Resenha: Lendas Japonesas - Loputyn - Queria Estar Lendo

Resenha: Lendas Japonesas - Loputyn

Publicado em 3 de abr. de 2024

Resenha: Lendas Japonesas - Loputyn

Lendas Japonesas é uma coletânea da quadrinista Loputyn que explora histórias clássicas da cultura japonesa. Lançado pela Darkside (que enviou em cortesia pra gente) em uma edição ilustrada maravilhosa, é uma excelente leitura para quem quer conhecer um pouco mais das lendas do Japão.

Se gostou desse livro, pode gostar dessas leituras:

Com cuidado, a autora interpreta contos tradicionais japoneses. Apresenta de maneira sucinta histórias que envolvem corrupção, medo e traição, e usam do fantástico para falar sobre moral e honra.

Resenha: Lendas Japonesas - Loputyn

É um livro bem curtinho, e é uma leitura edificante justamente para quem quer conhecer mais da cultura do Japão através de uma visão contemporânea. As ilustrações também são um show à parte, tão magníficas que só acrescentam nas histórias que estão representando.

As lendas que eu mais gostei foram as com inclinações mais aterrorizantes. Espíritos vingativos e histórias que envolvem ciúmes e rancor carregam finais trágicos que muito amedrontam.

A edição da Darkside ficou muito bonita, da diagramação cuidadosa ao formato do livro. A tradução é de Valentina Cantori.

Resenha: Lendas Japonesas - Loputyn

Lendas Japonesas é um livro que oferece muitas histórias em pouco tempo, e é perfeito pra te salvar de uma ressaca ou te oferecer uma leitura quando você tá sem muito tempo.

Sinopse: No universo rico e cativante das lendas japonesas, criaturas misteriosas e seres encantados surgem entre as sombras e entram em cena, desencadeando eventos surpreendentes e interações inusitadas entre os personagens. Nesse cenário fascinante que entrelaça o mundano e o sobrenatural, a quadrinista italiana Jessica Cioffi, que adota o pseudônimo Loputyn, dá nova vida e perspectiva a 25 contos tradicionais japoneses, ilustrando-os com seu toque delicado e singular. Selecionados cuidadosamente pela artista, que já encantou os darksiders com Francis, os contos que compõem Lendas Japonesas abrangem temas como amores não correspondidos, vingança, feitiços e acontecimentos sobrenaturais. São histórias que atravessaram épocas e gerações, transmitidas pela tradição oral e registradas na literatura clássica ou adaptadas para o teatro. A lenda que inicia o livro, por exemplo, é especialmente difundida entre o povo japonês e narra a trajetória de uma princesa que surgiu de dentro de um bambu para tornar-se filha de um casal de idosos e mais tarde retornou ao mundo de onde veio. A enigmática narrativa, escrita provavelmente entre os séculos IX e X, é considerada a mais antiga dentre as obras de romance ficcionais do Japão. Algumas das criaturas presentes nas tramas são conhecidas por suas travessuras, como o kitsune e o tanuki, frequentemente descritos como possuidores da capacidade de modificar a aparência. Outros personagens, guiados pela raiva e energia maligna, acabam interferindo de maneira nociva na vida das pessoas. É o caso de Okiku, Otsuyu e Oiwa, que protagonizam as lendas fantasmagóricas mais conhecidas no Japão. Marcadas por vidas trágicas e personagens intensos, essas histórias foram transformadas em enredos do teatro kabuki. A coletânea ainda apresenta seres míticos que buscam relações pacíficas e amistosas, mesmo que essas dinâmicas ultrapassem os limites convencionais.

Título original: Japanese Tales
Autora: Loputyn
Editora: Darkside
Tradução: Valentina Cantori
Gênero: Coletânea de contos
Nota: 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo