Resenha: Depois - Stephen King - Queria Estar Lendo

Resenha: Depois - Stephen King

Publicado em 3 de mai. de 2021

Resenha: Depois - Stephen King

O novo livro do Stephen King chegou aqui de cortesia da Editora Suma, e qual foi minha surpresa ao encontrar uma história curiosa, rápida e extremamente cativante dentro do que prometeu. Depois fala sobre fantasmas, sobre uma criança iluminada e sobre os percalços no caminho dela.

Se você gosta dos romances do King, vai curtir conhecer:

Depois acompanha a história de Jamie, um garoto comum, vivendo uma vida comum - com exceção do fato de que ele vê gente morta e pode se comunicar com elas; quanto mais perto da data da morte, melhor a comunicação. Eventualmente, os fantasmas desaparecem. Mas alguns não.

Eu gosto quando o Stephen King não enrola. Gosto quando os livros dele chegam direto ao ponto sem passar por quinhentos outros pontos antes disso; eu também gosto dos livros gigantes dele, não me entenda mal, mas é certeza que vou favoritar quando a história é mais curta e, por isso, flui de maneira mais ativa e emocionante. Como foi o caso de Depois.

A gente se acostuma com as coisas extraordinárias. Aceita como normais.

Cheguei nesse livro sem saber o que esperar e encontrei uma história cativante, com momentos tensos e reviravoltas bem orquestradas.

A vida do Jamie é bastante comum; ele mora com a mãe, uma agente literária que está vivendo complicações por causa de crises financeiras e autores que não rendem tanto quanto deveriam. Um dos autores, inclusive, é responsável pela grandiosa série Roanoke, e em determinado momento da história é o ponto chave para impedir que Jamie e sua mãe caiam no buraco da falência.

Resenha: Depois - Stephen King

Em meio a isso, Jamie consegue ver fantasmas. E o modo como o King entrelaça esse seu lado iluminado com a história, que seria comum, não fosse pelo elemento sobrenatural atrelado ao garotinho, é muito crível. Assim como outras histórias de crianças iluminadas, King apresenta esse fato junto ao bizarro e de repente estamos acreditando em tudo.

Jamie é um protagonista carismático e por isso é tão interessante acompanhar sua história. Ele é debochado e sagaz para uma criança tão pequena e, devagar, vai entendendo os problemas da vida e dos arredores conforme aparecem. Tudo isso enquanto equilibra seu lado paranormal com o dia a dia.

Os fantasmas, em sua maioria, são inofensivos. Até que um deles não é mais.

Sempre tem um depois, agora sei disso. Pelo menos até morrermos. Aí, acho que tudo passa a ser antes disso.

Não vou falar exatamente o que acontece, porque a surpresa foi o que me fisgou e me manteve presa ao livro até o final. Mas é brilhante e aterrorizante como um fato que se tornou corriqueiro de repente represente o absoluto terror na vida do Jamie - e de quem está lendo também.

Não é um livro tenebroso como O Iluminado, mas certamente tem suas cenas macabras. E elas acontecem gradualmente, com o crescimento do Jamie e com o tamanho da ameaça desconhecida que o ronda.

Resenha: Depois - Stephen King

Os personagens ao redor do garotinho servem como gancho para muitas das situações que acontecem. Sua mãe e seu vizinho, o professor Burkett, têm momentos ótimos com o protagonista. São relações fáceis e naturais, que a gente poderia ver existindo no mundo real.

Uma, em particular, é Liz - a amiga da sua mãe que aparece e se torna uma peça essencial para o desenrolar da história como um todo. A policial simpática é uma coadjuvante intrigante do começo ao fim.

E que final!

Eu também gosto muito quando o Stephen King acerta neles (e é meio difícil isso acontecer), então Depois me surpreendeu positivamente com um fim pé no chão, mas igualmente assombroso por isso.

Depois foi uma leitura de uma tarde, então indico para quem gosta de um terrorzinho leve, com uns toques sobrenaturais e investigativos. É surpreendente pelas reviravoltas que a trama dá, então tenta ir sem ler muito a respeito!

Sinopse: James Conklin não é uma criança comum: ele vê gente morta. Com que frequência? Jamie não sabe bem; afinal, os mortos em geral se parecem muito com os vivos. Exceto pelo fato de que eles ficam para sempre nas roupas em que morreram, e são incapazes de mentir. Sua mãe implora para que ele mantenha essa habilidade em segredo, o que não é problema na maior parte do tempo. Pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda. É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista, e começa a jornada mais assustadora de sua vida.

Título original: After
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Tradução: Regiane Winarski
Gênero: Terror
Nota: 5


2 comentários:

  1. Fazia muito tempo que eu não tinha vontade de ler algo do King. Aproveitei que esse livro é fino e pedi ele. Pela tua resenha, acho que vou curtir bastante.
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Eu sempre me impressiono com o tanto que King produz. É uma coisa incrível e bizarra demais KKK Eu nunca li nada dele mas é aquele autor que eu realmente não tenho muito interesse em conhecer. Mas a resenha tá boa então os fãs vão amar a indicação!
    Beijo
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo