5 motivos para ler O Caminho dos Reis - Queria Estar Lendo

5 motivos para ler O Caminho dos Reis

Publicado em 27 de ago. de 2022

5 motivos para ler O Caminho dos Reis

O Caminho dos Reis finalmente chegou! O aguardado lançamento da Editora Trama está em nossas mãos, com 1240 páginas da melhor fantasia escrita pelo Brandon Sanderson. Hoje, eu trouxe 5 motivos para ler O Caminho dos Reis!

Lembrando que tem resenha e uma série de posts sobre os livros do Sanderson:

Os cinco motivos que vou listar aqui foram coisas que mais me chamaram a atenção e me conquistaram durante a leitura.

5 motivos para ler O Caminho dos Reis


O Caminho dos Reis é um livro completo e espetacular para quem ama alta fantasia. Tem literalmente tudo do melhor em todas as páginas.

1) O sistema de magia

Todos os livros do Brandon Sanderson têm sistemas de magia com regras, cobranças e consequências muito bem definidas. E o sistema de O Caminho dos Reis é fascinante! A Luz das Tempestades é o que move o comércio e as grandes batalhas, e até mesmo a iluminação de lugares. Como diz o nome, ela vem das grantormentas que varrem o território de Roshar.

Essa forma de poder pode ser absorvida por gemas preciosas, e essas gemas são usadas para trocas comerciais, iluminação e, claro, como fonte de magia. Elas são de extrema importância para o desenvolvimento de Roshar e também para sua segurança. São essas gemas imbuídas em poder, por exemplo, que dão poder às Armaduras Fractais, usadas por grandes senhores da guerra nesse incessante conflito iniciado há anos.

2) O mundo

Roshar é um dos mundos mais cativantes e terrivelmente perigosos que já li. E por isso é tão legal de conhecer! A organização social, os conflitos, as pequenas rebeliões, as diferentes culturas, o modo como a natureza se adaptou ao inadaptável. É um território misterioso e interessante.

Roshar é o nome do mundo e continente principal onde a história de Os Relatos da Guerra das Tempestades acontece. A grande nação que vamos acompanhar no decorrer de O Caminho dos Reis é Alethkar. Ela está em guerra com o povo Parshendi desde o assassinato do seu rei, anos atrás.

As grantormentas transformaram a geografia, o bioma e a civilização de Roshar. Para sobreviver a elas, foi preciso se adaptar. Construções são fortificadas para resistir. Plantas se escondem sob rochas. Animais têm carapaças poderosas e difíceis de quebrar. Nos abismos das Planícies Quebradas, por exemplo, os tenebrosos demônios-do-abismo são uma das principais fontes de gemas imbuídas em Luz das Tempestades (se você sobreviver à batalha com eles, é claro).

5 motivos para ler O Caminho dos Reis

3) Os personagens

Se você gosta de histórias com um leque de personagens muito diversificados, cheio de personalidades marcantes, vem comigo pra Roshar. O Caminho dos Reis se divide em diferentes pontos de vista, em diferentes pontos do mapa, para contar a história. Entre os personagens principais, o livro também conta com os Interlúdios para mostrar outras coisas acontecendo pelo mundo - como acompanhar Szeth, que eu já vou falar a respeito.

Kaladin, Dalinar, Shallan, Adolin são os principais. Mas, em cada ponto de vista, conhecemos inúmeros outros coadjuvantes igualmente importantes. Kaladin era um grande soldado e se tornou um escravo. Enviado para as Planícies Quebradas, ele se torna parte da Ponte Quatro, e decide sobreviver ao horror, e ajudar seus homens a fazer o mesmo.

Dalinar é um príncipe, irmão do falecido rei, e está sendo atormentado por visões misteriosas sempre que as grantormentas acontecem. Seu filho, Adolin, tem medo que o pai esteja enlouquecendo. E o quanto isso pode ser complicado em um campo de batalha que já dura anos.

Do outro lado do mapa, na cidade que guarda todo o conhecimento do mundo, Shallan quer roubar um artefato mágico para tentar salvar sua família.

4) O prólogo

Sim, o primeiro capítulo do livro é um dos motivos. Porque pensei em um capítulo que te fisga, e te deixa em surto, e termina na emoção mais alta. O prólogo acompanha Szeth, que foi enviado até a corte para assassinar o rei de Alethkar. Szeth é um personagem chave muito importante e interessante, e vai aparecer nos interlúdios do livro para apresentar uma sub trama maravilhosa e tenebrosa. Todo o prólogo cresce em ação e apresenta uma questão com a magia e a Luz das Tempestades que vai te deixar abububle das ideias por todo o livro.

5) A narrativa

Eu já listei nesse blog inúmeras vezes, mas sempre vale a pena relembrar. A narrativa do Brandon Sanderson é muito boa! A troca de pontos de vista é excelente, e a fluidez com que as jornadas de cada personagem se desenvolve é maravilhosa. Você não vê as páginas passando, por todo capítulo importa. Os momentos de marasmo abrem caminho para grandes batalhas e reviravoltas de cair o queixo.

E o final desse livro! O último capítulo! Meu queixo caiu no chão e tá lá até agora.

Gostou dos 5 motivos para ler O Caminho dos Reis? Então aproveita que o livro foi lançado, e garante o seu exemplar!

Um comentário:

  1. Olá, Denise.
    Eu vi você mostrando a edição lá no instagram e achei linda. E você é tão empolgada falando sobre o livro que a gente já fica morrendo de vontade de ler ele. Mas por enquanto o preço não está ajudando hehe.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo