O cavaleiro e a mariposa é o primeiro volume de uma nova duologia da autora Rachel Gillig, que também escreveu Uma Janela Sombria. Nessa história, Agouros ditam a sorte e Divinadoras veem o futuro das pessoas. O problema começa quando as Divinadoras começam a desaparecer.
Se curtiu essa leitura, pode gostar de:
Sybil é uma Divinadora. Órfã, foi recebida pela abadessa para atravessar o mundo das divinações sempre que visitantes oferecem seu sangue à abadia. Ela e outras garotas são as únicas capazes de se afogar nas águas da abadia e voltar para dizer o que os Agouros, deuses de seu mundo, previram para o futuro.
Quando o novo rei aparece e recebe não um, mas todo o azar possível previsto pelos Agouros, algo parece mudar no horizonte. Com a partida dele, uma a uma, as Divinadoras começam a desaparecer - até que Sybil é a única que resta.
Convidada pelo rei para uma caçada aos Agouros, ela aceita com uma condição: que ele e seus cavaleiros a ajudem a encontrar as Divinadoras desaparecidas.
O cavaleiro e a mariposa demorou um pouco a engatar a história. Não pela apresentação de mundo, que eu achei sensacional, mas porque eu senti que as primeiras 100 páginas pareciam estar enrolando demais pra fisgar o meu interesse.
Uma vez que as Divinadoras começam a sumir, aí sim a história dá uma engrenada. Questionamentos começam a surgir no caminho da Sybil, dúvidas sobre os Agouros e todas as verdades que a abadessa havia transformado num credo inquestionável para as meninas. Será que havia alguma verdade ali mesmo?
O clima gótico que permeia a história, a atmosfera e as descrições é maravilhoso. Realmente me fez sentir numa ambientação macabra, hostil e sombria, com toques de magia que não traziam nada além daquela sensação dos contos de fadas originais, onde há violência, sangue e punição, mais do que de fato a beleza da fantasia.
O cavaleiro e a mariposa é vendido como uma romantasia, mas eu discordo. É muito mais sobre a jornada da Sybil e seu entendimento naquele mundo do que sobre o quanto o romance importa ali. O romance é sim uma parte importante da história, mas não é ele que move nada aqui (nada novo no horizonte né, se eu ganhasse uma moeda pra cada história de fantasia com romance que é vendida como romantasia, eu estaria rica).
Já que mencionei o romance, vale trazer aqui o ponto positivo que é o desenvolvimento dele! Eu tinha achado o romance de Uma Janela Sombrio bem qualquer coisa, mas nesse livro a autora sobre explorar o slow burn e a construção de confiança e camaradagem entre a Sybil e o misterioso cavaleiro arrogante, Rodrick.
A relação entre eles tem vibes de Han Solo e Leia, com bicadas e patadas a torto e a direito, para enfim se desenrolar num companheirismo bom demais de ler. Eles se entendem em suas solidões e na injustiça que permeia aquele mundo, tanto na parte física quanto no que concerne os Agouros.
Os Agouros, aliás, foi outro ponto muito positivo! Gostei demais da mitologia que a autora criou para esse mundo, como ela move o povo numa onda de fanatismo cego que é quase macabro.
Uma personagem que rouba cena sempre que aparece em O cavaleiro e a mariposa é a gárgula Bartholomew. Assim como foi com o Pesadelo em Uma Janela Sombria, essa criatura que não deveria ter vida, mas tem e muito, esbanja personalidade e carisma e é tão hilária que eu me apaixonei por ela rapidinho.
Gostei muito da edição da Alt. Meu único problema foi com a diagramação; tive que arrebentar a lombada dele pra conseguir ler confortavelmente ali no meio. Talvez pelo tamanho ou pelo espaçamento, acabou ficando muito apertado sem estrinchar a lombada ao máximo. A tradução de Sofia Soter tá excelente, como sempre!
O final tem um gancho de arrancar os cabelos, bom demais pra segurar a tensão para o encerramento da duologia. Para quem procura uma fantasia gótica de encher os olhos, O cavaleiro e a mariposa é a leitura certa!
Sinopse: Durante nove anos, Sybil Delling serviu como Divinadora na catedral de Traum, recebendo em sonhos as visões dos Agouros — seres sobrenaturais que a tornam capaz de prever tragédias antes que aconteçam. Mas quando as outras Divinadoras começam a desaparecer, Sybil é forçada a abandonar os muros sagrados e a confiar no improvável: Rodrick, um cavaleiro herege, de olhar sombrio e perigosamente charmoso. Juntos, eles embarcam em uma jornada por um mundo repleto de magia e segredos enterrados por deuses silenciosos. E quanto mais Sybil se aproxima da verdade, mais percebe que talvez nem mesmo os seus sonhos possam salvá-la. O cavaleiro e a mariposa é o início da nova duologia de fantasia gótica de Rachel Gillig. Uma história envolvente que mistura mistério, romance, magia e segredos divinos em uma jornada eletrizante e perigosa.
Título original: The knight and the moth
Autoria: Rachel Gillig
Autoria: Rachel Gillig
Editora: Alt
Tradução: Sofia Soter
.png)
.png)
.png)


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!