Resenha: Satania - Fabien Vehlmann e Kerascoët - Queria Estar Lendo

Resenha: Satania - Fabien Vehlmann e Kerascoët

Publicado em 6 de out. de 2022

Resenha: Satania - Fabien Vehlmann e Kerascoët

Satania foi o terceiro quadrinho do selo Graphic Novel que a Editora Darkside enviou pra gente. Aqui, a história acompanha um grupo de exploradores buscando por um amigo perdido em uma caverna. Presos ali, eles precisam encontrar uma saída. E essa saída pode aproximá-los mais e mais do que parece ser o inferno.

Mais histórias para te perturbar bastante:

O grupo é encontrado pelo abade Mountsouris. Ele já participou de outra expedição naquela mesma caverna, buscando pelo elo perdido que se tornou o irmão mais velho de Charlie - agora, investigando esse sumiço. Depois de uma bronca do abade, o grupo acaba preso naquele lugar por causa de uma inundação repentina.

Agora, eles precisam encontrar uma maneira de sair. E não vai ser por onde vieram. Mais e mais fundo eles se aventuram, e mais e mais parecem se distanciar de tudo o que conhecem.

Satania é uma história macabra e curiosa sobre o custo da curiosidade. Traz discussões sobre a humanidade, filosofia de vida, comportamento humano quando adequado a outro tipo de circunstância; sobre o extremo da sobrevivência em um mundo que nem parece mais o nosso.

Fabien Vehlmann e Kerascoët fazem um bom trabalho desenvolvendo a trama através desses pontos. As cores ricas e vibrantes dos lugares por onde o grupo passa combinam com a sensação que esses lugares devem causar. Em determinado ponto, eles encontram o que parece ser uma sociedade super desenvolvida, mas os tons dos quadrinhos são frios e incômodos. Em outro, eles estão no que parece ser a boca do inferno, e aí o vermelho vivo brilha nas páginas.

Satania tem um ritmo bom, equilibrando o mistério com as histórias quase lendárias que um dos membros desse grupo ouviu sobre o que há lá embaixo. O que os move. Charlie quer encontrar o irmão, mas acaba fascinada pelas possibilidades oferecidas no subterrâneo. O abade quer sair dali a todo custo, mas acaba agindo com mãos de ferro para proteger o grupo. Tem aqueles que não aguentam o que encontram, e perdem completamente a cabeça. Outros que contemplam mentiras em uma onda de fúria.

Resenha: Satania - Fabien Vehlmann e Kerascoët

Sabe aquele tipo de história que te deixa abububle das ideias? É essa graphic novel. O jeito como se desenvolve e como entrega um final que é, em partes, esperado, e em partes extremamente chocante, é incrível. Eu terminei a leitura com os olhos arregalados, olhando para o nada.

Com todas aquelas questões que são apresentadas no desenrolar da história, tem um determinado momento em que elas culminam em uma revelação. E essa revelação leva a um desenrolar ainda mais inesperado. É macabro, como tudo que o grupo viveu até então; é horrível, perturbador, e surpreendentemente esperançoso pelo ponto final que dá.

A edição da Darkside tá linda demais. O trabalho gráfico é excelente, as páginas com papel de qualidade, impressão impecável. Gostei da tradução de Maria Clara Carneiro; em alguns momentos, os personagens parecem rebuscados, em outras são completamente informais. Combina com o vai-e-vem da trama.

Resenha: Satania - Fabien Vehlmann e Kerascoët

Satania foi uma grata surpresa para mim. Eu tô sempre procurando por histórias que façam o meu cérebro entrar em combustão, e essa com certeza foi uma delas. Da superfície ao inferno, e talvez mais além, é um quadrinho para explorar o máximo do horror e do inesperado.

Sinopse: Depois de apresentar aos leitores o sinistro mundo de Aurora das Sombras, a DarkSide® Books convida todos a uma jornada por outro mundo fantástico e ardente, na graphic novel Satânia. A jovem Charlotte, também conhecida como Charlie, organiza uma expedição para encontrar seu irmão desaparecido, um cientista que investigava o mundo subterrâneo na tentativa de provar – para a surpresa de todos! – a possível existência do Inferno com o uso da teoria da evolução de Charles Darwin. O pequeno e descrente grupo de resgate, liderado por Charlie, segue os passos de seu irmão desaparecido rumo às profundezas da Terra. Uma jornada primal e escaldante nas entranhas de nosso planeta nos revela um universo rubro e pulsante que esconde a verdadeira origem do mundo. A graphic novel é escrita por Fabien Vehlmann e ilustrada pelo casal Marie Pommepuy e Sébastien Cosset (que assina como Kerascoët), trio que os darksiders já conhecem pela obra Aurora nas Sombras, indicada ao prêmio Eisner em 2015. Lançada pela DarkSide® em 2019, essa obra conquistou os leitores com sua atraente arte em aquarela, cujo estilo fazia um contraste chocante com sua história perturbadora.

Titulo original: Satania
Autoria: Fabien Vehlmann e Kerascoët
Tradução: Maria Clara Carneiro
Editora: Darkside
Gênero: Graphic Novel
Nota: 4
SKOOB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo