Resenha: O Circo da Noite - Erin Morgenstern - Queria Estar Lendo

Resenha: O Circo da Noite - Erin Morgenstern

Publicado em 18 de ago. de 2022

Resenha: O Circo da Noite - Erin Morgenstern

O Circo da Noite foi meu primeiro contato com a autora Erin Morgenstern, anos atrás. Eu tinha me apaixonado tanto pela história que não consegui explicar, em palavras, meu amor por ela. Depois dssa releitura, na edição da Morro Branco, acho que finalmente encontrei uma maneira de falar.

Mais histórias fantásticas para amar:

O circo chega sem aviso. Ele surge da noite para o dia, e anuncia suas atividades para a noite seguinte. Abre quando o sol se põe, fecha antes do amanhecer. Quando ele se vai, não deixa rastros. E, assim, se torna um alvoroço sobre o fantástico e os truques e a misteriosa mágica circense por todo o mundo.

Mas, além do circo, há quem se apresenta nele. O circo guarda segredos e pessoas misteriosas. Celia Bowen é uma delas. Filha de um famoso ilusionista, Celia descobriu, logo cedo, que carregaria um legado em suas costas. Mas não um relacionado à fama do pai, e sim a uma competição mágica. Ela foi escolhida, entre o pai e o adversário, para representá-lo nessa disputa.

Seu oponente, Marco, um órfão que não fazia ideia do fantástico até ser apresentado a ele, cresce em preparação à competição. Competição misteriosa que acontece entre as tendas do circo, mas em enigmas. Quanto mais os dois descobrem, menos gostariam de saber.

Resenha: O Circo da Noite - Erin Morgenstern

O Circo da Noite é uma história de amor impossível, do fantástico bizarro. Principalmente, daquela poesia inerente que só a Erin Morgenstern consegue colocar em palavras.

É um tipo de livro que você não entende completamente, e a beleza dele está justamente nisso. É uma magia que não precisa de grandes explicações. Ela nasce e existe e faz coisas acontecerem. Assim como o truque de um mágico no picadeiro de um circo, O Circo da Noite acontece e encanta pelo mistério e pelo fascínio.

- Siga seus sonhos. Não importa o que seu pai diga ou quão alto ele grite. Ele esquece que ele mesmo já foi o sonho de outra pessoa.

Além da fantasia, tem o romance. Ele começa sutil, e se desenvolve nesse espetáculo grandioso que move os dois protagonistas. Se você ama um enemies to lovers, vem comigo. Porque Marco e Celia nasceram e cresceram inimigos. Mas nada disso impede o amor de surgir e se estabelecer com força sobre cada um deles. O amor mais sofrido possível, aquele impossível, o dos amantes desafortunados.

Porque, afinal, eles estão competindo. É uma competição silenciosa e crescente, e tudo que sabemos, junto com os dois, é que envolve o circo. Mas o que o pai de Celia e o criador de Marco têm a revelar sobre essa disputa só aparece no momento em que a tensão precisa crescer; e a revelação deixa o desespero ainda mais palpável na história.

O Circo da Noite é um livro recheado de personagens marcantes e bizarros. Marco e Celia e suas vidas recheadas em magia, fantástico e sombras. Os gêmeos Widget e Poppet, que aparecem de repente e nos conquistam pela simpatia, pelo mistério e por serem crianças tão genuínas nesse universo de picadeiros e truques. Bailey, que é um ponto fora da curva, um garoto comum que se apaixona pelo circo e de repente se vê envolvido em tudo que diz respeito a esse lugar.

Resenha: O Circo da Noite - Erin Morgenstern

Devagar, Erin Morgenstern tece suas tramas paralelas à principal, e tudo faz sentido. Personagens coadjuvantes soltos se tornam essenciais. Tramas que pareciam aleatórias fazem parte de algo maior. O Circo da Noite funciona muito como um espetáculo circense; cresce e cresce e cresce e guarda o melhor para o final.

Eu gosto demais da magia dessa história, porque ela é impossível de explicar. Está ali, em cada detalhe do circo. As ilusões de Marco, as criações de Celia. O jeito com que os poderes dos dois se entrelaçam e falam sobre o impossível que é o amor deles, e o quanto pertencem um ao outro por isso. É o tipo de romance em história que vai te fazer sofrer em agonia, e você vai agradecer por isso.

Marco a beija como se fossem as únicas duas pessoas no mundo.

A edição da Morro Branco ficou linda demais. A capa que eu mais queria ver por aqui ganhou, e eu nunca fui triste. Mas o soft touch me mata um pouquinho; parem de fazer o soft touch em capas acontecer!

Resenha: O Circo da Noite - Erin Morgenstern

A tradução da Isadora Prospero ficou excelente. O jeito poético com que a Erin Morgenstern conta sua história ganhou uma adaptação maravilhosa, que faz jus à narrativa única da autora.

- Você pode contar uma história que marca a alma de alguém, que se torna o seu sangue, identidade e propósito. Essa história vai movê-lo e impedi-lo e quem sabe mais o que poderá fazer por causa dela, por causa das suas palavras.

Do começo ao fim, O Circo da Noite é avassalador. De confusão a paixão a compreensão e medo e tensão, o livro tem de tudo. Vai te fazer amar alguns personagens, odiar outros. Vai falar sobre o preço do poder, da magia e do sacrifício. E, assim como acontece com aqueles que visitam o circo da noite e vão embora sentindo saudade, é esse o sentimento que o fim da leitura deixa em você.

Sinopse: O circo chega sem aviso… Simplesmente está lá, quando ontem não estava. Contra o céu cinza pairam tendas colossais listradas de preto e branco. Um aviso pendurado acima dos portões diz: Abre ao cair da noite, Fecha ao amanhecer. Quando os últimos raios de sol desaparecem do céu, pequenas luzes começam a tremular em meio às tendas, como se todo o circo estivesse coberto de vaga-lumes. Quando as tendas estão todas iluminadas, brilhando contra o céu noturno, a placa se revela: Le Cirque des Rêves, O Circo dos Sonhos. Os portões de ferro estremecem e se abrem, como se por vontade própria. Abrindo-se para fora, convidam a multidão para dentro. Agora o circo está aberto. Agora você pode entrar.

Título original: The Night Circus
Editora: Morro Branco
Autora: Erin Morgenstern
Tradução: Isadora Prospero
Gênero: Fantasia | Romance
Nota: 5+


5 comentários:

  1. Oie, eu estava muito animada para ler o livro, mas comecei por O mar sem estrelas e não curti, não foi como esperava, então desanimei total para outros livros dela. Mas que bom que curtiu.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Eu quase comprei com essa capa em inglês, mas desisti... não curti a história tanto quanto achei que iria curtir :(
    Espero que minha experiência com O mar sem estrelas seja melhor
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nizz, tudo bem?
    Não sou muito fã de literatura fantástica, especialmente por esse clima meio bizarro e cheio de coisas sem resposta. Mas gostei muito de ler a sua resenha porque deu pra sentir o quanto o estilo da autora te agrada! =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Anônimo30.10.23

    Achei no começo o livro um tanto confuso, vou tentar ler até onde der e tentar achar um contexto para o que eu conseguir entender e o que eu não conseguir. Não acho que esse livro supera as minhas expectativas, já li livros com mais contexto e sentido, não vai ser um dos melhores livros que eu já li mas pode ao menos ser um passa tempo para mim durante um período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita da Erin não é literal, é lírica. Ela usa muito da narrativa poética, por isso as coisas parecem "estranhas", é a beleza do jeito dela de contar história. Igual a Laini Taylor e a Maggie Stiefvater, elas não descrevem, elas contam uma poesia em forma narrativa.

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo