Todos os spoilers de The Last of Us - Queria Estar Lendo

Todos os spoilers de The Last of Us

Publicado em 12 de jan. de 2023

Todos os spoilers de The Last of Us

Sim, é isso mesmo que você leu. Hoje o post é um pouco diferente, porque ele é perigoso. Se você gosta de saber tudo que acontece em uma história, sinta-se à vontade. Porque eu vou listar todos os spoilers de The Last of Us para você.

Mais sobre TLOU:

Aqui eu vou incluir spoilers do primeiro jogo e da DLC. Ou seja: spoilers de The Last of Us, Left Behind.

Lembrando que essa lista fala sobre os spoilers dos JOGOS. A série promete fidelidade, mas não há garantia de tudo que aconteceu nos originais vai estar acontecendo na adaptação - e, se acontecer, vai ser igual. Esse é um post para quem tem curiosidade nas possibilidades do que pode ir para a série da HBO, e também para quem quer saber do que aconteceu nos originais.

Se você não quer saber todos os spoilers de The Last of Us, corre. A partir desse momento está dada a largada da lista de tudo que acontece nos jogos.

Todos os spoilers de The Last of Us


Left Behind 

Começando cronologicamente, vou falar de Left Behind. A DLC acontece duas semanas antes do começo do primeiro jogo, e nela a gente acompanha a Ellie numa das zonas de quarentena. Ela e a melhor amiga, Riley, invadem um shopping abandonado para existir um pouco fora do sufocante ambiente controlado pela FEDRA.

Lá, as garotas conseguem explorar tudo que o mundo de antes tinha a oferecer. Lembrando que a Ellie em The Last of Us tem 14 anos, e o apocalipse aconteceu há vinte. Ou seja, ela nunca conheceu o mundo antes do fim dos tempos. Para Ellie e Riley, tudo ali é novidade.

O shopping tem um fliperama que não funciona. Mas não impede as duas de imaginarem o que estaria acontecendo nas máquinas de jogos. Tem uma lista de produtos de Halloween, que elas vestem e usam para brincar. Tem uma máquina de fotografias (que não imprime as fotos, infelizmente), mas que as duas usam para tirar fotos descontraídas.

Em determinado momento, enquanto dançam e se divertem, Ellie e Riley se aproximam, e é aí que a gente acompanha a nossa protagonista se descobrindo lésbica. Porque ela tem sentimentos pela melhor amiga, e as duas trocam um beijo. Um gesto inocente e gentil que acaba atrapalhado quando infectados invadem o shopping, atraídos pelo barulho.

Depois de uma luta intensa, o que parece ser a esperança de um escape se transforma num pesadelo. Porque tanto Ellie quanto Riley foram mordidas e, em dois dias, vão se transformar.

"Vamos ser poéticas e enlouquecer juntas", é o que Riley sugere. Mas não acontece; porque é essa a mordida que transforma Ellie num ponto de esperança. Ela não se transforma, e Riley morre. Ellie é imune.

The Last of Us

Vamos voltar 20 anos no passado, que tal? Numa bela noite, uma garotinha chamada Sarah está dormindo no sofá, esperando pela chegada do seu pai. Ele está atrasado, mas chega. É aniversário dele, e Sarah dá a Joel um relógio de pulso de presente.

Horas se passam e Sarah acorda na madrugada. Joel não está em casa, e algo muito terrível parece estar acontecendo na cidade. Quando desce, Sarah vê seu pai afobado procurando por uma arma. Um dos seus vizinhos começa a atacar as portas de vidro da sala, e Joel precisa matá-lo. Tem uma epidemia começando e se alastrando rápido demais; eles precisam fugir.

Tommy, irmão mais novo do Joel, aparece com uma picape para levá-los até a rodovia. Mas todo mundo teve essa ideia e as vias estão congestionadas. Um ataque aos carros força Joel, Tommy e Sarah a fugir, iniciando uma corrida desesperada em busca de um ponto seguro. Há infectados por toda parte.

Tommy se separa dos dois para segurar alguns infectados, e Joel corre com Sarah em seu colo por uma estrada de terra. Eles encontram um soldado, que recebe ordens de exterminar todo mundo em seu caminho - até as pessoas sadias. Os tiros acertam Sarah e a matam nos braços do pai, e temos um salto temporal de vinte anos.

Joel está mais velho e amargurado. Ele e a parceria de missões criminosas, Tess, têm um carregamento de armas para receber, mas foram trapaceados pelo cara que deveria entregá-las. Acontece que esse cara vendeu as armas para os Vagalumes, e é aí que o caminho dos dois cruza com o dessa organização.

Os Vagalumes são um grupo de resistência ao controle de ferro da FEDRA (organização paramilitar que cuida das quarentenas). "Quando estiver perdido na escuridão, procure a luz" é o chamado dos Vagalumes para entrar para a resistência.

A líder, Marlene, está em uma missão, mas por causa de um ferimento, precisa que Tess e Joel a continuem. Precisam levar uma garotinha chamada Ellie até um lugar seguro. O motivo? Ellie é imune. Não se sabe a razão, mas ela foi mordida há duas semanas e não se transformou. E ela pode ser a chave para criar uma cura.

Os Vagalumes têm um centro de pesquisa onde cientistas e médicos esperam pela chegada da Ellie. A jornada até lá, no entanto, vai ser mais complicada do que parecia. 

Joel, Ellie e Tess atravessam a quarentena e escapam dos soldados da FEDRA rumo à cidade. O lado de dentro é perigoso pelos soldados, o lado de fora, pelos infectados. Há todo tipo de evolução pelas ruas da cidade, dos Corredores aos terríveis Estaladores (eu falei um pouco mais sobre os tipos de evolução no post sobre The Last of Us). E o trio cruza o caminho de vários deles.

Num desses embates no museu, Tess é mordida, mas esconde até chegarem ao ponto de encontro. O lugar onde deveriam deixar a Ellie foi massacrado pela FEDRA, e não restou nenhum Vagalume para mostrar o caminho. Eles sabem, no entanto, que tem alguém que pode ajudar - o irmão do Joel, Tommy, com quem ele perdeu contato há muito tempo, era dos Vagalumes. Se chegarem até a cidade de Jackson, podem encontrar o caminho.

Tess, no entanto, está infectada. E soldados da FEDRA chegam no lugar. Ela fica para trás para impedi-los de alcançar Ellie e Joel, e vemos o corpo da Tess estendido no chão depois da invasão.

Com a fuga, Ellie e Joel pegam caminho para a cidade de um fornecedor de armas que já trabalhou com o Joel. Ele com certeza pode conseguir um carro para os dois. Bill é o cara paranoico e surtado que encheu a cidade onde vive de armadilhas. Ao ficar preso numa dessas, Joel precisa lutar contra os infectados que se aproximam - e é salvo por Bill.

No esconderijo, ele convence o Bill a conseguir o carro, mas tem toda uma reviravolta porque eles precisam de uma bateria que só vão encontrar na escola. E, na escola, temos o primeiro vislumbre da terceira fase da evolução de um infectado: o adorável Baiacu, que é gigantesco e explode esporos por onde passa.

Depois da batalha e a descoberta de que a bateria foi roubada, eles vão até uma casa abandonada e encontram nela: um carro consertado com essa mesma bateria, e um corpo enforcado na sala. Esse corpo pertencia a Frank, companheiro do Bill. O jogo não nos conta as circunstâncias da separação deles, mas uma carta do Frank dá a entender que eles brigaram e o Frank decidiu seguir em frente - mas foi mordido e preferiu se matar a se transformar.

Bill fica para trás quando Joel e Ellie saem da cidade com o carro, e o destino dele permanece em mistério até hoje. Ele não foi mordido, mas sobreviver no mundo de The Last of Us é complicado.

Todos os spoilers de The Last of Us

Depois de atravessar muita estrada e de termos diálogos divertidos e momentos que beiram a paternidade entre Joel e Ellie, eles chegam a Pittsburgh. A rodovia está bloqueada, o que os força a entrar na cidade - onde eles são encurralados pelos Caçadores. Um grupo paramilitar de criminosos que ataca viajantes e sobreviventes desprevenidos. Joel, no entanto, não é um cara desprevenido. Ele percebe a armadilha e escapa com a Ellie, o que os coloca numa rota de caos contra os Caçadores.

Toda a caminhada por Pittsburgh é tensa e cheia de ação. Os dois são literalmente caçados, com direito a um tanque com uma submetralhadora no topo, até o ponto de encontrarem refúgio num apartamento - apartamento esse ocupado por outra dupla de sobreviventes.

Henry e Sam são irmãos. Eles se separaram do seu grupo, e precisam chegar até uma torre de transmissão para se reunir com a galera. O quarteto se une para sair da cidade, e a noite cai; temos mais uma sequência de ação e tiroteios e correria para fugir do tanque e das perseguições. Uma vez fora da cidade, temos um momento para respirar.

Para chegar à torre, o caminho mais rápido é pelos esgotos (meu pior pesadelo em jogos). Eles descobrem que os esgotos costumavam ser um refúgio para sobreviventes; tinha toda uma subdivisão porque é tudo muito protegido, tem grades e portões automáticos, até mesmo uma escola para as crianças do grupo. Mas alguma coisa deu errada e o lugar foi abandonado. Há infectados por toda parte, inclusive Estaladores.

O quarteto se separa em duplas - Ellie e Henry, Sam e Joel - e conseguem fugir a muito custo. Uma vez na cidade próxima dali, um perrengue familiar entra em seu caminho: os Caçadores voltaram. Com seu tanque!

Um sniper atrapalha a vida do grupo, que precisa chegar até a casa dele para conseguir avançar. Temos outra sequência de ação, e Joel consegue interceptar a arma, destruir os Caçadores e ajudar o grupo a chegar ao lugar seguro. O problema é que os infectados ouvem muito bem, e seguiram o barulho até ali. Henry e Sam são atacados, e Sam é mordido.

Mas os personagens são vão descobrir isso na manhã seguinte, depois de um momento de paz e quietude. Sam ataca a Ellie, e Henry, transtornado, acaba matando o irmão. Com a arma em mãos, ele culpa Joel pelo acontecido - e, antes que Joel possa fazer alguma coisa, atira na própria cabeça.

Estamos no outono. Joel e Ellie estão perto de Jackson, e precisam atravessar uma usina hidrelétrica para tomar o caminho da cidade. Qual é a nossa surpresa, no entanto, ao descobrir que a usina já está tomada - o grupo de Jackson está ali, tentando reativá-la. E Tommy, casado com a filha do líder de Jackson, também está ali.

O grupo é atacado por alguns bandidos que tem tentando atormentar Jackson, mas conseguem lidar com os criminosos. Joel e Tommy conversam, e Joel implora ao irmão que aceite a missão em seu lugar. Tem aquela sensação de "estou começando a me apegar à garota e não quero isso" no discurso do Joel, mas ele desconversa fingindo que não se importa.

Tommy aceita, mas Ellie desconfia e não gosta nada disso. Ela foge com um cavalo, e os irmãos precisam rastreá-la até uma fazenda abandonada. Aqui temos a discussão mais calorosa e dramática da história, em que Ellie menciona a Sarah dizendo que "não é ela, Joel" e o Joel fica puto. "Eu também perdi pessoas" diz a Ellie, no que o Joel rebate com o icônico "você não faz ideia do que é a perda". Ellie fica igualmente revoltada, e responde "todo mundo que eu conhecia me abandonou ou morreu, todo mundo menos você".

Todos os spoilers de The Last of Us

O momento é interrompido por um ataque à casa, da mesma galera que está atormentando a usina. O trio consegue se livrar dos bandidos; na hora de ir embora, fica entendido que o Tommy e a Ellie vão seguir em frente, mas o Joel volta atrás. Ele pede para o Tommy voltar para sua família, porque ele vai levar a Ellie até a universidade de Columbia, onde os Vagalumes estão esperando.

Chegando lá à cavalo, os dois são confrontados com a questão de tudo parecer muito abandonado. E está. Os Vagalumes deixaram a universidade, e depois de muito vasculhar entre as coisas abandonadas, Joel encontra um gravador. Uma mensagem de um deles avisa que os Vagalumes ainda estão em atividade num hospital em Salt Lake City, que é bem longe de onde a dupla está agora. Mas é uma direção.

Mais uma vez, Joel e Ellie são emboscados por bandidos. Mas dessa vez não acaba bem. Numa disputa com um dos caras, o Joel acaba caindo de uma sacada sobre um pedaço de ferro. O ferimento o incapacita, ainda que ele e Ellie consigam fugir dos caras, deixando a universidade para trás. No meio do caminho, Joel desmaia.

Temos um corte de tempo, e estamos no inverno. Agora, jogamos com a Ellie. Não sabemos se o Joel está bem. Ela está sozinha, caçando, quando é emboscada por alguns infectados. E acaba encontrando um cara na mesma situação: David.

Se você jogou o jogo, sabe que estamos prestes a falar sobre o maior filho da puta do apocalipse.

Depois de nos fazer confiar nele, David e Ellie conseguem escapar dos infectados. Só para, logo em seguida, prendê-la e levá-la até a sua cidade. Acontece que David é líder de um grupo bem armado de sobreviventes; o problema? Eles são canibais. E David ainda dá a entender que quer abusar sexualmente da Ellie, o combo de escroto nojento completo.

Enquanto Joel desperta e começa a procurar pela Ellie, ainda muito ferido, ela escapa do cativeiro e passa um horror para fugir dos soldados e enfrentar David em um restaurante. Quando consegue emboscá-lo, Ellie o mata brutalmente e é resgatada pelo Joel em uma das cenas mais tocantes da história.

Chegamos na primavera, a parte final. Joel e Ellie chegam à cidade onde os Vagalumes estão ocupando o hospital. Ellie está marcada pelo incidente com o David, mas Joel faz de tudo para animá-la. Os dois encontram algumas girafas que escaparam do zoológico e corta para outra cena emocionante entre o que já consideramos pai e filha agora.

A dupla precisa atravessar um túnel inundado para chegar ao hospital. Passar pelos infectados ali é fácil, o problema é que Ellie não sabe nadar. Quando um ônibus com os dois em cima afunda, ela salta para salvar Joel e acaba se afogando. Ele consegue levar Ellie até a margem e está fazendo ressuscitação nela quando são encontrados pelos Vagalumes. Um dos soldados apaga o Joel, e temos uma tela escura.

Ele acorda em um quarto de hospital, com Marlene ao seu lado. Ela informa que salvaram a Ellie, e que ela está entrando em cirurgia agora, por isso Joel pode ir embora. Ele questiona o motivo da cirurgia, e é revelada a verdade: para produzir uma cura, eles precisam estudar o fungo que infectou o cérebro da Ellie, mas não a transformou. Precisam entender essa mutação. O que significa que precisam tirá-lo do cérebro dela - Ellie precisa morrer para que a cura seja criada.

Joel fica revoltado. Quando Marlene se vai, ordenando que o soldado o escolte para fora e o mate caso tente reagir, Joel reage. Mata o soldado e todos que encontra em seu caminho até chegar à sala de cirurgia. Lá, ele mata o médico-cirurgião (aliás, guarde essa informação para o futuro quando essa cena acontecer na série, porque vai dar muita merda em futuras temporadas por essa decisão do Joel), tira a Ellie das máquinas e a carrega para longe.

No estacionamento, ele é interceptado por Marlene. Ela diz que dói nela também, porque prometeu à mãe da Ellie que a protegeria de tudo. Mas é um sacrifício por um bem maior. Joel não se importa. Ele atira em Marlene, e se certifica de que ela esteja morta, antes de fugir com a Ellie.

No carro, ele mente. Diz para a Ellie que havia outros imunes no hospital, e que os Vagalumes tinham desistido da cura. Ela fica magoada e abalada por isso, mas parece aceitar.

Temos outro salto de tempo, e os dois se aproximam de Jackson, onde Tommy e sua família vivem. Joel e Ellie têm agora uma relação de pai e filha, mas Ellie segue desconfiada. Antes de entrar na cidade, ela para o Joel e conta a história da infecção, sobre a Riley e a questão de "vamos ser poéticas e enlouquecer juntas". Diz que ainda está esperando a sua vez, no que Joel replica que "não importa o que aconteça, você continua encontrando algo pelo que lutar."

Ellie pergunta se ele disse a verdade sobre os Vagalumes. Joel jura que sim. A câmera foca no rosto dela, hesitante, mas ela aceita. E The Last of Us termina.

Respondendo algumas perguntas gerais sobre The Last of Us:


  • The Last of Us estreia na HBO Max dia 15 de Janeiro, com episódios semanais todo domingo.
  • The Last of Us vai ficar disponível para jogadores de PC no dia 03 de Março de 2023. O jogo, lançado originalmente lá em 2013, já passou por uma remasterização. Agora, o remake que chegou para o Playstation 5 em 2022 chega para os jogadores de PC.
  • Pode existir um The Last of Us 3? Sim, existe a possibilidade. O Neil Druckmann deu algumas declarações de que acredita que ainda há história para contar. Mas foi o máximo de informação a respeito de uma possibilidade. Quem jogou sabe que o final da Parte II é muito fechadinho, e se conecta diretamente a tudo que aconteceu na Parte I. Mas, contanto que faça sentido, sempre tem espaço para mais.
  • Por que a Ellie é imune? Não sabemos. No hospital, tudo que temos é um gravação do médico cirurgião comentando sobre os estudos com o sangue dela e o fungo ter mutado dentro do cérebro da garota. O fato de o Joel massacrar o hospital dos Vagalumes meio que acaba com a possibilidade de entendermos mais sobre a imunidade dela, e a consequente imunização do que restou da humanidade. Quando ele faz a escolha de salvar a vida da Ellie, condena tudo que poderia ser estudado e aprendido e, quem sabe, até mesmo revertido sobre a infecção.

Lembrando que The Last of Us continua na Parte II, e eu vou trazer um post futuramente com todos os spoilers sobre ele também. Por enquanto, esses são todos os spoilers de The Last of Us que você, pessoa curiosa, precisa saber para se preparar para a série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo