Se você ama fantasia, mas procura uma leitura diferente dos YA, hoje essa lista é sua. Separei algumas indicações de fantasias para o público adulto para que possa conhecer!
Importante lembrar que todos esses livros são adultos, então têm gatilhos e conteúdo mais pesado. Importante consultar quando for ler - nesse post aqui, eu falo sobre onde encontrar os gatilhos dos livros na internet.
Nona Casa (Leigh Bardugo)
Alex é a única sobrevivente de um massacre terrível e, tendo abandonado a escola cedo, nunca foi destaque em muita coisa. Até que recebe o convite de estudar em Yale com uma bolsa integral; o motivo? Tem alguma coisa a ver com seu poder sobrenatural, e o fato de coisas bizarras estarem acontecendo entre as sociedades secretas mágicas de lá.
Nona Casa é um espetáculo em narrativa e desenvolvimento; tem um ritmo lento, mas muito instigante, personagens extremamente bem construídos (com uma protagonista badass) e a parte fantástica é de encher os olhos. É sombria, macabra e terrível, como toda a trama ao redor da Alex.
Os Reis do Wyld (Nicholas Eames)
O primeiro do autor aqui no Brasil, lançado pela Editora Trama, é uma aventura perfeita para quem ama RPG e fantasia épica. Na história, um grupo de mercenários aposentados se reúne novamente, depois de anos sem se falar, para resgatar a filha de um deles - que, também mercenária, ficou presa em um cerco a uma cidade distante lá no fim do mundo.
Daí para frente temos uma história cheia de perigos, provações e reuniões de conhecidos que não estão mais nos seus anos de glória. O humor é 10/10, nível Monty Python de deboche e inteligência, e é impossível terminar essa leitura sem se apaixonar pela trama.
A Cidade de Bronze (S.A. Chakraborty)
Inspirado em lendas do oriente médio, essa trilogia acompanha uma garota que, acidentalmente, invoca um djin - e, daí para frente, se vê conectada a uma trama mágica que envolve poderes sobre os quais não entendia, um legado de sangue e uma cidade escondida entre as areias do deserto.
Esses livros são recheados de política, discussões sociais e personagens extremamente complexos. A história da Nahri, do Dara, do Ali e de tantos outros é conectada à Daevabad, a cidade mágica, refúgio para algumas criaturas fantásticas, o pesadelo para outras. São livros intensos, do começo ao fim.
O Olho do Mundo (Robert Jordan)
Uma das maiores séries de fantasia desde O Senhor dos Anéis, esse épico de Robert Jordan explora um universo onde a magia está sob poder das mulheres, as Aes Sedai, e homens há muito não mais a controlam. Mas existe uma profecia que fala sobre o Dragão Renascido, aquele que vai voltar para salvar o mundo - ou destruí-lo por completo.
Os livros são enormes e de uma complexidade narrativa e de construção de mundo para fazer qualquer fã de fantasia épica, como eu, chorar de amor. As personagens femininas são complexas, impactantes, as cenas de ação são sensacionais e tem umas reviravoltas bem interessantes no decorrer da trama. E, claro, muita magia.
Nós somos a cidade (N.K. Jemisin)
As cidades estão despertando pelo mundo. Elas encontram hospedeiros que serão sua consciência, e começa uma guerra contra um inimigo silencioso e tenebroso que vem crescendo pelo mundo; agora, é a vez de Nova York lutar.
Com maestria, Jemisin conta uma história de fantasia com pé na realidade. Fala sobre repressão, preconceito, misoginia, genocídio de minorias, gentrificação e tantos outros conflitos que vêm crescendo com o passar dos anos. A cidade é a pessoa e a pessoa é a cidade, mas a pessoa que é subjugada, a diversidade que é silenciada. E o inimigo é o mais óbvio possível.
E aí, tem mais alguma indicação de fantasia para o público adulto?
Nona Casa tudo pra mim! BARDUGO, TRAZ LOGO A CONTINUAÇÃO QUE PRECISO SABER DO MEU FILHO DARLINGTON AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Amei as indicações até hoje quero ler "A cidade de bronze" sempre esqueço rs.
ResponderExcluirbeijos
https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1
Oi Denise! tenho vontade de ler Nona Casa só por ser da Leigh, gosto bastante da escrita dela. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books