Resenha: Salem - Thomas Gilbert - Queria Estar Lendo

Resenha: Salem - Thomas Gilbert

Publicado em 22 de dez. de 2023

Resenha: Salem - Thomas Gilbert

Uma história em quadrinho brutal que mostra, usando um pouco da liberdade criativa, um período sombrio da nossa história. Salem, de Thomas Gilbert, dá voz à história de uma das muitas mulheres caçadas por bruxaria.

Se gostou desse quadrinho, pode curtir:

Salem conta a história de Abigail Hobbs, uma das mulheres que vivia em Salem na época da caça às bruxas. Através de uma narrativa fictícia, mas sensível aos acontecimentos, o autor ilustra o horror que cresceu sobre o vilarejo e sobre as vítimas de uma caçada sanguinária originada na misoginia e na corrupção religiosa.

Salem é um quadrinho desesperador. Com maestria, o autor consegue construir a tensão e a iminência da tragédia sem jamais estragar os momentos de inocência e felicidade plena que Abigail e outras mulheres estão vivendo.

Resenha: Salem - Thomas Gilbert
Resenha: Salem - Thomas Gilbert

É através da Abigail que conhecemos Salem como um vilarejo humilde, sofrendo com uma colheita vazia e com a crescente do terror religioso que o reverendo tem construído sobre os fiéis. É através do terror que o reverendo incita as pessoas sobre o diferente, seja ele na presença dos indígenas ou de qualquer um que ouse se afastar do que os ideais dele consideram "puros".

A misoginia e o horror andam de mãos dadas na caça às bruxas. E ainda que não seja uma abordagem histórica, como o próprio autor menciona na nota de abertura, mesmo os momentos mais fictícios tem um pé na verdade. O horror do que realmente aconteceu em Salem é tão macabro que quase parece ficção.

Resenha: Salem - Thomas Gilbert

As ilustrações beiram essa visão tenebrosa, principalmente quando nos aproximamos do final da história da Abigail - que, assim como Tituba e outras tantas mulheres, realmente existiu. São cores frias para os momentos tensos, e vibrantes e quentes para os momentos mais terríveis.

Recomendo a leitura para quem quer conhecer mais sobre Salem. Ainda que fictícia, essa abordagem fala, com muita empatia, sobre a vida das mulheres que um dia habitaram aquele lugar.

Sinopse: Século XVII. Abigail Hobbs tem catorze anos e mora com os pais na vila de Salem. Ela teve uma infância feliz, livre de preocupações, até que em um dia fatídico, aos treze anos, um evento inocente desencadeia uma série de desgraças para as jovens garotas da vila. Em Salem, novo lançamento da DarkSide® Graphic Novel, o autor francês Thomas Gilbert apresenta uma narrativa histórica sobre a caça às bruxas de Salem, evento que ressoa de várias formas na sociedade atual. Salem é um mergulho fascinante e aterrador no universo estreito e opressivo da colônia de Salem, na Nova Inglaterra, Estados Unidos. Para criar este álbum, o quadrinista mergulhou nas raízes dessa história e, com o auxílio da ficção, amplificou verdades e vozes apagadas dos fatos e dos julgamentos das bruxas de Salem. Uma obra altamente documentada permitiu que Gilbert, para além da narrativa dos fatos históricos, questionasse temas que ainda estão vivos e ardentes em nossa sociedade. Embora a graphic novel seja uma ficção baseada em fatos ocorridos há mais de três séculos, ela diz muito sobre o insidioso enraizamento do ódio no seio do sistema moral e judiciário das nossas sociedades ditas modernas ou progressistas.

Título original: Les filles de Salem
Editora: Darkside
Autor: Thomas Gilbert
Tradução: Aline Zouvi
Gênero: Terror
Nota: 5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo