Resenha: A Queda da Casa Morta - T. Kingfisher - Queria Estar Lendo

Resenha: A Queda da Casa Morta - T. Kingfisher

Publicado em 22 de mai. de 2023

Resenha: What Moves the Dead - T. Kingfisher

A Queda da Casa Morta é uma novela/releitura do clássico A Queda da Casa dos Usher, de Edgar Allan Poe. Aqui, a autora T. Kingfisher nos leva ao conhecido cenário de horror gótico com uma exploração ainda maior da bizarrice que cerca aquele lugar esquecido pelo mundo.

Se gosta de histórias assim, pode gostar de:

Alex Easton recebe uma carta avisando sobre a frágil condição de saúde de uma amiga de infância. Madeline Usher está morrendo, e o irmão dela, Roderick, pede a Easton que venha o mais rápido possível para a distante mansão onde vivem.

O que Easton encontra lá é um pesadelo sem sentido. A natureza está tomada por cogumelos estranhos, fungos crescentes, e um lago estranhamente vivo. E Madeline, para piorar, se parece cada vez mais com um cadáver ambulante.

Para descobrir o que há de errado com a casa dos Usher, Easton precisa investigar até as entranhas desse lugar abandonado por deus.

"Eles dizem que cogumelos prosperam onde o Diabo anda."

A Queda da Casa Morta é uma novela muito interessante e medonha sobre o horror do desconhecido. Mas, principalmente, do desconhecido que vem da natureza. Aquela sensação alienígena de estar confrontando uma coisa que não pode ser parada.

Esse livro me lembrou bastante a sensação que eu tive com o primeiro episódio de The Last of Us, quando os infectologistas estão conversando sobre a possibilidade de uma infecção fungal. Quais seriam as consequências? O que acontece com o mundo se um fungo estranho começar a mutar e se aproximar dos humanos?

A Queda da Casa Morta se desenvolve através dessa premissa. Tem alguma coisa muito errada com os Usher, mas, principalmente, com a casa Usher. A grandiosa e inóspita mansão que ficou relegada a seus dois herdeiros - herdeiros esses que parecem cada vez mais próximos da própria cova. Mas por quê?

Resenha: What Moves the Dead - T. Kingfisher

Como protagonista, Easton é interessante. Elu não se apega ao medo, mas à curiosidade, e por isso se deixa mover em direção a perguntas e respostas. T. Kingfisher cria uma personagem principal com a qual podemos nos relacionar, porque não tem nada de burro ou inconsequente em suas ações. Easton só quer ajudar seus amigos. E, como soldado que já passou pelo pior que a guerra tem a oferecer, talvez esteja preparade para os horrores da casa dos Usher.

Ou talvez não.

Essa é uma leitura bem curtinha, e tudo se desenvolve da melhor maneira. Não apenas Easton, mas Angus, seu mordomo, a Srta. Potter (uma estudiosa de fungos que cruza o caminho de Easton), os irmãos Usher e Denton (o médico norte-americano que está na casa para ajudá-los), todos servem um propósito. Todos estão ali para ajudar a trama a avançar.

"Esse lugar me deixou com medo. Esta casa medonha."

A questão com a não-binaridade de Easton é bem legal e muito bem apresentada pela história. Em um momento, conhecemos seu lugar de origem e como o exército é um ponto onde soldados são apenas soldados, sem um gênero determinado. Eles recebem a denominação ka e passam a ser ka, representados por esse pronome neutro. Easton é uma pessoa não-binária e elu existe, e pronto. A trama nos conta isso, e segue em frente.

E então ela sorriu, e foi horrível.

Se A Queda da Casa Morta tem um defeito, acho que é o final. Não por ser ruim, mas por ser... Positivo demais, eu acho? Esperava alguma coisa mais trágica, ou pelo menos enigmática, e não um final tão fechadinho.

Resenha: What Moves the Dead - T. Kingfisher

Em horrores desse tipo, meu tipo de final favorito é aquele que deixa uma pulga atrás da orelha - como foi o final de Gótico Mexicano, da Silvia Moreno-Garcia. Que causa dele "mas será que está tudo bem mesmo?" que perturba quando você fecha o livro. Aqui, é um ponto final.

Apesar disso, é uma leitura muito interessante, instigante e perturbadora. Sabe aquele tipo de história que entra debaixo da sua pele e fica fazendo você se coçar de nervoso? É A Queda da Casa Morta.

Sinopse: Quando Alex Easton, soldado em aposentadoria, recebe uma carta de que sua amiga de infância, Madeline Usher, está morrendo, elu se apressa até a mansão ancestral da família Usher no remoto condado de Ruritania. O que encontra lá é um pesadelo fungal crescendo e tomando toda a vida selvagem, ao redor de um sombrio e pulsante lago. Madeline é sonâmbula e fala em uma voz estranha durante a noite, e seu irmão, Roderick, está sendo consumido por uma estranha doença dos nervos. Com ajuda de uma estudiosa de fungos e um perplexo doutor norte-americano, Alex precisa entender o segredo da Casa dos Usher antes que consuma todos eles.

Título original: What Moves the Dead
Editora: Titan Books
Autora: T. Kingfisher
Gênero: Horror
Nota: 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo