Resenha: Aconteceu Naquele Verão - Tessa Bailey - Queria Estar Lendo

Resenha: Aconteceu Naquele Verão - Tessa Bailey

Publicado em 7 de dez. de 2022

Resenha: Aconteceu Naquele Verão - Tessa Bailey

Aconteceu Naquele Verão se tornou um queridinho do mundo literário, e entrou pro meu radar por prometer uma comédia romântica hot com personagens carismáticos. Teve isso, e podia ter se tornado um favorito, não fosse pelo terceiro ato da história. Ainda assim, hoje é dia de falar sobre a estreia de Tessa Bailey na minha estante.

Mais histórias irresistíveis de romance:

A trama acompanha Piper, uma influencer de Los Angeles que tem tudo na palma da mão. Seu padrasto é um figurão de Hollywood, e ela e a irmã mais nova, Hannah, têm tudo do bom e do melhor desde que a mãe se casou com ele. O problema é que Piper causa um rebuliço ao invadir um hotel e organizar uma festa, e essa é a gota d'água para o padrasto.

Ele e a mãe decidem enviá-la para a cidadezinha de Westport, para um castigo de algumas semanas. A ideia é que Piper se aproxime da história do pai, um dos pescadores do lugar. Ao lado da irmã, Piper não tem escolha a não ser aceitar o castigo.

Lá, elas se mudam para o bar que pertencia ao seu pai, e é ali que Piper conhece Brendan. Um pescador ranzinza e cheio de presença que, além de muito atraente, também é um pé no saco. Pelo menos até eles começarem a interagir, e perceber que, em todas as suas diferenças, existe uma atração irresistível.

Aconteceu Naquele Verão é um rebuliço de clichês de comédias da Hallmark. Porém adicione cenas de sexo bem intensas. E ele é bem divertido por quase 70% da trama; o problema, pra mim, foi o final. Desandou a história de tal maneira que eu revirei os olhos e pensei "é claro que não podia ser perfeito, né".

Aquelas garotas estavam completamente deslocadas naquele vilarejo de pescadores. Como duas explosões de cor.

Mas vamos por partes. Começando pelos protagonistas, que movem a trama. Piper e Brendan são como água e óleo. Eles são opostos como polos de um ímã. Ela, a patricinha de Beverly Hills, que viveu no luxo e na ostentação por toda a sua existência. Ele, um pescador centrado em sua rotina, que não gosta de mudanças e nem de riquezas.

Suas primeiras interações são baseadas nas primeiras impressões que têm um do outro, e eu gostei de como rolou um ódio sutil entre eles. Também gostei de como a história não se prende nisso, aproximando seus personagens de tal modo que eles passam a ver a humanidade um no outro; do ódio ao respeito e à atração.

Resenha: Aconteceu Naquele Verão - Tessa Bailey

Aconteceu Naquele Verão tem protagonistas muito maduros (por pelo menos 70% da trama) e isso reflete em como o casal nasce e se desenvolve. Piper e Brendan primeiro se odeiam, depois percebem seus preconceitos um com o outro, e então se aproximam como amigos. A partir daí, a atração fala mais alto; e nasce o romance.

A Piper teve um desenvolvimento bem expressivo e satisfatório na história. Da patricinha inútil para a mulher que entende que é forte à sua maneira, que tem suas habilidades e conhecimentos; ela sai daquele mundo de aparências, que a tratava mal, para um que abraça toda a sua existência e diz que tá tudo bem não se sentir incluída. Eventualmente, ela vai achar o seu lugar.

Se o feed do Instagram era uma espiada na vida de Piper Bellinger, isso iria contar mais do que a impressão que ela tinha passado na vida real?

O Brendan, por outro lado, não me ganhou muito no quesito desenvolvimento de personagem. Ele pareceu muito estático, do começo ao fim. Mudou algumas opiniões, teve algumas posturas diferentes. Mas nada impressionante. Ainda me pareceu o mesmo cara que a gente conhece no começo, só que com mais fogo no rabo. E, bicho, aquele piti dele no final não deu pra engolir. Foi um desandar de carruagem tão forte que deu vergonha alheia.

Ele e a Piper, na real. Eu estava gostando tanto de como eles eram maduros e conscientes e conversavam sobre as coisas; daí a história vai, tira um conflito idiota diretamente da bunda, causa um conflito estúpido que poderia ter sido resolvido com uma conversa - como eles fizeram em todo o livro - e ele move as últimas 50 páginas de um jeito que parecia outra história. Eu fiquei ??? o tempo todo, porque nada ali fez sentido.

Pareceu que a autora pensou "opa, tá tudo muito certo aqui mas eu preciso que meus personagens ajam igual uma dupla de imbecis, deixa eu estragar tudo rapidinho e consertar de um jeito tosco, com uns remendos sem sentido". Sim, eu fiquei bem revoltada com essa escolha de plot final.

Aconteceu Naquele Verão é um romance adulto, e a autora traz cenas de sexo bem intensas com muito dirty talk. Que eu, particularmente, só conseguia rir enquanto lia. É muito brega! Não tem como achar aquilo sexy, os allos que me perdoem.

Resenha: Aconteceu Naquele Verão - Tessa Bailey

Gostei bastante de como a autora incluiu a irmã da Piper, Hannah, em todas as situações, não deixando pra ela a posição de "irmã mais nova". Ela tem uma história individual, tem seus dramas, sua personalidade sendo explorada. As duas são pilares de apoio uma pra outra, e é muito bonitinho acompanhar sua relação.

- Qual garota você é? A das fotos ou a que está sentada ao meu lado?

Westport e a população da cidadezinha foram legais. Bem clima de filme natalino da Hallmark, sabe? Tem os velhinhos cheios de personalidade, tem os dramas particulares da cidade, tem as tradições locais que as garotas de fora não entendem e cometem gafes quando tentam participar. O bingo tá completo.

A edição da Intrínseca tá muito bonitinha, com uma diagramação confortável pra leitura, papel de qualidade e uma revisão ótima. A tradução também tá boa, feita por Dandara Morena e Mayumi Aibe.

Aconteceu Naquele Verão é uma leitura divertida, mas faltou um cuidado pra finalizar. Se o livro fosse menor, ou se tivesse sido fiel aos personagens interessantes que construiu, com certeza teria sido um favorito. Mas foi bom, num contexto geral, e me agradou no que prometeu e entregou.

Sinopse: Piper Bellinger, uma das it girls mais influentes de Los Angeles, vive chamando atenção nos eventos e nas redes sociais. Quando em uma noite regada a champanhe, depois de levar um fora do namorado, ela invade a cobertura de um hotel e faz uma festa que acaba saindo do controle, seu padrasto decide dar um basta no estilo de vida inconsequente de Piper. Ele corta boa parte do seu dinheiro e a manda para Westport, uma cidadezinha pesqueira com dois mil habitantes, na esperança de incutir na enteada alguma noção de responsabilidade ao fazê-la assumir o bar deixado pelo pai dela. Ao pôr os pés em Westport, Piper conhece Brendan, um capitão barbudo que está certo de que a garota não aguentará nem uma semana. Mas Piper está decidida a provar para o padrasto e aquele capitão rabugento (embora bem charmoso, não dá para negar) que ela é mais do que um rostinho bonito, mesmo que para isso precise cuidar de uma espelunca e morar em um apartamento minúsculo. A patricinha que adora festa é o extremo oposto do pescador pé no chão, mas a atração entre eles é inegável. Decidida a evitar distrações, Piper acaba encontrando em Westport um lar, se reconecta com seu passado e começa a se perguntar se a vida glamorosa, porém vazia, que levava em Los Angeles é realmente o que deseja. Talvez, até o fim do verão, Brendan e aquela cidadezinha cheia de memórias já tenham fisgado seu coração.

Titulo original: It Happened One Summer
Autora: Tessa Bailey
Tradução: Dandara Morena e Mayumi Aibe
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance (+18)
Nota: 3,5
SKOOB


2 comentários:

  1. Anônimo15.2.23

    Eu concordo 100% com você. Acabei de finalizar a leitura e foi super gostosinha, mas o final eu descreveria exatamente como você: "???".
    Mas sou suspeita para falar que eu detesto livros que os casais terminam, ainda mais se forem um término sem sentido como esses. Não consegui entender muito bem o pensamento de Brendan no momento do conflito, já que ele falava e fazia uma coisa enquanto pensava em outra. Se eles tivessem superado juntos, se ele tivesse deixado Piper se explicar, se tivesse ouvidos os medos dela (que ele literalmente já sabia, pois pensou nisso várias vezes e chegou a comentar com Fox), teria sido um livro perfeito. Em relação às cenas Hot, eu definitivamente detesto "dirty talk", eu fico extremamente envergonhada, aquelas frases são ridículas e eu só queria pular aquilo logo kkkkkk enfim, amei a sua resenha e apesar dos pesares é um livro muito bom, a evolução de Piper é muito linda, apesar que eu vejo mais como um florescer dela, pois a essência dela já era aquela. É isso, nota 10 para você e nota 4 para o livro kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKK oi anony, obrigada pela nota pra resenha, fiquei honrada (e concordo 100% sobre tudo). Achei o livro bem divertido, mas ela escorregou demais naquele conflito tosco ali no fim. Tava caminhando muito bem, e de repente os dois agiram igual adolescentes quando tinham sido tão maduros até então. E as cenas dirty talk parece que é um traço da autora, tem em todos os outros livros dela. Eu particularmente acho muito engraçado porque mds, não tem como achar sexy. É pornôzão de quinta categoria. Mas enfim, sim, num geral é um livro bem gostosinho de acompanhar - e me deu vontade de ler mais dela!

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo