Tudo que você precisa saber sobre O Caminho dos Reis - Queria Estar Lendo

Tudo que você precisa saber sobre O Caminho dos Reis

Publicado em 22 de jul. de 2022

Tudo que você precisa saber sobre O Caminho dos Reis

A ficção fantástica do Brandon Sanderson tá voltando para o Brasil. A Editora Trama anunciou recentemente a pré-venda de O Caminho dos Reis, primeiro volume da saga Os Relatos da Guerra das Tempestades. E hoje o post é pra falar sobre tudo que você precisa saber sobre O Caminho dos Reis.

Lembrando que a surtada aqui já fez uma série de posts sobre o Brandon Sanderson, e os livros dele. Segue a listinha:

O Caminho dos Reis é o primeiro volume de uma saga épica de fantasia, política e aventura. Esse é, literalmente, o maior trabalho da vida do Brandon Sanderson. Nos agradecimentos do livro, ele comenta que a ideia para essa história nasceu lá nos anos 90, terminou o primeiro rascunho lá pra 2003, mas só foi publicado de fato em 2010.

O Caminho dos Reis, na versão brasileira, ficou com 1240 páginas, com tradução de Pedro Ribeiro e Paulo Afonso. A capa dura em inglês tem 1124, entre apêndices e extras. A Editora Trama já comentou que o livro aqui vai ser publicado com as ilustrações originais.

Tudo que você precisa saber sobre O Caminho dos Reis
Tudo que você precisa saber sobre O Caminho dos Reis

Sobre a história e o mundo de O Caminho dos Reis


Roshar é uma terra de tempestades furiosas. Tormentas que varrem o terreno e que moldaram a geografia, o bioma e a civilização desse mundo, tamanha sua força. Quando as tempestades acontecem e se dissipam, no entanto, elas deixam mais do que destruição para trás. A magia desse mundo vêm através das pedras preciosas brilhantes deixadas pelas grandes tempestades; delas, é possível extrair "a luz da tempestade" (stormlight) e há maneira de incrustar essas pedras mágicas em talismãs. Geralmente, usados pela nobreza.

A história se divide entre diferentes pontos de vista, em diversos pontos desse mundo chamado Roshar. O ponto de partida da trama é o assassinato do rei dos Alethi, orquestrado por um povo rival conhecido como Parshendi. Através do ponto de vista de Szeth, o assassino, acompanhamos esse primeiro grande momento que dá início à história de O Caminho dos Reis.

Com o assassinato do rei, uma guerra se inicia contra os Parshendi. E um salto temporal nos apresenta aos cenários e aos protagonistas que vamos acompanhar.

A sinopse completa: Essas estranhas tormentas, de incrível poder, varrem o terreno rochoso com tanta frequência que terminaram moldando não apenas a ecologia, mas também a civilização. Animais que se escondem em conchas, árvores de galhos rígidos e uma vegetação que se retrai e se revela. As cidades só podem ser construídas onde a topografia oferece abrigo. Já se passaram séculos desde a queda das dez ordens conhecidas como os Cavaleiros Radiantes, mas suas Armaduras e Espadas Fractais permanecem: objetos místicos que transformam seres comuns em guerreiros praticamente invencíveis. Homens dão seus reinos em troca das Espadas Fractais. Guerras são travadas por elas, e são elas que garantem a vitória. Uma dessas guerras ocorre em uma paisagem inóspita conhecida como Planícies Quebradas. Lá, Kaladin, que abandonou seus estudos de medicina em troca de uma lança para proteger seu irmão mais novo, foi reduzido à escravidão. Agora, em meio a um conflito que parece não fazer sentido, no qual dez exércitos lutam isoladamente contra um único inimigo, Kaladin busca manter seus homens enquanto sonda os outros líderes. O Luminobre Dalinar Kholin comanda um dos exércitos. Assim como seu irmão, o falecido rei, ele é fascinado por um texto antigo chamado “O caminho dos reis”. As visões dos tempos antigos e dos Cavaleiros Radiantes o fazem duvidar até da própria sanidade. Do outro lado do oceano, a jovem Shallan, ainda inexperiente, procura realizar seu treinamento com a Luminosa Jasnah Kholin, a sobrinha herege de Dalinar. Embora aprecie o aprendizado, a motivação de Shallan não é tão nobre assim. Enquanto planeja um roubo um tanto ousado, a pesquisa que faz para Jasnah sugere segredos dos Cavaleiros Radiantes ― e a verdadeira causa da guerra. Após mais de dez anos de planejamento e construção deste universo único, “O caminho dos reis” é o fantástico capítulo de abertura de Os Relatos da Guerra das Tempestades, uma obra-prima de grande magnitude que continua a ser elaborada. Volte a dizer os antigos juramentos: Vida antes da morte. Força antes da fraqueza. Jornada antes do destino. E devolva aos homens os Fractais que outrora portaram. Os Cavaleiros Radiantes devem se erguer novamente.

 

Tudo que você precisa saber sobre O Caminho dos Reis

Sobre os personagens principais em O Caminho dos Reis


Os pontos de vista variam entre vários personagens. Kaladin, Shallan, Dalinar, Adolin e Szeth são os principais, com outros nomes ganhando espaço no decorrer do livro.

Kaladin é um guerreiro poderoso com rancor pelos nobres "lighteyes". Escravizado nas Planícies Quebradas, onde a guerra se desenrola em meio aos rochedos recortados e abismos mortíferos, Kaladin busca manter seus homens disciplinados e preprados para as travessias com as pontes, enquanto procura por outros líderes em sua trilha de retribuição.

Dalinar, o irmão do falecido rei, comanda um dos exércitos ali. E, assim como seu falecido irmão, tem um grande interesse em um texto antigo intitulado "O Caminho dos Reis"; visões do passado, envolvendo os lendários Cavaleiros Radiantes, colocam sua sanidade à prova.

Do outro lado do oceano, na cidade de conhecimento infinito, conhecemos Shallan. Ela busca se tornar aprendiz de uma grande estudiosa, mas não tem motivações tão nobres quanto parece. Shallan está orquestrando um roubo perigoso para ajudar sua família; enquanto ele não acontece, sua pesquisa a coloca próxima da história dos Cavaleiros Radiantes, e do que parece ser a verdadeira causa da guerra.

Szeth e Adolin e outros personagens completam esse leque de pontos de vista.

O que esperar da leitura?


É um épico de fantasia em todos os sentidos. O Caminho dos Reis tem tudo para quem ama histórias fantásticas bem completas. A construção de universo é grandiosa, o sistema de magia é muito interessante, tem personagens extremamente cativantes e um desenrolar de história ótimo.

Se você gosta de aventura, política, reviravoltas e cenas de ação intensas, vai favoritar. É até impossível dizer "se você gosta de tal livro, vai gostar dele" porque a leitura de O Caminho dos Reis tem sido única em todos os sentidos. Mesmo depois de ler muito Brandon Sanderson. É realmente o maior trabalho dele, em todos os sentidos.

Apesar do tamanho, ele flui muito bem também. 1240 páginas que você não vê passando. É aquele tipo de fantasia imersiva que você nunca quer parar de ler.

Tudo que você precisa saber sobre O Caminho dos Reis

Curiosidades sobre esse universo


No mundo de Roshar, a arte da guerra é relegada aos homens, enquanto a leitura, a cultura e a arte, às mulheres. Homens não leem. É considerado impróprio. Enquanto os senhores da guerra lideram os conflitos, as mulheres registram a história acontecendo. Tanto que uma das nossas protagonistas, Shallan, viaja até a cidade que guarda todo o conhecimento do mundo justamente para se tornar aprendiz de uma estudiosa (uma desculpa para tentar cometer um assalto, mas, ainda assim).

As grandes tempestades acontecem de vez em quando, e há maneiras de prevê-las. Quando o aviso de uma grande tempestade vem, é preciso procurar abrigo, porque ficar ao ar livre quando elas varrem a terra é morte certa. Depois que elas se vão, deixam gemas preciosas de onde a "stormlight" pode ser extraída.

A lenda dos Cavaleiros Radiantes é um grande mistério no decorrer do livro. Conforme descobrimos mais sobre eles, entendemos mais sobre a organização do mundo como ela é agora.

O Caminho dos Reis é o primeiro volume da saga que já conta com quatro livros publicados lá fora, mais duas novelas ambientadas dentro do universo, entre determinados livros. Depois desse, temos Words of Radiance, Oathbringer e Rhythm of War. O Brandon já tá trabalhando no quinto livro (já soltou prólogo e várias informações a respeito dele).

A pré-venda tá rolando em várias livrarias, como a Amazon e o Submarino, e esgotou durante o SubDay por causa de um descontão que apareceu por lá. Fica de olho que de vez em quando tá aparecendo cupom de desconto imperdível!

Com lançamento previsto para o dia primeiro de setembro, O Caminho dos Reis vem abrir caminho (ba tum tss) para uma saga que é puro suco de surto.

4 comentários:

  1. Oie, esse era o post que eu precisava porque apesar de amar o autor, não conhecia muito sobre essa série. Estou muito animada para o lançamento aqui <3

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oie. Sabe de algum grupo de leitura pra este livro? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony. Sei que o @stormlight_br lá no Twitter vai organizar uma, dia 15 vão soltar informações a respeito!

      Excluir
  3. Valeu pelo post. Bem informativo. Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo