Se você participa do mundo literário, já deve ter ouvido o termo romantasia para se referir a livros de fantasia com algumas particularidades. Hoje, o post é pra falar um pouquinho sobre esse tipo de história. O que é romantasia? (e exemplos de leitura para entender mais).
Lembrando que a gente tem vários posts falando sobre fantasia aqui no blog:
A romantasia cresceu muito no mundo literário de uns anos pra cá. Ganhou força entre leitores jovens e adultos, e hoje é um fenômeno dentro da indústria de livros. Mas, afinal:
O que é romantasia?
Pense em uma história de fantasia cujo foco principal não está na complexidade narrativa, universal ou do sistema de magia. O foco é o romance. Romantasia nada mais é do que um estilo de contar histórias que vai colocar o romance romântico como plot principal dentro de um universo fantástico.
Esse estilo de história cresceu muito com os anos, e tem alguns nomes em destaque quando a gente pensa a respeito. Sarah J. Maas é atualmente uma das maiores autoras de romantasia. Jennifer Armentrout também. Mas não são autoras que a gente acompanha de perto (ou não acompanha mais).
Laini Taylor escrevia romantasia muito antes desse termo se popularizar. Por mais que seus casais percorram percalços, sejam inimigos ou estejam separados, o decorrer da história é em direção a um final feliz.
A romantasia pode ou não apresentar histórias complexas. Algumas se firmam em desenvolvimentos mais longos, com universos inspirados, uma grande quantidade de personagens e de sub-plots. Mas o foco dela é e sempre será o romance.
Eu ouso dizer, inclusive, que o melhor tipo de romantasia é o que abraça que é uma romantasia. Uma história mais simples, mas que entrega aquilo que vamos procurar: o foco no amor romântico.
Que exemplos de leitura eu posso procurar para entender mais da romantasia?
A gente está sempre recomendando livros que explorem bastante dessa temática. Da fantasia urbana à alta fantasia, o crescimento e a procura por esse tipo de história tem esticado o leque de possibilidades de leituras. O que é uma vitória para nós, que amamos um romancinho fantástico!
Mas, afinal, não é mais fácil falar que romantasia é a fantasia com romance?
Não. É diferente.
Muitas histórias de fantasia têm romance. E romance com grandes arcos, inclusive. Um dos personagens principais de O Senhor dos Anéis, por exemplo, vive um grande dilema amoroso envolvendo um amor "proibido" por uma elfa imortal. Aragorn é um dos protagonistas da saga de Tolkien, e seu amor por Arwen toma muito da sua sub-trama dentro da história. Isso significa que ele vive uma romantasia?
Não. É uma fantasia que tem romance.
A romantasia necessariamente precisa seguir o percurso de um romance romântico. Ela precisa ter um final feliz, porque o romance romântico também precisa.
Para falar de uma das grandes do estilo, Sarah J. Maas começou com Trono de Vidro. Que é uma fantasia com romance. E seguiu para Corte de Espinhos e Rosas - que é uma romantasia.
Em Trono de Vidro, a jornada da personagem e a guerra são muito mais grandiosos e explorados do que seus romances. Em ACOTAR, o romance é um dos pontos principais da história da Feyre. Desde a situação com o Tamlin até a grandiosidade do amor prometido com o Rhysand. Quando a gente vai para outros livros de ACOTAR, como o da Nesta, o romance é o ponto-chave da história também, margeado por outras tramas.
A romantasia tem que seguir a estrutura base dos romances românticos.
O casal se conhece > tem a tensão romântica > um término ou algo traumático abala o romance > o final feliz.
A fantasia com romance não se importa com a estrutura básica do romance romântico. Ela tem outra estrutura, porque obedece as leis da fantasia. Aí depende do tipo de fantasia que se está escrevendo. Da alta fantasia à baixa, há uma infinidade de estruturas para se seguir. A jornada do herói, por exemplo, pode ser permeada por um romance.
Mistborn é uma romantasia? Não, mas tem um romance importante na história.
Então, em um resumo muito resumido:
- Fantasia com romance = o romance acontece ao redor da trama principal
- Romantasia = o romance é a trama principal e outras coisas acontecem ao redor dele
Se você quer muito conhecer a romantasia, eu recomendo demais essas cinco leituras:
Elas têm os melhores elementos da fantasia, e todas elas colocam o foco sobre o romance. Você encontra muito sofrimento em algumas, construção de universos mais complexas em outras, narrativas longas e curtas, e um final satisfatório e feliz para o romance em todas. A estrutura do romance romântico.
Romantasia segue em alta e ganhando espaço no mercado, e por isso acho legal explicar e falar a respeito para que mais pessoas entendam esse estilo narrativo que tem quase o peso de um sub-gênero.
Me conta aí, você conhecia romantasia? Tem alguma indicação?
Excelente post. Ameeei!
ResponderExcluir