Resenha: Piranesi - Susanna Clarke - Queria Estar Lendo

Resenha: Piranesi - Susanna Clarke

Publicado em 21 de jul. de 2022

Resenha: Piranesi - Susanna Clarke

Piranesi foi o título vencedor do Women's Prize for Fiction; segundo livro publicado pela aclamada autora Susanna Clarke, e lançado aqui pela Editora Morro Branco, é uma história que mistura fantasia, ciência e mistério com maestria.

Mais histórias para quem curtiu Piranesi:

A Casa é um lugar misterioso e acolhedor. Piranesi, como é chamado, mora ali há alguns anos e encontra, entre os inúmeros Salões e Estátuas que existem no lugar, seu lar e conforto. Piranesi conhece tudo sobre a Casa, sobre seus corredores, sobre as peculiaridades de cada Salão. Ele é parte da Casa e a Casa é parte dele.

Dentro de sua rotina, Piranesi se encontra com o Outro algumas vezes por semana a fim de ajudar esse sério estudioso a desvendar um grande segredo do universo. Como ele vai fazer isso? Piranesi não sabe, mas está sempre tentando auxiliá-lo.

Quando uma coisa começa a sair dos eixos dentro da rotina e da deliciosa monotonia da casa, cabe a Piranesi e seus diários meticulosos a investigação; quando esse mistério começa a se tornar perigoso, cabe a Piranesi escapar e sobreviver a ele.

Resenha: Piranesi - Susanna Clarke

Pensa num livro que vai ser difícil de resenhar. É Piranesi.

A história que a Susanna Clarke conta aqui é tão intrincada ao mistério e à falta de informações, à sensação de confusão que as primeiras 100 páginas contam, que revelar demais estraga toda a maravilhosa surpresa que o livro entrega.

Ao mesmo tempo, posso ver que é da natureza dos homens preferir uma coisa à outra, achar uma coisa mais significativa do que outra.

Piranesi é um livro sobre a atmosfera que traz. Sobre seu protagonista, sobre a Casa e seus Salões, sobre as infinitas Estátuas, sobre os pássaros, o Outro e a tal busca impossível que ele vem fazendo.

A trama depende muito da sua confusão inicial porque, quando ela entrega as respostas e todas as coisas confusas se encaixam, o quebra-cabeça é tão surpreendente que tudo que eu conseguia fazer era devorar mais e mais páginas até o fim.

A jornada do Piranesi é dependente da Casa, do Outro, dos seus diários e até mesmo dos pássaros que habitam os Salões. Piranesi é um homem apaixonado por infinitos detalhes, pela liberdade desse pequeno e solitário mundo, ávido em detalhar cada mínima curiosidade que encontra em seus caminhos.

A sua relação com o Outro é de um vizinho simpático lidando com um pouco amigável, mas necessário - afinal de contas, só existe Piranesi e o Outro nesse imenso mundo de Salões e Estátuas. Por quê? O livro vai te contar.

Resenha: Piranesi - Susanna Clarke

A atmosfera fantástica mescla muito bem os segredos que esconde e as revelações que chegam; e, quando chegam, é notável a mudança da narrativa. De um livro encantador para um assustador com uma mudança de tom, Susanna Clarke mostra, em poucas páginas, como contar uma história cativante e criativa ao extremo.

Por um instante, tive noção de como seria o Mundo se, em vez de duas pessoas, houvesse milhares.

Se eu falar mais do que isso, não vai ter graça. Então se você gosta de fantasia, de mistérios e de histórias que saiam do comum para te desafiar e te levar por caminhos surpreendentes, é essa a sua próxima leitura.

A edição da Morro Branco é linda demais, tanto nos detalhes em bronze da capa, quanto os intrincados adornos na diagramação; a tradução de Heci Regina Candiani faz um trabalho primoroso com uma narrativa que é difícil, em partes, e então clara ao extremo.

Resenha: Piranesi - Susanna Clarke

Piranesi é o tipo de livro que você tem que viver, porque é impossível explicar. E também é impossível parar de ler, uma vez que você começa.

Sinopse: Em uma realidade onírica, magia e razão estão intrinsicamente ligadas nesta obra que se entranha por tênues labirintos místicos e extraordinários. Piranesi vive na Casa. Talvez, sempre tenha vivido. Em seus diários, dia após dia, ele registra de maneira clara e cuidadosa todas as maravilhas que encontra: o labirinto de salões, as milhares de estátuas, as marés que invadem as escadarias, as nuvens que se movem em uma procissão lenta pelos cômodos de cima. Habitualmente, encontra-se com o Outro, sua única companhia e com quem divide as pesquisas e explorações. Às vezes, Piranesi também leva oferendas aos mortos, mas, na maior parte do tempo, está só. De repente, mensagens começam a surgir no chão, rabiscadas a giz. Há alguém novo na Casa. Mas quem é essa pessoa e o que ela quer? É amigável ou traz consigo destruição e loucura, como diz o Outro? Textos perdidos têm de ser encontrados. Segredos esquecidos precisam ser revelados. O mundo que Piranesi pensava conhecer está se tornando obscuro e perigoso. A Beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita.

Título original: Piranesi
Editora: Morro Branco
Autora: Susanna Clarke
Tradução: Heci Regina Candiani
Gênero: Fantasia
Nota: 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo