Resenha: M de Monstra - Talia Dutton - Queria Estar Lendo

Resenha: M de Monstra - Talia Dutton

Publicado em 14 de jul. de 2023

Resenha: M de Monstra - Talia Dutton

M de Monstra é uma sensível releitura de Frankenstein, pela autora Talia Dutton. O quadrinho foi lançado pelo selo Suma HQ, da Editora Suma (que cedeu este exemplar em cortesia), e acompanha uma cientista que, ao tentar ressuscitar a irmã, cria outra pessoa.

Mais histórias para quem amou essa:

Frances perdeu a irmã, Maura, em um acidente no seu laboratório. Grande pesquisadora e cientista, a doutora Frances Ai finalmente consegue reconstruir o corpo da irmã e dar vida a ele através dos seus aparatos. A ideia era trazer Maura de volta à vida, mas quem acorda no corpo dela é outra pessoa.

Essa pessoa não tem as lembranças de Maura, e nem as vontades ou a existência dela. Em uma espiadinha no espelho do quarto, essa pessoa vê o fantasma de Maura, e descobre que realmente é outra pessoa. Decide se chamar de M, e também decide que não vai contar a verdade para Frances. A verdade pode matar M para tentar trazer Maura de volta, e M quer viver.

M de Monstra é uma história emocionante sobre identidade, amor e luto. Uma releitura sensível do clássico Frankenstein, de Mary Shelley, que faz muito jus ao original, ao mesmo tempo em que entrega um sopro de ar fresco com a nova abordagem.

Resenha: M de Monstra - Talia Dutton

A relação entre as irmãs nos é apresentada através do amor que Frances tem pela Maura, e pela amargura que carrega por ter sido "responsável" pela morte dela. A doutora Frankie dá vida a M porque precisa de Maura de volta, e se prende às memórias e ao amor, cega para a possibilidade de sua criação não ser realmente o que buscava ter criado.

O conflito em volta disso é bastante tenso, porque a sensação de perdição da M é nítida nos traços da personagem, e na sua maneira de reagir às situações. M de Monstra usa bastante da relação criador e criatura que Frankenstein apresentou, mas principalmente de uma relação irmã e impostora.

Resenha: M de Monstra - Talia Dutton

Gostei muito de todo o desenvolvimento do quadrinho, que é simples em abordagem, mas carrega uma mensagem forte sobre liberdade e identidade. M descobre quem é e o que ama no decorrer das páginas, mas precisa de coragem para apresentar isso a quem ama.

Os paralelos com o original e a roupagem nova que Talia Dutton apresenta na trama são notáveis. Como a grande apaixonada por Frankenstein e Mary Shelley que sou, fiquei de coração quentinho com a releitura. É fiel, e é uma homenagem, mas também é moderno e aproveita a abordagem tóxica do criador e da criatura para discutir sobre família e possessão.

Resenha: M de Monstra - Talia Dutton

A edição da Suma HQ ficou linda demais. O papel é naquele estilo folha grossa que já usaram em Lore Olympus (que eu adoro, e que é cheiroso demais!). A tradução de Helen Pandolfi também tá ótima, com uma boa adaptação para o português.

M de Monstra é uma leitura rápida e querida para quem ama o clássico, para quem quer conhecer o clássico, e mesmo para quem nunca chegou perto de Frankenstein. Fala sobre uma monstrinha que está se entendendo pessoa, e sobre uma família quebrada que precisa aprender a seguir em frente sem um dos seus pedaços mais importantes.

Sinopse: Em sua obra de estreia, Talia Dutton se inspira em Frankenstein para tratar de temas delicados com sensibilidade e traços deslumbrantes. "M de monstra" é uma graphic novel fascinante sobre fantasmas, identidade, família e o peso das expectativas. Depois de perder a irmã mais nova, Maura, em um trágico acidente de laboratório, a dra. Frances Ai promete trazê-la de volta à vida. Entretanto, quem reaparece nessa tentativa claramente não é Maura. A criatura, que decide se chamar M, não tem recordações da vida de Maura e só quer seguir seu próprio caminho. Na esperança de retomar a rotina que tinham juntas, Frances quer que M seja como a irmã: uma cientista dedicada com quem dividia seus planos no laboratório. Buscando recuperar suas memórias, Frances cerca M de lembranças do passado de Maura — porém, por mais que a doutora insista, M reluta em assumir uma identidade que não é a sua.

Título Original: The Rose Society
Autora: Talia Dutton
Editora: Suma HQ
Tradução: Helen Pandolfi
Gênero: HQ
Nota: 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo