tantas resenhas bem medianas dessa trilogia que eu confesso que tenho pouquissimo interesse. Sou muito mais adepto a dos Garotos, que inclusive vou tentar ler o livro e espero curtir.

    Abraços
    Emerson
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel
    Já tive interesse em ler essa trilogia também, porque eu adoro a outra da autora, mas comecei e não gostei muito não, achei bem do sem graça e acabei abandonando.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel, desde que li Olho por Olho da Jenny Han eu fiquei encantada com a escrita dela, ela me faz gostar de tramas adolescentes rsrsrs Quero ler esse novo dela e espero gostar tb, mas pra variar, melhor alinhar as expectativa srsrrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá, você recomenda essa trilogia para uma menina de 10 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4.5.23

      eu recomendo muito, quando li, tinha 12 anos e simplesmente amei e ainda aamo kakakaka

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo