Resenha: Eu Beijei Shara Wheeler - Casey McQuiston - Queria Estar Lendo

Resenha: Eu Beijei Shara Wheeler - Casey McQuiston

Publicado em 29 de ago. de 2022

Resenha: Eu Beijei Shara Wheeler - Casey McQuiston

Lançamento da Editora Seguinte - que cedeu este exemplar em cortesia - Eu Beijei Shara Wheeler foi uma agradável surpresa. É o primeiro YA de Casey McQuiston, que escreveu os aclamados Vermelho, Branco e Sangue Azul e Última Parada. E foi um ótimo primeiro YA!

Leia mais histórias de romance:

A história começa com o desaparecimento misterioso de Shara Wheeler, a garota mais popular e querida de False Beach. Chloe Green, no entanto, acha que esse desaparecimento é só fingimento. Ela conhece Shara melhor do que ninguém. Elas são arqui-inimigas na escola; e, um dia antes de sumir, Shara a beijou. Isso tem que significar alguma coisa, certo?

Chloe embarca, então, em uma missão de busca, e acaba descobrindo que Shara deixou para trás diversas pistas em formas de cartas. Talvez, ao fim dessa trilha de migalhas, esteja seu paradeiro, ou o motivo do seu sumiço, ou simplesmente a razão pela qual Shara a beijou.

Eu Beijei Shara Wheeler é uma espécie de Cidades de Papel encontra Meninas Malvadas. E eu adorei! A persona de Shara Wheeler é um enigma durante boa parte do livro, e um enigma no maior estilo Regina George. Mais e mais ela parece ter se escondido atrás da faceta de garota perfeita, deixando que o mundo conhecesse a perfeição para que não descobrisse o seu lado sombrio. E mais e mais Chloe quer desmascará-la.

Resenha: Eu Beijei Shara Wheeler - Casey McQuiston

Chloe, aliás, foi uma protagonista... complicada. Eu gostei e desgostei dela na mesma medida. Sim, estamos falando de adolescentes, e sim, eu entendo que adolescentes têm toda aquela carga emocional gigantesca, vivendo as muitas primeiras vezes, sentindo todos os sentimentos do mundo. Mas a Chloe ainda foi babaca além da conta em muitos momentos.

É compreensível, dada a sua personalidade. E não torna a leitura ruim, de modo algum. Contribui, na verdade. Porque uma personagem estável emocional e psicologicamente não teria movido essa história; teria desistido na primeira carta, porque, honestamente, quem se importa com os enigmas?

E se você passar o resto da vida sem saber por que, em nome de Deus, Shara Wheeler te beijou?

Chloe Green se importa. Ela é obsessiva, ela é perfeccionista, ela quer ser a número 1 em tudo. E sua maior rival desapareceu e deixou mensagens misteriosas especificamente para ela - e mais algumas pessoas - decifrarem. Então é isso que Chloe vai fazer, custe o que custar.

Sua jornada é muito de entender seus defeitos e elucidar suas qualidades. Chloe é uma garota abertamente bissexual em uma cidade conservadora e em Willowgrove, um colégio católico ultra-conservador. Ela tem uma família com duas mães maravilhosas que a amam e apoiam muito, mas esse é um cenário único e diferente de tudo que False Beach tem a oferecer. E é aos poucos que Chloe entende seus privilégios e como o mundo não gira ao redor da sua vontade.

Eu Beijei Shara Wheeler não teria funcionado sem sua protagonista obcecada e paranoica, sem sua possível antagonista misteriosa e multifacetada, e sem a imensidão de coadjuvantes maravilhosos que surgem no decorrer da história.

É óbvio que Shara se escalou como a personagem principal de seu próprio romance do John Green.

O grupinho LGBTQIAP+ da Chloe é maravilhoso. É plural, e traz personagens que representam diferentes vivências e personalidades de maneira incrível. Casey faz um trabalho excelente em representar a juventude diversificada, em mostrar como, mesmo nessa cidadezinha conservadora e preconceituosa, há tanta gente diferente e incrível. Em como o preconceito oprime, mas não faz desaparecer, porque eles existem e importam e estão ali com sua voz e sua história.

Meus favoritos foram Smith e Rory, dois pontos importantes da história do desaparecimento da Shara. Respectivamente, seu namorado e o encrenqueiro que, pelo jeito, tinha alguma ligação emocional com ela. Chloe não os conhecia mais do que por vista, antes, mas se aproxima deles para fazer a investigação se desenvolver. E acaba percebendo que, ei, eles são gente também!

Resenha: Eu Beijei Shara Wheeler - Casey McQuiston

O fato de a Chloe ser forçada para fora dessa sua bolha de certeza e ego é muito importante para o desenvolvimento da história, e da personagem. E daqueles ao seu redor. Todos eles parecem estar reprimindo alguma coisa; se segurando, escondendo, se silenciando. Porque é o que a sociedade dessa cidadezinha os faz acreditar ser o melhor.

Casey McQuiston trabalha muito bem a questão de como a adolescência é plural e cheia de possibilidades. Mas também de como se molda de acordo com o ambiente, de como é forçada a se retrair para seguir em frente.

Se você não é o que Willowgrove quer que você seja e se sua família acredita em certas coisas, isso pode deixar você meio doido.

Além disso tudo, é um livro muito engraçado. Tem um tom satírico em vários momentos, e em outros diverte simplesmente por fluir muito bem. Casey, aliás, aprendeu a beleza dos capítulos curtos! A narrativa está no seu ápice, também, com tiradas e diálogos rápidos que funcionam bem demais para os personagens.

A tradução do Guilherme Miranda é, como sempre, um suprassumo de perfeição. Eu amo as adaptações, como palavras do cotidiano jovem aparecem para representar os adolescentes; a edição da Seguinte tá a coisa mais linda também.

Resenha: Eu Beijei Shara Wheeler - Casey McQuiston

Eu Beijei Shara Wheeler é um clichê que oferece sopros de ar fresco no decorrer da história. É uma espécie de mistério com comédia romântica com sátira. Traz reviravoltas interessantes, mensagens maravilhosas e sensíveis e um final doce e gentil.

Sinopse: Chloe Green está a um passo de terminar o ensino médio e deixar False Beach, a cidadezinha ultraconservadora onde vive, para trás. Mas, antes disso, ela tem um último objetivo a cumprir: ser eleita a melhor aluna do colégio e a oradora da turma. Seu único obstáculo? Shara Wheeler, a garota mais popular da cidade, que arranca suspiros por onde passa. Só que, faltando pouco mais de um mês para a formatura, Shara simplesmente desaparece. Todos são pegos de surpresa, mas Chloe tem um motivo a mais para ficar chocada: um dia antes, Shara a tinha beijado na boca sem maiores explicações. Decidida a encontrá-la para tirar a história a limpo, Chloe logo se vê em uma busca bastante inusitada: Shara espalhou vários cartões pela cidade, dando pistas sobre o seu paradeiro e revelando uma personalidade até então desconhecida — e que pode mudar completamente os planos de Chloe.

Título original: I kissed Shara Wheeler
Editora: Seguinte
Quem escreveu: Casey McQuiston
Tradução: Guilherme Miranda
Gênero: YA | Comédia romântica
Nota: 4


4 comentários:

  1. Oi Nizz, tudo bem?
    Amei a resenha sincerona! Mas, pra ser honesta, gostaria de conhecer essa autora primeiro por Vermelho, Branco e Sangue Azul. Ele foi tão elogiado na blogosfera que queria começar minha experiência com um título certeiro, sabe? Ainda assim, não descarto ler Shara Wheeler, tenho tentado colocar mais romances LGBTQIA+ na minha rotina.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Gostei das publicações da Casey para o público (VBSA é o meu queridinho dela), mas do jeito que YAs contemporâneos gringos não andam funcionando comigo e as vibes de Cidades de Papel eu não estou com prioridade para conhecer esse novo dela, mas que bom que as personagens são deliciosamente complicadas.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu amei! Parece ser divertidíssimo, eu amo livros assim!
    O fato de você ter comparado com Cidades de Papel e Meninas malvadas, já me ganhou completamente rs

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  4. Oie, como amo as histórias da autora, essa eu espero ler em breve. Gostei demais da temática.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo