Resenha: A Travessia de Greta James - Jennifer E. Smith - Queria Estar Lendo

Resenha: A Travessia de Greta James - Jennifer E. Smith

Publicado em 6 de jul. de 2022

Resenha: A Travessia de Greta James - Jennifer E. Smith

A Travessia de Greta James é um lançamento de Junho da Editora Arqueiro, que enviou esse exemplar em cortesia. Um romance adulto de Jennifer E. Smith sobre família, culpa e luto.

Leia mais histórias emocionantes:

A história segue Greta, uma estrela do rock que está passando por um momento difícil. Sua mãe morreu faz três meses, a carreira de Greta deu uma pausa por isso, e ela não está mantendo contato com o pai. No entanto, seu pai e sua mãe, junto com alguns amigos aposentados, tinham reservado um cruzeiro para o Alasca. E agora tem um lugar vazio.

Por insistência do irmão, Greta resolve embarcar nessa viagem. Para tentar estar ali pelo pai, com quem sempre teve problemas. E para tentar se encontrar em meio ao luto e à solidão.

A Travessia de Greta James é uma história surpreendente. Em todos os sentidos. É emocionante, bonita, melancólica. Faz paralelos entre a arte e a vida de maneira brilhante. Através da sua protagonista, nos conduz por uma viagem entre geleiras, cidades pequenas e a solidão do mar do Alasca.

- Quando falamos que livros podem mudar as pessoas, eu sempre acho graça, porque sim, claro que podem.

A Greta é uma ótima protagonista, por ser tão real. Tudo que ela sente é muito intenso, mas está presa nessa bolha em que não consegue expressar. Sua última música foi uma tentativa de extravasar os sentimentos presos pela morte da mãe, mas ela não se saiu tão bem nela. E, agora, tão perto do pai com quem construiu uma relação tão conturbada, é ainda mais difícil.

O peso do luto, da solidão e da culpa carregam Greta por uma história em partes triste, em partes esperançosa. É sobre superar, mas sem realmente superar. Sobre aceitar, sem realmente aceitar.

Resenha: A Travessia de Greta James - Jennifer E. Smith

A Travessia de Greta James tem uma narrativa bem simples e rápida, mas é certeira em expressar os sentimentos de todo mundo. A relação da Greta com seu pai, Conrad, é frustrante, mas por isso tão realista. Os dois não se entendem desde que ela era pequena. Sua escolha pela música o perturba, mas os motivos para as perturbações, para eles não conversarem, só aparecem com o tempo.

Além do pai, Greta também passa a conviver mais com os amigos da mãe, aposentados simpáticos que querem aproveitar ao máximo aquela viagem. Mary, principalmente, é com quem Greta tem as melhores interações. A melhor amiga de sua falecida mãe é uma figura gentil, atenciosa e muito empática. Foi com as conversas delas que o livro me fez chorar muito.

Duas pessoas no escuro, se olhando como se houvesse um fio esticado entre elas.

Tem também Ben, um escritor em crise para trabalhar no seu segundo livro, que aproveitou essa viagem para se conectar com a natureza. Inspirado pelo autor que inspirou seu primeiro livro, Jack London. Muito se comenta sobre O Chamado Selvagem durante a história, e eu gostei demais de ter lido o clássico antes para poder conhecer as nuances do que estava sendo discutido.

Os paralelos entre a obra de Jack London e a jornada por uma parte inóspita do mundo é muito forte. Assim como o paralelo entre viver e sobreviver.

Resenha: A Travessia de Greta James - Jennifer E. Smith

Todos os temas que aparecem no livro são tratados com a devida profundidade e, ao mesmo tempo, de maneira simples. Porque é uma história sobre a vida; sobre o fim dela, o recomeço, sobre segundas chances, sobre tomar decisões erradas e ter tempo de remendá-las.

A música de Greta fala muito sobre suas emoções, e é muito bonito acompanhá-la se reaproximando de uma parte tão importante de quem é. Ainda que marcada pela perda abrupta.

A edição é muito bonita, com uma diagramação espaçosa, fonte confortável e um papel ótimo. A tradução da Regiane Winarski também, perfeita. A adaptação das frases, o jeito simples e poético quando se fala nas músicas, ficou tudo muito bom.

A Travessia de Greta James foi, no fim das contas, uma surpresa. Um livro muito bonito sobre a preciosidade da vida, sobre a iminência da morte, e tudo que há entre essas duas coisas.

Sinopse: Greta James teve uma ascensão meteórica como cantora, mas não foi um caminho fácil. Antes da fama e dos shows com ingressos esgotados, ela passou a adolescência tocando violão na garagem. Sua primeira fã foi a mãe, Helen, cujo rosto brilhava em meio ao público dos bares onde ela começou a se apresentar. Mas nem todos a encorajaram a ir em busca de seus sonhos: seu pai, Conrad, não via futuro naquela carreira. Greta sempre tentou provar que ele estava errado em suas previsões, mas, três meses após a súbita morte da mãe e a poucas semanas de lançar seu aguardado segundo álbum, ela desmorona no palco e o vídeo viraliza. Na tentativa de escapar da humilhação, ela aceita, relutante, acompanhar Conrad em um cruzeiro até o Alasca. Esta acabará sendo uma viagem de descoberta para pai e filha – assim como para Ben Wilder, um historiador que também sofreu um grande baque na vida. Ben está no cruzeiro para fazer uma palestra sobre o livro O chamado selvagem, de Jack London, que Helen adorava. Enquanto Greta procura recuperar a autoconfiança e Ben enfrenta seu futuro incerto, eles se apoiam um no outro para compreender as escolhas difíceis da vida.

Título original: The Unsinkable Greta James
Editora: Arqueiro
Autora: Jennifer E. Smith
Tradução: Regiane Winarski
Gênero: Romance | Drama
Nota: 5


2 comentários:

  1. Desde que vi sobre esse livro eu coloquei na listinha. Eu gostei do YA que li da autora e esse parece ser um livro que curti demais ler. Ultimamente eu ando bem nessa vibe de leitura...
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, não conhecia o livro ainda, mas pelas suas considerações e pelos livros semelhantes, acho que posso curtir.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo