Resenha: A Retomada da União - Bárbara Morais - Queria Estar Lendo

Resenha: A Retomada da União - Bárbara Morais

Publicado em 6 de out. de 2015

Resenha: A Retomada da União - Bárbara Morais

Eu estou com sérias dificuldades para redigir essa resenha, como sempre parece acontecer quando o livro mexe com a minha cabeça. Positivamente, neste caso, porque A Retomada da União foi excelente como já era esperado; o desfecho digno que a trilogia Anômalos merecia.

Mais histórias de ficção científica:

Depois do caos no comício, Sybil Varuna se encontra refugiada com os amigos, sem entender o que está acontecendo e qual é o lugar seguro para onde a estão levando; para seus familiares e para seu inimigo, ela está morta. Para um levante silencioso que acontece entre a rebelião anômala e o governo humano, ela está mais viva do que nunca.

Recém-descoberta filha de uma importante peça na conquista de liberdades para os anômalos, Sybil se vê frente a frente com a oportunidade de lutar pelo que acredita ser certo para ela e para todos que ela conhece, mas vai descobrir que a liberdade nem sempre vem com o jogo limpo. Especialmente quando o outro lado da moeda é Fenrir, que está determinado a conquistar o que é de direito dos anômalos derrubando a ordem que ele encontrar pela frente.

Eu nem vou reler esse resumo porque sei que ele ficou um caos. A sinopse fala muito mais do livro por si só, e o livro, obviamente, fala muito e muito mais.

Resenha: A Retomada da União - Bárbara Morais

A narrativa da Bárbara ainda tem os seus trejeitos, e logo de cara nos vemos reconhecendo a familiar voz de Sybil, a anômala que quase morreu num naufrágio e agora está de cara com uma revolução política. Política, sim, porque esse livro é muito sobre acordos e escolhas e embate de ideais que não combinam com o que os povos precisam, especialmente os anômalos, reprimidos e humilhados por tanto tempo de governo.

Em um lado está Fenrir que, com a morte do Almirante no atentado do comício, assume-se como vítima das circunstâncias e o coitado que pode ajudar todos a deixarem de serem vistos como outras vítimas. Ele é o rosto radical, mas contido em sua posição de mártir, um líder bruto atrás das cortinas e benevolente para quem lhe interessa ser.

Fenrir entendia que não importava o preço que precisasse pagar, a liberdade é mais importante.

 

Idris, que Sybil vem a conhecer - e se tornou, de longe, uma das minhas personagens favoritas - é a pacífica ordem política que um novo mundo precisa. Ela sabe fazer escolhas, sabe aceitar riscos, e sabe sofrer por eles. Idris perdeu um membro importante de sua família, e o luto que a guia é a ideia de que a morte dessa pessoa pode ter algum significado se eles mudarem o que precisa ser mudado.

Há cenas de ação, há romance e há estratégias de uma guerra silenciosa na medida certa. O livro segue um ritmo calmo, embalado por alguns momentos de tensão, e termina em alguns capítulos de tirar o fôlego. Eu realmente não me lembrei de respirar em um deles, porque foi desespero do começo ao fim!

Resenha: A Retomada da União - Bárbara Morais

O crescimento da Sybil e sua forma de entender e aceitar (ou não aceitar) o que está acontecendo ao seu redor são coisas muito admiráveis nesse último livro. A relação dela com os próprios poderes, com o que sobrou da sua recém-descoberta família. E sobre o trágico passado envolvendo o seu nascimento - o fato de ela se manter tão próxima dos amigos e da velhinha que a criou no orfanato porque perder as pessoas que ela ama é seu maior medo, é tudo muito dela.

Desde o começo do livro, você vê cada pedacinho da Sybil ali, mais forte e mais determinada, mas ainda a garota das primeiras páginas de A Ilha dos Dissidentes.

- Final feliz é um luxo que a maior parte de nós não tem, Andrei.

Outros anômalos, como Andrei, Hannah, Hassam e Leon, tiveram seus melhores momentos durante o decorrer da trama. Leon especialmente, porque ele é o meu favorito desse livro. Eu só queria abraçá-lo o tempo todo e prometer que tudo ficaria bem. Hassam está mais no background, mas tem suas cenas impactantes, especialmente em relação ao Leon. Não vou falar muito a respeito, então deixo o suspense no ar. Hannah foi um amorzinho o tempo todo, forte e decidida e extremamente dedicada às pessoas e à causa.

Idris, como líder, foi excepcionalmente bem construída. Ela tem força e tem fraqueza e tem aquele que de mistério que te deixa pensando sobre sua história e o que a impulsionou até chegar na liderança de um levante; ao seu lado, a figura que mais se destaca, não tão positivamente porque a detestei desde o primeiro momento, é Cléo. Ela tem parentesco com a Sybil, e acha entender da menina melhor do que ela mesma; os conflitos emocionais entre as duas rendem boas discussões.

Por que sinto vontade de gritar enquanto caminho, frustrada com o fato de que sempre parece haver a necessidade de um sacrifício para que as pessoas possam ser livres?

A parte política e a guerra civil instaurada foram minhas favoritas. A Bárbara trilhou um caminho para esses acontecimentos desde o primeiro livro, desde a missão de Sybil, desde o incidente no metrô no segundo volume; tudo estava lá, esperando pelo estopim. Há muita tensão e incerteza, e o final da trilogia foi bem encaixado no que a história pedia.

Não é feliz, mas não é triste, é um talvez. A Retomada da União (e a trilogia Anômalos) entrou para a minha lista de 'melhores distopias que você pode querer ler'.

Sinopse: Depois do atentado que ficou conhecido como Massacre Amarelo, a situação em toda a União está crítica. Para a maioria das pessoas, Sybil está morta. A tensão entre humanos e anômalos é palpável, e Fenrir se apodera da fraqueza de seus semelhantes para se intitular o herói da revolução. Com a ajuda de novos e velhos aliados, Sybil resgata seu passado ao mesmo tempo em que tenta conquistar um futuro diferente para seus iguais. Peça-chave no plano para deter os principais inimigos do Estado, a garota se encontra em meio a um jogo político abarrotado de intrigas e mortes. Prepare-se para desvendar os maiores e piores segredos que estão por trás do desfecho desta eletrizante trilogia.

Título original: A Retomada da União
Autor: Bárbara Morais
Editora: Gutenberg
Gênero: Distopia
Nota: 5


10 comentários:

  1. Gostei muito da resenha, mas acho que vou ter que ler desde o 1° livro para poder entender tudo direitinho kk.

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nazaré!
      LEIA LEIA LEIA, uma das melhores distopias que já tive o prazer de conhecer! Vale muito a pena *-*
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  2. Amei a resenha!!!! Fiquei até emocionada com tudo o que sentiu com o fim da história! Obrigada! =*
    (eu sou agente da autora hahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que honra a agente por aqui *-----* ASFBASIUABGOUAB
      Imensamente contente por saber que a resenha agradou tanto! O livro foi uma das minhas melhores leituras do ano!
      Obrigada você pela visita *-*

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  3. Amei a resenha!
    Agora, com toda certeza, lerei essa distopia.

    Esses gifs estavam muito amores xD

    Beijos,
    Gi.

    -------------------------------
    http://surtandocompalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENINA VAI LER LOGO AKJFSAUOBGSOABGOUASOUGAB
      Tentei me controlar nos gifs, mas não dá, eles são tão necessários G_G

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  4. Oi Deniseeeee!!

    Tudo bem? AMEI O VISU NOVO DO BLOG. Já tinha visitado bastante mas estava sem tempo de comentar direitinho e tudo o mais. Agora já me adaptei a nova rotina mais louca que nunca :D

    Não li toda a resenha porque já tenho o primeiro livro e logo vou iniciar essa trilogia distópica FODASTICA. Não tenho dúvidas de que o livro é maravilhoso, emocionante e tudo o mais!! Só pelos seus surtos e a premissa já da pra notar que amarei forte mesmo.

    Muito boa as resenhas mega empolgantes aqui no blog!! Adoro.

    Beijo
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bom e contigo?
      Ahhhhhh muito obrigada! Tô apaixonada pelo visual novo também, modéstia parte HUASHUUHAAUHSUHAS a Bibs arrasou. Fico muito feliz por ter agradado você!
      LEIA LEIA LEIA, e surte comigo! O primeiro livro é tão amorzinho e felicidade saudades felicidade, e daí o segundo tiro porrada e bomba e aí esse final tÃO FODA ASFBSABAOUABOUA aguardarei suas resenhas pra surtar contigo.

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  5. Nossa, não conhecia a trilogia. Feliz de saber que gostou tanto. =O

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Flor
    Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, e também não conhecia o autor mas a premissa e realmente muito boa, pelo que entendi o livro conta com tudo não é mesmo?cheio de aventura e ação e um bom romance!apesar de não me agradar muito, livros que envolvem a politica percebi que a Historia era extremamente necessário, mas adoro quando o personagem se desenvolve sabe? amadurece no decorrer da leitura,enfim estou na duvida ainda se leio ou não,mais adorei sua Resenha parabéns flor.
    Beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo