Resenha: O Manual do Mago Frugal para Sobrevivência na Inglaterra Medieval - Brandon Sanderson - Queria Estar Lendo

Resenha: O Manual do Mago Frugal para Sobrevivência na Inglaterra Medieval - Brandon Sanderson

Publicado em 28 de set. de 2023

Resenha: The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England - Brandon Sanderson

Mais um livro do Brandon Sanderson concluído por aqui. O Manual do Mago Frugal para Sobrevivência na Inglaterra Medieval (do original The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England) é o segundo título do Projeto Secreto. Esse não faz parte da Cosmere, mas traz um gigantesco universo de infinitos universos medievais para serem explorados por quem tiver dinheiro para comprá-los.

Mais livros pra conhecer se curtiu esse:

Nosso protagonista acorda sem memória alguma de quem é e de como foi parar ali. Ele está deitado no chão, com a forma do corpo dele desenhada ao seu redor - no melhor estilo cena de crime - e não está no seu mundo, porque observações e conversas mostram que foi parar no passado.

Mas não exatamente o seu passado, também. Um livro em pedaços que estava perto dele fala sobre a Frugal Wizard's, uma empresa especializada na venda de dimensões medievais particulares para exploração e aventura. E, aparentemente, ele foi um dos compradores.

Quanto mais se aprofunda nesse mundo, nas pessoas e nos segredos místicos que encontra pelo caminho, em busca da sua memória completa do por que foi parar ali, mais ele percebe que talvez tenha se enganado ao pressupor quem era. Porque tem um grupo de pessoas da sua própria realidade caçando por ele, e a situação passa de complicada a uma aventura de sobrevivência bem rápido.

O passado é um lugar brutal. Você pode mudá-lo. Mas, primeiro, precisa domá-lo.

O Manual do Mago Frugal para Sobrevivência na Inglaterra Medieval foi uma leitura muito divertida! Assim como Tress, A Garota do Mar Esmeralda (primeiro livro do Projeto Secreto) dá pra sentir que o Brandon Sanderson escreveu esse aqui para se divertir.

Resenha: The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England - Brandon Sanderson

É uma aventura cheia de bom humor e de criatividade. Todo o esquema das infinitas dimensões sendo exploradas, descobertas e catalogadas para venda é muito engraçado. E o livro é interrompido constantemente por "trechos" do handbook, onde a empresa fala sobre os pormenores das compras e das viagens interdimensionais de maneira marketeira (deixando todos os problemas de fora).

Procure o FAQ: Você Pode Recomendar um Terapeuta para Me Ajudar a Lidar com o Pavor Existencial Causado pela Realização de que Minha Realidade Talvez Seja um Desdobramento de Outra Dimensão com Mais Substância que a Nossa?

De longe a minha parte favorita do livro, esses interlúdios com trechos do handbook ajudaram na imersão e ainda arrancaram altas gargalhadas, porque é tudo num humor muito fácil e debochado. Bem típico do Brandon, mas escrachado da maneira certa.

A graça de O Manual do Mago Frugal para Sobrevivência na Inglaterra Medieval está justamente em ser uma aventura simples. É sobre um cara que está sem memória em um mundo medieval que pode, ou não, ter magia por ali.

Resenha: The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England - Brandon Sanderson

O cara, aliás - que eu não vou falar o nome, a graça sobre o personagem está nas descobertas que fazemos junto com ele - é bem divertido. Ele é do tipo sarcástico sem um pingo de autoestima ou autocontrole. Tudo que ele faz é de coração, o que rende momentos excelentes. Mas também tem uma fragilidade e uma incerteza em suas decisões que mostra pra gente, e pra ele, que ele talvez não seja o herói da história.

Outros personagens ganham destaque na jornada do protagonista, e os meus favoritos foram justamente os coadjuvantes de maior participação: Sefawynn e Ealstan. Eles fazem parte da história desde o começo e, aos poucos, acabam se tornando pessoas importantes para o nosso homem desmemoriado.

Os Beatles não inventaram o rock moderno. O rock moderno inventou os Beatles.

Sefawynn é forte e determinada, ao mesmo tempo delicada e querida. Ela faz tudo pelo irmão mais novo e também por sua reputação (que não está das melhores). Ealstan, por outro lado, é um líder que ainda não sabe disso. Suas decisões são sensatas, e ele cuida muito bem de todo mundo ao seu redor.

A relação de família encontrada que se forma entre os três é uma gracinha de acompanhar. E igualmente divertida!

Resenha: The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England - Brandon Sanderson

As questões com História, também, são bem legais. Tem muita pesquisa pra retratar corretamente, e também para reconstruir corretamente, esse mundo medieval. Conforme nos aprofundamos na jornada do protagonista, vamos descobrindo com ele exatamente em que período ele foi parar. E os detalhes e as releituras desse período foram bem perspicazes!

O Manual do Mago Frugal para Sobrevivência na Inglaterra Medieval também lida com magia. Apesar do nome, a questão com o "wizard" tem mais a ver com a origem da palavra; e a graça está aí! Porque, de repente, em meio a um monte de mundos medievais, caímos em um que tem toques de mágica.

Como isso é explorado é interessante, especialmente lá pro fim da história.

Não existe "apenas" quando se fala de bondade e felicidade.

Lembrando que, assim como Tress, O Manual do Mago Frugal para Sobrevivência na Inglaterra Medieval é um livro único. Tem começo, meio e fim e não vai ter continuação. Todos os livros do Projeto Secreto são independentes entre si, e esse é o único que não faz parte da Cosmere (apesar de eu me perguntar se isso é verdade mesmo, porque em um momento ali, uma cena me fez ter questões).

Resenha: The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England - Brandon Sanderson
Resenha: The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England - Brandon Sanderson

A edição que eu peguei é a comum da Tor, mas veio com todas as ilustrações e detalhes da edição do financiamento coletivo. A capa também me agradou muito, com esse lettering maravilhoso!

O Manual do Mago Frugal para Sobrevivência na Inglaterra Medieval foi mais uma leitura muito satisfatória do Brandon Sanderson. Tem aventura, ação e reviravoltas na medida certa. E ainda entrega um universo criativo ao extremo, com infinitas possibilidades em um multiverso de universos.

Sinopse: Um homem acorda em uma clareira no que parece ser a Inglaterra medieval, sem memória de quem ele é, de onde veio ou por que está ali. Perseguido por um grupo de pessoas da sua própria época, sua única esperança de sobrevivência está em recuperar as memórias perdidas, fazer aliados entre os locais, e talvez até acreditar nas superstições vangloriosas do lugar. Sua única ajuda do "mundo real" deveria ser um livro guia intitulado "O Manual do Feiceiro Frugal para Sobreviver à Inglaterra Medieval", mas mesmo a sua cópia explodiu durante a viagem. Os poucos fragmentos que ele conseguiu recuperar dão dicas da sua situação, mas será que ele vai conseguir entendê-los a tempo de sobreviver?

Título original: The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England
Editora: Tor (Brasil: Trama)
Autor: Brandon Sanderson
Gênero: Fantasia
Nota: 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo