Uma coisa que vem sendo discutida muito nos últimos anos é sobre aviso de conteúdo e de gatilho nas resenhas e posts de indicação de livros, mas, como esse é um assunto grande demais para um só parágrafo, vamos ao principal: onde encontrar os gatilhos dos livros na internet?
Aviso de gatilho é uma situação complexa porque qualquer coisa, literalmente qualquer coisa, pode ser um gatilho. Desde as cenas mais gráficas e pesadas quanto coisas simples quanto a descrição de um lugar, de um cheiro, de uma sensação. Não dá para saber o que vai engatilhar a pessoa que está lendo, por isso eu resolvi fazer esse post.
Descobri o Book Trigger Warnings (em tradução literal: Alerta de Gatilhos dos Livros) em 2020 e venho usando esse site sempre que quero ler alguma coisa que acho que pode me engatilhar. Esse site é um acervo gigantesco de todos os gatilhos possíveis que você pode encontrar num livro que for ler.
Quando decidimos fazer a leitura coletiva de Gótico Mexicano, eu fui até lá para procurar o que poderia haver de pesado na história - e saber sobre algumas coisas me ajudou bastante na hora de ler.
Esse site também é colaborativo, o que significa que você pode cadastrar livros lá e colocar os avisos de gatilho que encontrou no livro. É um acervo bem gigantesco e com muitos livros hypados, mas, caso procure e não encontre, ou caso procure para adicionar e não encontre, também existe o Trigger Warning Database.
É outro site de pesquisa onde basta jogar o título do livro lá e ele vai te listar todo o conteúdo que pode vir a ser gatilho para você.
É importante lembrar que ambos os sites são em inglês. Caso não esteja acostumade a ler nessa língua, basta pegar o título em inglês do livro que estiver lendo (uma pesquisa rápida na Amazon já te aponta a tradução, ou uma espiadinha na página de informações que fica na parte de trás, entre as primeiras do livro) e colocar na busca. Ai copia a lista e cola no Google Tradutor. Pronto! Você tem em mãos o que a história vai conter, sem spoilers, só os avisos.
Avisos de conteúdo são bastante importantes, também; a gente costuma colocar aqui sempre que os livros são mais pesados ou gráficos. Thrillers e livros de terror já são naturalmente histórias com temáticas pesadas, então fazemos isso principalmente para Fantasia e Ficção Científica.
Nona Casa, da Leigh Bardugo, é um livro pesado. Gótico Mexicano, da Silvia Moreno-Garcia, é um livro pesado. Meninas Selvagens, da Rory Power, tem cenas gráficas de body horror e gore. Então, sim, é sempre legal ter um avisinho (ainda que os dois primeiros NÃO SEJAM para o público jovem, são livros adultos!).
Olá Denise,
ResponderExcluirAdorei seu post! Esse é mesmo um tema complicado e ter um site colaborativo que auxilia nisso ajuda bastante, o que não conhecia ainda.
Ainda quero fazer um post sobre isso mas sei o quão polêmico e complicado é falar sobre isso. Eu raramente tenho gatilhos então não consigo descrever bem isso para leitores, o que no fim pode parecer falha minha. Mas não é. Ter esse compilado de opiniões é mesmo o ideal.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Amei essas dicas, vou usar e repassar elas. Isso é genial, ajuda tanto, principalmente pra galera que têm ansiedade
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi, posso fazer um post no meu ig literário sobre o seu texto e dicas? Dando todos os créditos ao seu blog
ResponderExcluirOi, migs! Já temos esse conteúdo no nosso tiktok e ele vai pro nosso instagram semana que vem, então se quiser compartilhar o nosso link: https://www.tiktok.com/@queriastarlendo/video/7099233315827371270
ExcluirBjs!
❤ Com certeza ❤
ResponderExcluir