Resenha: A Guerra da Papoula - R.F. Kuang - Queria Estar Lendo

Resenha: A Guerra da Papoula - R.F. Kuang

Publicado em 2 de mai. de 2022

Resenha: The Poppy War - R.F. Kuang

A Guerra da Papoula (The Poppy War) é o primeiro volume da trilogia de mesmo nome, escrito pela autora R.F. Kuang. Foi seu livro de estreia, e que estreia! Essa fantasia adulta inspirada na história da China e nos conflitos sino-japoneses é um espetáculo visual e narrativo. Do começo ao fim.

Mais histórias para quem curte fantasia adulta:

Antes de começar a resenha, fica o aviso de que esse é um livro +18 com muitos gatilhos. Os principais deles envolvem violência extrema, gore, tortura física e psicológica, estupro, guerra. Você pode encontrar a lista de todos os gatilhos da obra neste link aqui.

A Guerra da Papoula (The Poppy War) conta a história de Rin, uma órfã de guerra que vive com uma família adotiva que pouco se importa realmente com ela. Rin aprendeu a sobreviver por conta própria e a se fortificar sozinha. Então é por isso que decide participar de uma prova para ingressar na Academia de Sinegard. A maior escola do império de Nikara, lugar onde se formam grandes generais e soldados de guerra. Lá, ela acredita que pode ter uma chance de fazer valer todo o seu esforço.

Logo depois de passar na prova e conhecer o mundo longe do pequeno vilarejo onde vivia, Rin descobre que há muito mais crueldade espalhada por aí. E que ela é forte o suficiente para superá-las. Para mostrar o seu valor. Rin quer se tornar a maior da sua geração. E muito vai precisar para se provar digna de construir um grande legado.

Ainda mais ao descobrir que existe algum tipo de poder adormecido dentro de si. Um poder que fala diretamente com o divino.

"Quem controlava quem? Era o soldado que chamava pelo deus, ou o deus no corpo do soldado?"

Falar mais da história é, a meu ver, muito spoiler. A graça de A Guerra da Papoula (The Poppy War) está justamente no quanto ela se torna mais e mais grandiosa com o passar das páginas. Escalonando os problemas, os perigos, as provações e a jornada da nossa protagonista.

Resenha: The Poppy War - R.F. Kuang

Sua viagem e mudança para a Academia já são coisas grandiosas. E gatilhos motivacionais para Rin se fortificar. É um mundo cruel, especialmente com pessoas que não vieram de berços de ouro como ela. Ou seja, Rin passa a perceber que é ela por ela em toda essa situação. Ela faz amigos em Sinegard, mas poucos em comparação com os rivais em seu caminho.

R.F. Kuang tece uma história não de uma heroína mostrando o seu valor. Mas de uma anti-heroína entendendo que precisa abraçar seu lado sombrio para combater um horror ainda maior.

"Você vai derrotar seu inimigo, e a vitória vai se tornar cinzas em sua boca."

Diferente do desastre que foi Viúva de Ferro, aqui a gente tem tempo de acompanhar a ascensão e queda da protagonista. Ela começa ingênua e desconhece tudo que existe além do seu vilarejo. Contudo, vai agarrar com unhas e dentes as oportunidades. E não vai descansar até estar à altura delas.

A Guerra da Papoula (The Poppy War) é um livro majestoso e visceral. É uma história sobre o pior da guerra. Discute abertamente a tirania, o fascismo e a opressão racial. Fala de maneira afiada sobre misoginia e sobre o sufoco que minorias vivenciam.

R.F. Kuang é certeira em tudo que propõe. Então perturba pela realidade com que trata esses assuntos. A quantidade de gatilhos está diretamente conectada à história realista que ela está contando. Sua guerra não é heroica, não é bonita. Não é esperançosa.

É terrível, mortífera, destruidora. O mundo em que nos encontramos é moldado por nações à beira de um colapso sem precedentes. No passado, uma das "Guerras da Papoula", conforme o título do livro, quase irrompeu em uma calamidade. Quando o império da Federação se aproximou demais do Império de Nikara, mas foi impedida. Por quanto tempo isso vai durar?

Resenha: The Poppy War - R.F. Kuang

Rin vive todos os estágios de um soldado em formação. Ela vive todos os estágios de uma garota conhecendo o pior do mundo.

Porém, nem tudo é sombrio e tenebroso. Há momentos de paz. Momentos de sorrisos e alegria. Há momentos de amizades e compreensão. Rin encontra outros como ela na Academia, como Kitay e Niang. Nezha, seu antagonista na escola, acaba não sendo assim tão sombrio quando o conhecemos um pouco mais. É tudo sobre nuances. E cada personagem importa para a narrativa, para o desenvolvimento e para a história.

"Eu não acredito em deuses. Mas acredito em poder."

E não, não tem romance. Alguns vislumbres de flertes e de interesse. Mas não chega a 1% da narrativa (da minha parte, graças a deus!).

Além da guerra e do espetáculo narrativo que é a jornada da nossa protagonista, A Guerra da Papoula (The Poppy War) também tem um cenário fantástico muito criativo. Com um dos sistemas de magia mais incríveis que eu já tive o fascínio de ler.

O modo com a autora tece a parte fantástica da história, com lendas e deuses se tornando parte da trama, acompanha o conhecimento da Rin. Com o tempo, lendas deixam de ser lendas. Deuses deixam de ser deidades distantes, e se tornam pontos importantes do livro.

É tudo de encher os olhos! O panteão divino, como se entrelaça com o passado desse mundo, desde a origem até o que é hoje. O quanto afeta a guerra que vai nascer, e o destino dela.

"Não quer conhecer o rosto do inimigo?" 
"Não, eu não quero. Porque então eu talvez pense que eles são humanos. E eles não são."

A Guerra da Papoula (The Poppy War) é o tipo de livro tão espetacular e maravilhoso que torna impossível falar a respeito. Eu gostaria de passar horas e horas aqui detalhando cada momento que me fez prender a respiração. Cada decisão da protagonista que me deixou numa pilha de ansiedade, cada reviravolta que trouxe tensão para a narrativa. Mas só posso dizer: leiam.

Resenha: The Poppy War - R.F. Kuang

Ou seja, se você gosta de fantasia adulta, de estratégias de guerra e de acompanhar uma personagem que é real em todo o seu carisma, A Guerra da Papoula (The Poppy War) também vai ser um favorito para você.

Sinopse: Na história, Rin é uma órfã de guerra que trabalha para uma família de comerciantes de ópio. Seus pais adotivos planejam vendê-la como noiva de um oficial para terem condições de expandir o negócio e, por isso, quando ela decide participar do Keju, o exame de admissão para as escolas de guerra, não esperam que ela passe nos testes. Menos ainda que ela seja aprovada na Sinegard, a escola militar de elite de Nikan. Rin sabe que órfãos e, principalmente, meninas órfãs não têm muitas alternativas na vida. E o fato de ser uma simples camponesa de pele escura no sul da China poderia condená-la a uma vida ainda pior. Quando ela descobre ter um antigo poder xamânico, sua vida fica ainda mais difícil. Rin aprende que os deuses considerados mortos estão bem vivos e que seus recém-descobertos poderes podem ajudá-la a sobreviver à escola, mas também lhe custar sua própria humanidade. 

Título original: The Poppy War
Editora: Harper Voyager
Autora: R.F. Kuang
Gênero: Fantasia adulta
Nota: 5+


Um comentário:

  1. OI Nizz, tenho ouvido MUITAS pessoas falando desse livro, mas ainda não sabia do que se tratava. Gostei que é inspirada na história da China, mas por ter tantos gatilhos acho que não consigo ler.
     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo