Resenha: Nyxels: Mundo Novo - Luana Cruz - Queria Estar Lendo

Resenha: Nyxels: Mundo Novo - Luana Cruz

Publicado em 27 de ago. de 2021

Resenha: Nyxels: Mundo Novo - Luana Cruz

Lançamento da autora Luana Cruz pela We Coletivo Editorial - e cedido em parceria ao blog para esta resenha -, Nyxels: Mundo Novo é uma ficção científica sobre família e lar.

Se você gosta de ficção científica, vai curtir:

A história se divide em diferentes núcleos e acompanha os filhos de uma geração que confrontou um grande acontecimento em seu planeta natal. O preço desse acontecimento foi o êxodo para a Terra; aqui, eles se esconderam e assumiram novas identidades.

Maíra acaba de perder a mãe e, sem o pai e o irmão gêmeo - também vítimas de uma fatalidade no passado - precisa se mudar para Belém a fim de viver com a tia, mulher com quem nunca teve contato e que parece guardar mais segredos do que transparece.

Thomas perdeu a mãe e a irmã gêmea no passado, e leva uma vida agitada por causa do emprego do pai. A pouca calmaria que tem ao lado da namorada Jade desaparece junto com ela. Ainda que deseje entender o sumiço da garota, Thomas precisa se mudar apressadamente com o pai, e essa mudança pode acabar se conectando à todas as estranhezas que começam a acontecer ao seu redor.

Resenha: Nyxels: Mundo Novo - Luana Cruz

Quando coincidências unem Thomas e Maíra e eles finalmente entendem que tudo que acreditavam era uma mentira, eles decidem se unir para encontrar respostas; de onde vieram, por que estão ali e por que receberam tantas mentiras com o passar dos anos.

Nyxels: Mundo Novo mistura ficção científica a drama familiar e mistérios investigativos. Nessa parte, me lembrou bastante da sensação que tive com A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, da Becky Chambers; é um livro perfeito para quem é fã da autora, com aquela coisa de estarmos no espaço ou numa ambientação diferente do usual e de nos fixarmos nos personagens mesmo assim. Para quem gosta de algum desses gêneros, vai acabar encontrando detalhes curiosos no decorrer da história, e vai se sentir familiarizade com esses detalhes.

Se queriam respostas, teriam que buscar sozinhos.

A escrita da autora Luana Cruz é fácil de acompanhar e apresenta os personagens aos poucos, nos dando tempo de conhecê-los, sua história e passado e o que estão vivendo naquele momento, antes das grandes reviravoltas. Maíra e Thomas são os protagonistas, mas temos também pontos de vista de coadjuvantes importantes para o decorrer da trama; Benjamin, Ahid, Jade acrescentam informações interessantes e importantes para nos situar a respeito do que está acontecendo e por que está acontecendo - ainda que nem todas as informações sejam reveladas.

Uma coisa que me incomodou um pouco no decorrer da história foi essa sensação de perdição. Eu sou uma grande entusiasta de mistérios, mas queria ter me sentido um pouquinho mais familiarizada com as coisas diferentes da história antes de encontrá-los. Lá pelos 30% e 40% do livro, ainda tinha informação demais sendo revelada e apresentada, deixando a quantidade de coisas para assimilar um pouco pesada demais.

Outro detalhe que acho importante ressaltar é que algumas informações não batiam com o que tinha sido apresentado um pouco antes; não são coisas que atrapalhem absurdamente, mas detalhes que você pesca, como falhas como numa cena o personagem pensar que não se lembra do rosto da mãe e da irmã, e na cena seguinte ele dizer que tem uma fotografia das duas.

Em relação aos personagens, gostei do crescimento deles na história. Principalmente da Maíra (que também pode ser chamada de Kira) e do Thomas.

Ela, mais fechada e fria e solitária desde a primeira cena. Ele, um pouco mais aberto ao mundo e o que ele tem a oferecer. Duas metades separadas por anos e mentiras que, quando se encontram, voltam às origens de serem o melhor um para o outro e de oferecerem aquela sensação de "estou completo" que faltava.

Dizem que o silêncio é ausência; mas ele preenchia cada centímetro de um jeito ensurdecedor, como uma caixa em um constante retumbar repleto de nada.

Eles foram consistentes em tudo que viveram, nas provações e nas revelações e na fidelidade ao que acreditavam precisar fazer para entender sobre seu passado e, assim, futuro. Os coadjuvantes, como eu disse, ajudam a tornar a história mais firme, com detalhes e personalidades e diálogos que deixam a atmosfera da trama mais crível. Quando as peças começam a se encaixar em relação ao que levou ao êxodo, por que há tantos segredos, quem são aqueles alienígenas e o que estão fazendo na Terra, fica impossível de largar até o fim.

Jade é uma personagem extremamente interessante, forte e de atitude firme; mas sinto que falar sobre ela tira toda a surpresa e a graça de acompanhar as coisas que acontecem ao seu redor. Então fica o meu pequeno comentário de que ela acrescentou ótimos detalhes na trama paralela, e na trama principal.

Em relação à parte da ficção científica, ela demora um pouco a aparecer e a se solidificar na trama - apesar dos primeiros capítulos nos darem margem do outro planeta e de todo um sistema de poderes e criaturas diferentes -, mas acontece de maneira gradual, com intervenção dos coadjuvantes para colocar os pingos nos is. É interessante e criativa, construída com algumas bases de Space Opera - como poderes elementais, metafísicos e psíquicos, que são magia só que no espaço - e com uma base política que ajuda a deixar aquele universo ainda mais curioso.

Ah, e o final é um ótimo gancho para a sequência. Aquele tipo de final cliffhanger que deixa a gente na beira do sofá com um grande e sonoro O QUÊ?

Resenha: Nyxels: Mundo Novo - Luana Cruz

Nyxels: Mundo Novo é um ótimo livro para quem quer se aventurar na ficção científica com ação e reviravoltas, e também para quem gosta de dramas familiares e políticos.

Título original: Nyxels: Mundo Novo
Editora: We Coletivo Editorial
Autora: Luana Cruz
Gênero: Ficção Científica | Drama
Nota: 4


3 comentários:

  1. Oie
    Amei a resenha e fiquei curiosa para ler o livro. o Enredo parece ser muito bom.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii, adorei a resenha inclusive já anotei no meu caderninho de Livros que preciso conhecer.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Oi De,
    Ixi, acho que esse livro não é para mim não... A premissa não chama tanto minha atenção e essa pegada de ficção científica e política, acho que não será tãooooo fluído, infelizmente!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo