Resenha: A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes - Sangu Mandanna - Queria Estar Lendo

Resenha: A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes - Sangu Mandanna

Publicado em 5 de mai. de 2023

Resenha: The Very Secret Society of Irregular Witches - Sangu Mandanna

Sabe quando um livro é a definição de raio de sol? Pois hoje eu vou falar sobre ele. A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes é uma fantasia em volume único sobre bruxas e found family, que vai ser lançado aqui pela Galera Record ainda esse ano. E roubou o meu coração.

Mais histórias para quem amou essa:

Na história, conhecemos Mika Moon. Ela é uma bruxa - uma das muitas que fazem parte de uma sociedade secreta de bruxas. A sociedade é um segredo porque é terminantemente proibido dividir sua existência mágica com o mundo. Essa é uma das Regras que Primrose (a bruxa mais velha e, portanto, a mais sábia da sociedade) criou.

Mika, no entanto, sempre se sentiu muito sozinha. Órfã, ela foi adotada por Primrose, mas babás e desconhecidos a criaram (com as memórias apagadas sempre que entendiam quem Mika realmente era). Para apaziguar um pouco a solidão, ela resolveu aproveitar a internet para fazer feitiços e poções sem realmente entregar a sua identidade. Afinal de contas, tudo existe na internet. Ela ser uma bruxa de verdade jamais seria descoberto, certo?

Errado. Porque, no interior da Inglaterra, um curioso e atento senhor descobre a identidade de Mika, e envia um convite inesperado para ela: que trabalhe na casa onde ele mora para ajudar três jovens bruxinhas com os poderes descontrolados.

Ao chegar lá e descobrir que, de fato, há 3 crianças bruxas sem supervisão por ali, Mika resolve quebrar as Regras para ajudá-las a controlar os poderes. Mas, é claro, tem mais sob essa história do que ela poderia prever.

Fingir que era uma bruxa na internet? Moleza. Dizer para alguém que era uma bruxa na vida real? Inimaginável.

A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes é um livro perfeito. Eu já começo a resenha afirmando isso, e vou morrer com essa opinião.

Resenha: The Very Secret Society of Irregular Witches - Sangu Mandanna

Sangu Mandanna conta uma história que é a definição de amor, gentileza e família, e com um bom humor que salta das páginas e arranca boas gargalhadas da gente enquanto a leitura acontece. Eu ri, chorei e me emocionei de diferentes maneiras com essa história.

Não apenas pela Mika, mas por todos os personagens que a acompanham. A história se divide entre a bruxa e os habitantes da Casa de Lugar Nenhum, que é onde ela vai trabalhar. Outro ponto de vista essencial é o do Jamie, o bibliotecário rabugento que trabalha ali e ajuda a cuidar das 3 bruxinhas.

Pensa em um livro que é a definição de raio de sol. É esse. Ele tirou A Casa no Mar Cerúleo do primeiro lugar de "coisa mais fofa que já li!" e isso é um feito e tanto.

"Quem disse alguma coisa sobre transformar o mundo? Que tal só torná-lo um pouco melhor?"

A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes funciona muito bem porque é uma história simples. Uma bruxa solitária que acaba encontrando uma família no lugar mais inesperado possível, e uma família que acaba encontrando na bruxa um novo membro essencial do seu conjunto familiar.

Mika é uma protagonista muito querida. Ela é o tipo de personagem "copo meio-cheio", com solução para tudo. Mas, principalmente, com paciência para tudo. Ela cresceu sozinha e aprendeu que rejeição é o que a espera quando entrega seu coração a alguém ou alguma situação. Mas, ainda assim, é toda positiva e cheia de sorrisos para o mundo.

Jamie, por outro lado, é o rabugento. Tem motivos para a personalidade dele ser como é, e é interessante quando as verdades sobre o personagem são reveladas, e quando elas encaixam no quebra-cabeça que ele representa.

Apesar de não ser um romance, e nem ter grande foco nisso, a relação amorosa que nasce entre Mika e Jamie é muito fofa. Os dois se bicam, a princípio, por picuinhas bobas. Aos poucos, constroem uma relação de amizade e confiança que é uma gracinha - especialmente quando movidos pela força de proteger as 3 bruxinhas acima de tudo.

Resenha: The Very Secret Society of Irregular Witches - Sangu Mandanna

E não, não é um enemies to lovers.

E, de novo: não vá para ele esperando por um romance. Se quer romance com bruxas, leia A Maldição do Ex. A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes é um livro de bruxas que tem um romance (e é um slow burn BEM slow). Ele também é um livro adulto, apesar da temática bem leve!

A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes é um espetáculo em questão de found family. Sabe aquele tipo de história que dá um calorzinho no seu coração? Que faz você se sentir em casa? É essa.

Os membros da Casa de Lugar Nenhum são muito, mas muito queridos. Ian, Ken, Lucie, e as bruxinhas Terracotta, Altamira e Rosetta. É uma construção familiar muito única. Ian e Ken são um casal de velhinhos apaixonados (Ian é espalhafatoso e extrovertido, cheio de drama teatral e coração de ouro, enquanto Ken é contido e racional e amoroso de uma maneira mais calma). Lucie é uma espécie de governanta, a mãezona da casa.

"Isso faz com que fique mais ou menos mágico que eu diga que, cientificamente falando, somos todos feitos de pó de estrelas?"

E as bruxinhas! São crianças que realmente parecem crianças, tão bem escritas e cheias de peculiaridades e detalhes únicos que roubam o nosso coração como o da Mika.

Gostei muito, também, da questão envolvendo a representatividade não branca. Mika e as bruxinhas não são brancas, vindas de diferentes lugares do mundo. E é muito legal como a autora comenta sobre a sensação de pertencimento e a busca por se ver representadas no dia a dia.

A magia acontece junto com a história. Através do treinamento das meninas, das experiências da Mika, das poções e feitiços. Achei a questão com as regras bem interessante, e também a maneira com que o livro as usa para desenvolver sua protagonista.

"Se você precisa escolher entre ser gentil e ser verdadeiro, costuma ser melhor escolher a gentileza."

A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes é um livro lindo. Ele te deixa sorrindo sem perceber, te faz chorar de maneira quase automática, e ele te faz sentir parte da história como só as melhores conseguem fazer.

Sinopse: Como uma das poucas bruxas da Grã Bretanha, Mika Moon sabe que precisa esconder sua magia, manter a cabeça baixa, e ficar longe de outras bruxas para que seus poderes não se misturem e chamem atenção. E como uma órfã que perdeu seus pais ainda criança e foi criada por estranhos, ela está acostumada a ficar sozinha, por isso segue as regras... com uma exceção: uma conta online onde ela posta vídeos "fingindo" ser uma bruxa. Ela acha que ninguém vai acreditar nisso. Mas alguém acredita. Uma mensagem inesperada chega, implorando para que ela viaje até a remota e misteriosa Casa de Lugar Nenhum, para ensinar três jovens bruxas como controlar sua mágica. Isso quebra todas as regras, mas Mika vai mesmo assim, e imediatamente se aproxima das vidas e dos segredos não apenas das três bruxinhas, mas também de uma arqueóloga ausente, um ator aposentado, dois cuidadores que já aguentaram demais, e... Jamie. O bonito e irritadiço bibliotecário da Casa de Lugar Nenhum que faria de tudo para proteger as crianças - e, até onde ele sabe, uma estranha como Mika é perigosa. Um perigo irritantemente atraente. Conforme Mika começa a encontrar seu lugar na Casa de Lugar Nenhum, a ideia de pertencer a algum lugar começa a se tornar uma realidade. Mas a magia não é o único perigo no mundo, e quando uma ameaça bate à porta, Mika precisa decidir se vai arriscar tudo para proteger a família que encontrou (sem saber que estava procurando).

Título original: The very secret society of irregular witches
Editora: Berkley (Galera Record, no Brasil)
Autora: Sangu Madanna
Gênero: Romance
Nota: 5+


2 comentários:

  1. Aff o tanto que amo esse livro eu nem sei! Foi um dos mais fofos que li ano passado. E era eu lendo (no caso ouvindo, e pensando "hmmm acho que a Denise vai amar esse"
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10.2.24

    Ola! Qual a classificaçao indicativa mais ou menos dessa obra?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo