O que é a Cosmere dos livros do Brandon Sanderson? - Queria Estar Lendo

O que é a Cosmere dos livros do Brandon Sanderson?

Publicado em 4 de jul. de 2022

O que é a Cosmere dos livros do Brandon Sanderson?

Vocês já estão carecas de saber que eu me tornei devota de Brandon Sanderson. Obcecada como fiquei, devorei vários livros e séries dele. E hoje o post é para falar da Cosmere. O universo compartilhado entre várias histórias do Brandon Sanderson.

Leia as histórias dele:

A Cosmere é o nome do universo compartilhado criado pelo Brandon Sanderson, o universo que conecta os planetas e sistemas solares onde as histórias acontecem.

Vamos começar por partes:

Quais livros fazem parte da Cosmere?


No momento, algumas histórias existem nesse universo compartilhado. São elas:

  • A saga Mistborn
  • Elantris
  • Warbreaker
  • Os Relatos da Guerra das Tempestades
  • White Sand
  • As histórias de Arcanum Unbounded
  • 4 dos 5 livros do Projeto Secreto

A Cosmere as conecta, mas não as torna dependentes. Cada saga e história solo funciona de maneira independente, de maneira que elas só compartilham o universo.

Dentro das sagas é outra história, como é o caso de Mistborn. A primeira e a segunda era são conectadas. Você precisa ler uma para entender a outra. E os contos de Arcanum Unbounded, que são extras das sagas principais.

Mas, afinal, o que é a Cosmere?


A Cosmere é esse grande universo onde essas histórias em específico acontecem. Cada uma delas dentro de um Shardworld (em tradução literal, Mundo de Fragmentos). E cada um desses mundos fragmentados existe dentro dessa galáxia gigantesca que é a Cosmere.

O Brandon deixou bem claro que ninguém precisa de conhecimento sobre a Cosmere para se aventurar nos seus livros. Mas que, com o passar dos livros, está deixando easter eggs em cada história, além de participações especiais.

O que é a Cosmere dos livros do Brandon Sanderson?

Porque o Brandon Sanderson é uma máquina, ele já anunciou seu cronograma. Assim que lançar The Stormlight Archive 5, ele vai fazer uma pausa nessa série. E vai trabalhar na próxima série de Mistborn. A terceira era.

Tem, inclusive, um personagem que é um easter egg. O nome dele é Hoid, mas ele não usa esse nome sempre. Só dá para reconhecê-lo por isso, ou pela aparência. Fato é: ele está sempre lá na Cosmere.

Se você tá querendo começar a ler Brandon Sanderson e não sabe por onde seguir, vem cá:

A Cosmere é uma bela maneira de conhecer o autor. E você tem livros únicos dentro dela!


Da minha parte, acho legal começar pelo primeiro que o Brandon Sanderson escreveu: Elantris. Ele tem dois contos extras dentro de Arcanum Unbounded. O primeiro é The Emperor's Soul e The Hope of Elantris.

Elantris conta a história da cidade que leva esse nome. Ela foi varrida por uma praga, e todos que estavam lá foram condenados. Os portões se fecharam, deixando os maculados presos para sofrer e morrer. O problema é que eles nunca morriam.

O que era essa praga, e por que ela existia? São duas das perguntas que movem a história. Na trama, temos Sarene, uma princesa recém-viúva. Quando ela chega na cidade vizinha a Elantris, descobre que seu futuro marido foi levado para além das muralhas. Maculado pela praga.

Outro personagem importante é Hrathen, um religioso que faz tudo pelo país que o comanda. Ele é um líder firme, movido pela sua fé. É um antagonista poderoso, também. Por fim, temos Raoden, o príncipe maculado. Em Elantris, ele começa a descobrir mais sobre as semividas que existem ali. E decide reagir.

O sistema de magia dessa história é muito interessante. Já dá um vislumbre da mente criativa do Brandon Sanderson. E abre alas para entendermos mais do que existe na Cosmere.

Se preferir começar com uma série da Cosmere, vai de Mistborn. A primeira era é excelente do começo ao fim.


O Império Final apresenta um mundo que não conhece a liberdade. É governado pelo Lorde Supremo há centenas de anos, e sobrevive sob um céu de cinzas constantes. Mas existem alguns poucos que querem lutar.

E Kelsier vai liderá-los. O sobrevivente de Hathsin é um Nascido das Brumas, o que significa que pode controlar todos os metais. Ele é esperto, rápido e quer vingança. E vai fazer tudo o que precisar para derrubar o império final.

É Kelsier quem encontra Vin, nossa outra protagonista, nas ruas. Uma Nascida das Brumas que desconhecida seu poder até então. Com ele, Vin passa a treinar. E, juntos, podem ser a força motriz para uma rebelião.

Mistborn é meu amor completo. O sistema de magia envolvendo a ingestão de metais é brilhante. As reviravoltas no fim de cada livro são de arrancar o fôlego. Do começo ao fim, é tudo apaixonante.

E, claro, sempre tem Os Relatos da Guerra das Tempestade. Começando por O Caminho dos Reis, são 1240 páginas de um espetáculo narrativo. Esse é o primeiro dos monstrões da série de fantasia épica, a mais colossal e a mais grandiosa do Brandon Sanderson.

Independentemente da ordem, a Cosmere oferece inúmeras leituras incríveis. E é fácil se apaixonar pelos livros do Brandon Sanderson com apenas algumas linhas.

3 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Eu nunca tinha nem ouvido essa palavra hehe. É tipo o King com seus livros hehe. Mas como sou meio perdida nessas coisa nunca pego as referências. Eu li Elantris e amei, mas depois li o primeiro e o segundo livro de Mistborn e vi que o autor não é para mim. Com o risco de você me matar, achei bem enfadonho hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Anônimo30.5.23

    Nunca li nada do autor, posso começar por O Caminho dos Reis? Ganhei de presente e não conhecia muito bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony! Pode começar sim. Tem um post aqui no blog sugerindo ordens de leitura, e um deles é começando por essa série! https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/07/ordem-de-leitura-dos-livros-do-brandon.html

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo