Resenha: Cinder - Marissa Meyer - Queria Estar Lendo

Resenha: Cinder - Marissa Meyer

Publicado em 13 de jan. de 2016

Resenha: Cinder - Marissa Meyer

Eu tinha certeza de que indicação do pessoal do Tumblr não seria roubada, mas não imaginava que Cinder, primeiro volume da série Crônicas Lunares, fosse derrubar tanto o meu emocional. História, cenário, personagens, tudo tão perfeito que eu quero desler pra ler de novo.

Conheça os outros volumes da série:

O mundo foi devastado por guerras, e nós estamos na Nova Pequim. A história começa com a Cinder, uma ciborgue  que trabalha para a guardiã legal - uma mulher asquerosa e metida e absolutamente egoísta quando se trata da órfã que o marido adotou para criar - recebendo uma visita especial na sua oficina mecânica; o príncipe Kai, herdeiro do imperador, pede que ela conserte um androide que é de vital importância para ele e 'para a segurança nacional'. 

Uma vez que ele se vai, a trama começa a se desenrolar cheia de adrenalina; existe uma doença fatal no ar, causada por um vírus perigoso e incompreensível, e os cientistas estão buscando uma cura há anos. Quando Cinder fica na presença de um infectado e não adoece, ela é levada até as dependências do palácio para ser estudada - e, principalmente, para entender porque diabos a ciborgue é diferente das outras pessoas.

Honestamente, eu nem vou reler o resumo porque sei que não fiz jus à complexidade genial que é a história da Marissa Meyer. Há anos, literalmente, tenho visto comentários a respeito de Cinder e de como o universo futurístico/distópico da autora é algo usual; e meu senhor amado, eu queria voltar no tempo pra poder ter lido isso antes!

A história mistura elementos de ficção científica à clássicos dos contos de fadas, e conforme você identifica as inspirações, quem são os personagens, como a autora mesclou isso a um cenário apocalíptico futurístico, é tudo genial demais e você quer chorar.

Mesmo no futuro as histórias começam com era uma vez...

Não são só as nações da Terra que existem nessa trama. A Lua tem uma civilização, os chamados lunares, e eles estão prestes a começar uma guerra contra os terráqueos; quando a rainha lunar, uma mulher belíssima tida como feiticeira, vem ao planeta para uma negociação, as coisas que já estavam complicadas para Cinder e Kai ficam ainda piores. Com a doença se alastrando e a guerra piscando acima deles, segredos do passado e um futuro incerto cairão sobre os jovens até então estranhos um ao outro.

Ela olhou corredor abaixo, imaginando se havia falado fora de hora e sentindo-se estranha ao lado do príncipe Kai, que, de repente, era apenas Kai.

A Cinder é MARAVILHOSA. Uma personagem que tinha tudo para ser sofrida e cabisbaixa, uma vez que a órfã pouco sabe da sua vida além do fato de ser uma ciborgue que causa comoção negativa nas pessoas que a encontram.

Resenha: Cinder - Marissa Meyer

Ela não é humana, não merece respeito e nem a atenção dos outros. Mas ela exige isso; ela é forte, decidida e presente. Suas melhores amigas são uma androide engraçadinha e a meia-irmã do bem, Peony, e tudo o que Cinder sabe sobre o seu futuro é que envolve uma fuga; ela quer deixar a madrasta, aquela sociedade, tudo para trás. Ela quer partir e ser ninguém. Mas a vida não é tão simples, e suas decisões vão pesar sobre ela conforme a ciborgue se aventura mais e mais nas tramas políticas imperiais.

Um formigamento quente percorreu seu corpo, surpreendendo-a e assustando-a, mas não de uma forma desagradável, explodindo como eletricidade em seus fios. Dessa vez, ela não teve uma sobrecarga. Dessa vez, sua fiação não ameaçou queimá-la de dentro para fora.

Kai, por outro lado, é a compaixão e o espírito rebelde contido dentro de uma corte que exige tanto dele. Com o pai adoecido, Kai precisa se portar como o futuro imperador, como um rosto que inspirará confiança em seus súditos, e há a guerra prestes a estourar e os acordos medonhos que a rainha lunar quer fazer com eles.

Em meio a isso, Kai encontra forças para sorrir e para se fazer presente na vida de uma mecânica que ele encontrou por querer e que foi uma grata surpresa ao seu conhecimento.

Ele e Cinder se completam e, apesar das mentiras e das coisas que ele desconhece a respeito dela, você sente a amizade sutil crescer e se expandir em algo grandioso e emotivo que é o amor que eles sentem um pelo outro; nada de Cinderela ou Branca de Neve aqui, senhoras e senhores.

Esse é um amor verdadeiro, pura e simplesmente. Algo que nasce com o tempo e se desenvolve com os descobrimentos e com os envolvimentos. Kai é uma gracinha de menino, todo tímido e sarcástico, e vai ser um grande imperador.


O ship deles é aquele tipo que me faz querer abraçá-los para protegê-los de todo o mal, amém. Há tantas faíscas entre os dois sempre que se encontram, e seus encontros são sempre inusitados e tão marcantes. Kai compreende Cinder, mesmo sem conhecê-la completamente, e os dois se mantém tão próximos, mas respeitosamente afastados.

Outra personagem muito marcante foi a rainha lunar, Levana. Ela é claramente inspirada pela Rainha Má da Branca de Neve, mas tem elementos de outras vilãs dos grandes contos de fadas - o que a deixa ainda mais maravilhosa e medonha. Ela é uma antagonista, mas sei que há muito da sua história para conhecer.

- Eles não têm espelhos porque não querem se ver? 
- Vaidade é um fato, mas é mais uma questão de controle. É mais fácil induzir os outros a acreditar que você é lindo se você puder se convencer de que é lindo. Mas espelhos têm um jeito incomum de dizer a verdade.

Claro que eu queria socar a cara dela contra um espelho em determinados momentos da trama, mas ela é uma rainha impiedosa e uma governante cruel, e a Marissa trabalha a sua personalidade de maneira exemplar. Os planos ocultos dela e os segredos a respeito da sua magia fazem de Levana uma figura misteriosa e sombria. Uma rainha má, acima de tudo.

Através de tramas intrincadas por segredos sombrios e uma solução medonha para o fim da praga que assola a Terra - especialmente depois que você descobre de onde essa praga veio e porque existe - constroem um livro emocionante do começo ao fim. A narrativa da autora é de tirar o fôlego e abre alas para uma série excepcionalmente criativa.

Resenha: Cinder - Marissa Meyer

Ah, a edição da Rocco é linda! Diagramação simples, mas com formato de letra agradável para leitura e páginas amareladas sempre bem-vindas aos meus olhos cansados. E a capa é um show à parte; as capas da série são deslumbrantes.

Cinder é uma leitura obrigatória a fãs de distopia, de ficção científica e dos bons e velhos e sempre inestimáveis contos de fadas.

Sinopse: Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica. Primeiro volume da série As Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído.

Título original: Cinder
Autora: Marissa Meyer
Editora: Rocco
Gênero: Ficção científica | YA
Nota: 5

5 comentários:

  1. Olá, Denise.
    A ideia de pegar uma ideia dos contos clássicos e misturar com futurismo é bem interessante. Não sei se me envolveria completamente com o enredo, mas tenho que confessar que a ideia é genial.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Esse livro é ótimo, quando comecei a ler não conseguia mais parar, sem falar que simplesmente AMO releituras e a forma que essa foi feita é simplesmente sensacional. Já quero a continuação, mas o livro é da Rocco, o que significa que os preços são absurdos.
    Beijos
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise,
    Engraçado que a capa passa uma coisa diferente. A primeira vez que vi, dificilmente pensaria que era distopia.
    Gostei muito do que li na sua resenha e da maneira como você contou como o romance deles é construído. Fiquei bem curiosa, acho que vou colocar na meta.

    Também acho as capas ótimas.

    P.S.: Eu gostei de Age of Ultron, mas Ant Man me surpreendeu mais, por algum motivo. E esse ano para o cinema está muito bom, começa com os filmes da temporada de premiações, que estão ótimos \o

    Tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Olá Denise,

    Eu vejo tanta gente falando desse livro e há muito tempo eu quero lê-lo, mas não consigo!!!!!
    Agora, depois que li essa sua resenha maravilhosa, fiquei com mais vontade ainda!!!

    A história parece ser tão sensacional; fico até nervosa!!!

    Tentarei comprar/ler o mais rápido possível!

    Beijos,
    Gi.

    ----

    http://surtandocompalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey, Denise! Eu vim conferir a sua resenha para ver o porque você gostou tanto. Confesso que na época que tinha visto esse livro por aí não tinha sentido tanto interesse por motivos de que não curtia leitura sci-fi e vi ciborgue e não me interessei muito. Mas andei lendo algumas obras de ficção e muita distopia e por causa dos seus comentários eu vou conferir. Espero gostar tanto quanto você! Só fiquei desanimada por ser uma série bem grande. Mas o universo que a autora criou parece bem rico e interessante.
    Ótima resenha!
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo